sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Motivação na Academia – Como se motivar? Como não desistir?

Encontrar motivação na academia nem sempre é fácil. Principalmente para quem está começando agora e todos os dias tem centenas de desculpas prontinhas para serem usadas e não ir ao treino. Se você passa por isso, saiba que é absolutamente normal! Você não é menos que qualquer outra pessoa pelo fato de não sentir-se motivado.

Acredite: há milhares de pessoas que demonstram uma motivação exorbitante para os outros, mas quando chega em casa, questiona-se de tudo. Não é fácil estar motivado. Muito menos quando nos sentimos deslocados ou em desacordo com o que realmente queremos e acreditamos.

Por isso, no texto de hoje, vamos entender um pouco mais como você pode ter mais motivação na academia! Acompanhe.

motivação na academia
Foto: Freepik

Motivação na academia – Como conseguir manter-se motivado?

Se você quer ter motivação para treinar frequentemente ou mesmo que de vez em quando, saiba que está na posição de milhares de pessoas. Você não está sozinho! E este é o primeiro passo que você pode dar: sentir empatia e entender que você não é menos do que absolutamente ninguém.

Sentir desmotivação é fácil. O nosso corpo tende a rejeitar tudo aquilo que faz ele sair da zona de conforto. É normal. Logo, sentir motivação na academia pode ser um exercício difícil de superar. E não adianta você ler frases motivadores ou ouvir da boca das outras pessoas que tudo vai melhorar. O caminho não é esse.

O caminho, é estabelecer uma relação entre perguntas e respostas para que você, de alguma forma, esteja calçado de energias e motivações. Para isso, você deverá pensar no seguinte:

  • Por que você treina?
  • O otimismo em excesso não é positivo!;
  • Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Esqueça um pouco as frases motivacionais;
  • Você é único e não pode espelhar-se na realidade do outro;

Falaremos sobre cada um destes tópicos de forma mais detalhada a partir de agora. Por isso, convidamos você a entender um pouco mais sobre os mistérios da motivação e como você poderá fazer para tê-la. Acompanhe!

motivação na academia
Foto: Freepik

Por que você treina? Motivação é motivo!

O primeiro ponto para encontrar motivação na academia, é entender a seguinte pergunta: por que você treina? Parece simples e talvez a resposta já esteja na ponta da língua. E isto é muito bom, pois garante a você alguns excelentes argumentos para lidar com a falta de motivação em um dia ruim.

Seja se você está iniciando na musculação, dando as primeiras pernadas para uma corrida de rua ou andando os primeiros quilômetros de bike, o importante é sempre conseguir responder esta pergunta de forma objetiva. Entendendo o por que, você terá menos recursos para desistir. Motivação é motivo. Lembre-se disso.

Otimismo em excesso pode causar frustrações

Talvez você já tenha percebido que existem pessoas de diversas personalidades: aquelas super otimistas, as neutras e aquelas um pouco mais pessimistas. Isto é normal e o mundo é repleto de todas as personalidades. E o grande ponto para você, é entender que não é somente de otimismo que você precisa.

O excesso de otimismo pode fazer você sentir uma grande frustração quando algo der errado. Por isso, o ideal é que você tenha equilíbrio e consiga converter o otimismo em confiança. Assim, você não prende nem para um lado e nem para o outro. E consegue ter a motivação que você tanto busca.

motivação na academia
Foto: Freepik

Tenha um objetivo de curto, médio e longo prazo

Esta é uma dica que está relacionada com o primeiro tópico. Ou seja, motivação é motivo. E uma das formas de conseguir estabelecer bons motivos, é colocando objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, você cria “linhas de chegada” e sabe para onde está indo. Há motivos para querer “chegar lá”.

Esqueça as famosas frases de motivação

Se você tem dificuldades para emagrecer, para ganhar massa muscular ou para conseguir superar os primeiros dez quilômetros de corrida de rua, saiba que estes obstáculos fazem parte. E, muitas vezes, tentamos superá-los de formas “não-práticas”, digamos assim.

E um exemplo disso, são os excessos de frases de motivação. É claro que elas podem ser usadas e podem servir de inspiração. Mas, não deixe que elas guiem a sua vida. Afinal, a motivação não é um passo a passo. É preciso muito mais do que isso. E as frases motivacionais podem muitas vezes mais desmotivar do que motivar!

Sua realidade é única e isto precisa ser respeitado, ok? E é justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico. Acompanhe!

motivação
Foto: Freepik

Cada um é cada um – não espelhe-se em quem você não é

E, por último, um fator extremamente importante: cada um é cada um! Você é uma pessoa única, com uma realidade única, com problemas únicos e sucessos únicos. Não podemos simplesmente querer viver a realidade do outro. Por exemplo, se você enxergar uma motivação enorme na vida de outra pessoa, não queira ser ela. Queira entender quem você é, o que você quer e onde você quer chegar.

Lembre-se: motivação é motivo. Encontre os seus para que você possa se motivar todos os dias um pouquinho.

Se você quiser contribuir com alguma dica de motivação, comente!

The post Motivação na Academia – Como se motivar? Como não desistir? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Motivação na Academia – Como se motivar? Como não desistir? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O que é HIIT? Entenda este tipo de treinamento

Você sabe o que é HIIT, o treino do momento nas academias? Pois bem, no texto de hoje, vamos entender tudo sobre esta febre que está ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Na verdade, o HIIT não é uma modalidade de treino, como musculação ou aeróbico. Ele apenas é a descrição de uma metodologia que pode agregar diversos tipos de treinamentos.

Vamos explicar em seguida. Acompanhe!

Para ler depois: Fazer Aeróbico Antes ou Depois da Musculação?

o que é hiit
Foto: Freepik

O que é HIIT – High Intensity Interval Training?

Para entender o que é HIIT, basta você traduzir a sigla. Em inglês, HIIT significa High Intensity Interval Training. Ou seja, treino de alta intensidade com intervalos. A partir da própria tradução, podemos entender que HIIT nada mais é do que uma metodologia de treinos em que o aluno é submetido a grandes acelerações, em pouco tempo e com pequenos intervalos para recuperação.

O HIIT pode ser usado em diversos tipos de treino, desde musculação, até aeróbicos. Afinal, os fundamentos dele são iguais para qualquer modalidade de treino. A única adaptação feita é a necessidade de fazer o máximo que você pode, em menos tempo.

Veja um exemplo prático do que é HIIT em uma simulação de exercícios de musculação.

O aluno poderá fazer 4 tipos (ou mais) de exercícios diferentes, com 30 segundos de prática de cada um, um intervalo de 10 segundos para cada exercício e, ao fim do ciclo, um intervalo de 1 minuto. Fica assim:

  1. Exercício 1: 30 segundos > 5 segundos de intervalo
  2. Exercício 2: 30 segundos > 5 segundos de intervalo
  3. Exercício 3: 30 segundos > 5 segundos de intervalo
  4. Exercício 4: 30 segundos > Intervalo de 1 minuto
  5. Recomeça o ciclo

E assim sucessivamente, de acordo com o que o seu professor ou instrutor de academia sugerir.

Para ler depois: Quais são os erros no HIIT mais comuns entre os atletas?

o que é hiit
Foto: Freepik

Benefícios do treino HIIT

Agora que você já entendeu o que é um treino HIIT, vamos conhecer alguns dos ótimos benefícios dele. Há quem questione a efetividade do treino, uma vez que em 20 minutos pode-se ter uma queima de calorias equivalente a um treino convencional de 1 hora. Mas, isto dependerá de pessoa para pessoa e de metabolismo para metabolismo. Entre alguns pontos positivos do HIIT, estão:

  • Queima de gordura;
  • Otimização de tempo;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Elevação da capacidade de superação;

Obviamente que diversos outros tipos de exercícios também podem queimar calorias e acelerar o metabolismo. Mas o HIIT é campeão neste sentido. Uma vez que o objetivo dele é justamente produzir mais em menos tempo. Além disso, este tipo de exercício tem um potencial enorme em criar em você sensações incríveis de bem-estar, devido a superação de recordes limites do seu corpo. Pois, aos poucos, as cargas vão sendo aumentas e os tempos também.

E, assim, você vai ficando mais forte e mais resistente.

o que é hiit
Foto: Freepik

Treine sempre com supervisão de um profissional

Por mais que o HIIT tenha um grande poder de mudança e possa ser feito em qualquer lugar, é fundamental treinar sempre com um acompanhamento profissional. Nunca deixe de encontrar um educador físico para guiar você e montar um treino de acordo com seu corpo e suas necessidades mentais e físicas.

Cuide-se e boa sorte!

Leia também: Porque praticar o treino HIIT

The post O que é HIIT? Entenda este tipo de treinamento appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

O que é HIIT? Entenda este tipo de treinamento publicado primeiro em https://malharbem.com.br



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Musculação Emagrece? Saiba Aqui

Será que musculação emagrece? Ou melhor, será que somente fazendo musculação será suficiente para você queimar gorduras indesejadas? Bom, estas e outras perguntas serão respondidas no texto de hoje. Por isso, acompanhe para entender tudo e tirar suas próprias conclusões.

musculação emagrece
Foto: Freepik

Musculação emagrece?

Antes de mais nada, precisamos entender o que faz o corpo emagrecer ou não. Basicamente, o consumo energético de qualquer atividade pode fazer você emagrecer. Por isso, sim, musculação emagrece! E talvez ela seja uma das principais atividades que, de fato, podem auxiliar no seu processo de emagrecimento saudável.

Quando falamos em dificuldades para emagrecer, formas de conquistar objetivos neste sentido ou treinamentos específicos para perda de gordura, não podemos deixar a musculação de lado. É claro que a prática de exercícios aeróbicos vai funcionar como um potencializador. Afinal, há um grande consumo de energia com corridas, caminhadas, etc.

Mas não podemos esquecer que o corpo em si, é um só. E este “um só”, também tem influência direta dos músculos. Ou seja, será que você conseguiria praticar exercícios aeróbicos com intensidade, para o longo prazo e de forma consistente, sem um bom preparo muscular? É difícil. Afinal, o corpo está propenso a lesões toda vez que você não prepara uma área a ser exercitada.

E neste caso, a musculação é fundamental para que você consiga adquirir força para aprimorar ainda mais sua perda de calorias.

musculação emagrece
Foto: Freepik

O treino de musculação ideal

Se musculação emagrece, qual seria o treino de musculação ideal para quem quer emagrecer? Bom, não há uma reposta certeira para isso. Afinal, não existe “receita” pronta. Você precisa considerar que cada corpo é único e cada organismo responde de maneiras diferentes. Por isso, o treino ideal de musculação é aquele que mais se encaixa com seu objetivo, saúde e organismo.

Recomendamos que você sempre conte com ajuda profissional para montar seus treinos, tanto de musculação quanto aeróbicos. E ajuda profissional, neste caso, é um professor de educação física e, claro um bom médico para avaliar seus limites. Não há qualquer benefício para o corpo em praticar exercícios errados, exagerados, fora de posição ou com cargas elevadas. Pelo contrário. Você precisa adaptar o seu corpo aos poucos para que não hajam lesões e tirem você do ritmo.

musculação emagrece
Foto: Freepik

Por que treinar musculação junto de exercícios aeróbicos?

Bom, conforme já entendemos, musculação emagrece por diversos motivos. Afinal, você estará gastando energia do seu corpo. E, quando isto acontece, automaticamente há uma perda de acúmulos. Os aeróbicos são essenciais neste processo. Mas, tonificar seus músculos é tão importante quanto.

E este é um dos pontos principais de fazer as duas coisas. Pois, conforme você vai adquirindo força ou mesmo fortificando seus músculos, você tende a melhorar ainda mais seu desempenho em aeróbicos. E isto, no longo prazo, é fundamental para perder peso de forma saudável.

A alimentação é um dos pontos-chave do processo

E, por último, não podemos esquecer do ponto-chave de todo este processo: a alimentação! Se ela não estiver correta e de acordo com suas necessidades energéticas, dificilmente você conseguirá perder peso. Por isso, conte sempre com a ajuda de um profissional de nutrição para que seus treinos se potencializem e, claro, sua saúde também.

The post Musculação Emagrece? Saiba Aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Musculação Emagrece? Saiba Aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Resultado Rápido na Academia – MALEFÍCIOS disso!

Ter resultado rápido na academia pode até parecer bom. Mas, na verdade, não é. E existem uma série de fatores que podem influenciar negativamente neste processo. Afinal, é fundamental que você faça seus treinos da forma certa, dentro do seu ritmo e dentro do que você pode. Caso contrário, haverão excessos.

E, como você sabe, todos os excessos são ruins quando estamos falando de nosso corpo e de nossa saúde. Se você quer entender quais os malefícios de ter resultado rápido na academia, acompanhe o texto!

resultado rápido na academia
Foto: Freepik

Resultado rápido na academia – Por que isso é tão ruim?

Ter resultado rápido na academia é o sonho de muitas pessoas. E talvez, até seja o seu. Afinal, talvez seja provável que você tenha chego até este artigo justamente procurando por isso no Google. Mas a verdade, é que é muito importante você atentar-se para alguns pontos quanto a isso.

Todos nós queremos apenas os resultados de algum sacrifício. Isto é “embutido” em nosso jeito de ser. Por exemplo, quem busca emagrecer, quer emagrecer e não correr todos os dias na esteira. Não é mesmo?

Mas, isto pode se tornar um problema, inclusive, psicológico. Pois quando as expectativas são altíssimas para alguma coisa e esta coisa não é correspondida, as chances de ficarmos abalados e desistir são muito grandes.

Por isso, acompanhe o texto e saiba mais.

Para ler depois: Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

resultado rápido na academia
Foto: Freepik

Adesão é melhor do que os exageros

Antes de mais nada, entenda que adesão é muito melhor do que exageros. Por exemplo, o que vale mais: você ir durante um mês inteiro para academia, treinar extremamente pesado e depois não ir mais ou ir sempre, mas apenas duas vezes por semana?

Bom, saiba que a adesão é muito mais válida que estes “picos” de energia. Afinal, a sua vida continuará mesmo depois deste “pico”, não é mesmo? Quando você passa a entender isso, o jogo muda e tudo torna-se mais fácil.

Devagar e sempre talvez seja a frase que possa resumir bem este aspecto.

Leia depois: Como iniciar os exercícios

Quando o resultado vem rápido, ele pode ir rápido

O resultado rápido na academia pode ser, em diversas circunstâncias, sinônimo de perda de resultados em pouco tempo. Mas, o que isto quer dizer? Quer dizer que tudo que vier rápido, também pode ir embora rápido. É assim para diversos aspectos da nossa vida e para a academia não é diferente.

Ganhar massa muscular, emagrecer ou ter um dia a dia mais saudável é questão de rotina e adesão. Não é apenas um evento isolado. Ou seja, você não será saudável comendo salada somente hoje ou treinando apenas um mês intenso durante um ano todo.

É preciso equilibrar para prosperar.

Para ler depois: Por que exercícios moderados podem ser melhores a longo prazo?

resultado rápido na academia
Foto: Freepik

As chances de lesão aumentam muito

E, por último, um ponto que quase ninguém se atenta. Resultado rápido na academia também pode ser sinônimo de lesão! Sim, quando você força o músculo ou seu corpo a algo extremo, pode ser que você se machuque. E, se você se machucar, não poderá treinar por um bom tempo e as chances de desistir são ainda maiores.

Por isso, todo cuidado é pouco. Modere para visar o longo prazo e ter seus resultados de forma saudável e inteligente.

Cuide-se.

Leia também: Como perder gordura localizada de forma saudável

The post Resultado Rápido na Academia – MALEFÍCIOS disso! appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Resultado Rápido na Academia – MALEFÍCIOS disso! publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Dietas Radicais – Por que evitar? REAIS malefícios

As dietas radicais são, muitas vezes, as “queridinhas” de quem não tem muito conhecimento no assunto. As promessas de emagrecimento em poucos dias ou ganhos explosivos de massa muscular são os principais atrativos de cardápios malucos. Quando, na verdade, tudo isso é muito perigoso para a saúde – principalmente quando falamos de longo prazo.

Quer entender um pouco mais como as dietas radicais podem mais atrapalhar do que ajudar? Então, acompanhe o texto!

Leia também: Como perder gordura localizada de forma saudável

dietas radicais
Foto: Freepik

Dietas Radicais – Por que evitar?

O que são dietas radicais? Bom, para entender isso, basta darmos um exemplo: imagine que seu corpo está em repouso, descansando no sofá. Agora, imagine que você tenha que levantar, do nada, e correr 10km sem nenhum tipo de preparo mental e físico, no sol, sem hidratação e sem tênis. O que vai acontecer? É muito provável que você não consiga.

Agora, imagine estes abalos extremos de forma constante no seu organismo. Pois é. Uma dieta radical pode impactar de forma muito negativa na sua saúde, bem como a não-preparação para uma corrida de 10km.

E justamente por isso, você precisa evitá-las. Afinal, todo o excesso sempre será negativo para o corpo. Seja o excesso de comida ou o excesso da falta de comida, como é o caso das famosas dietas intermitentes.

Entenda a seguir.

Leia também: Dicas para quem está Iniciando a Musculação

dietas radicais
Foto: Freepik

O excesso sempre será negativo para o corpo

Todo e qualquer excesso será negativo para o corpo. E as dietas radicais podem ser encaradas como excessos. Afinal, até certo dia você comia um tanto de comida e, do dia para a noite, simplesmente mudou seu cardápio completamente. E o pior: muitas vezes sem nenhum tipo de acompanhamento nutricional.

Saiba que todo e qualquer tipo de dieta somente será positivo, se tiver equilíbrio. O nosso corpo precisa de muitos tipos de nutrientes, vitaminas e minerais. E, na falta de qualquer um deles, diversos outros problemas podem desencadear. É o famoso efeito colateral.

Foque sempre no longo prazo

Se você tem dificuldades para emagrecer ou mesmo quer ganhar massa muscular na academia, saiba que a pressa será sua inimiga. Enquanto você não entender que o que trará resultados positivos é o longo prazo, dificilmente você sairá do lugar. E as dietas radicais são um reflexo do quão “desesperadas” estão as pessoas em busca de resultados.

Infelizmente, isto não é positivo. Lembra do excesso que falamos anteriormente? Pois é. O excesso de resultados em pouquíssimos dias pode significar um enorme desequilíbrio nutricional e de saúde logo ali na frente. Por isso, muito cuidado!

dietas radicais
Foto: Freepik

Nunca descarte um profissional de nutrição

E, por último, nunca, em hipótese nenhuma, descarte um profissional de nutrição. É somente este profissional que poderá fazer uma avaliação do seu corpo para entender as suas necessidades. E isto é muito importante dizer: cada corpo é único e possui necessidades exclusivas! Não existe “receita milagrosa” e que funcione para todo mundo.

Com um profissional de nutrição, você não precisará das dietas radicais, manterá seu corpo em equilíbrio e caminhará, aos poucos, em busca dos sonhados resultados esperados. Veja algumas dicas finais de como evitar dietas radicais.

  • Não comece o “projeto verão” 1 mês antes do verão;
  • Não queira emagrecer todos os quilos que você ganhou durante uma vida inteira em 1 mês;
  • Crie força para depois criar músculos;
  • Coma certo, com equilíbrio e sem excessos (pela falta ou exagero);

Saúde em primeiro lugar!

Leia também: Sinais de que faltam proteínas na sua dieta

The post Dietas Radicais – Por que evitar? REAIS malefícios appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Dietas Radicais – Por que evitar? REAIS malefícios publicado primeiro em https://malharbem.com.br



domingo, 9 de fevereiro de 2020

Como seguir uma dieta? Aprenda aqui

Como seguir uma dieta? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Principalmente aquelas que já tentaram, de alguma forma, fazer uma dieta ou ter uma vida mais saudável. A verdade é que não é fácil. E se você já passou por isso, sabe do que estamos falando.

Para seguir uma dieta, você precisa ter alguns pontos muito bem estipulados. Caso contrário, será extremamente difícil lidar com a “pressão” que uma dieta pode causar. Principalmente se você nunca fez uma dieta e está começando agora. Por isso, acompanhe o texto e saiba mais!

Leia também: Dieta para Ganhar Massa Muscular

como seguir uma dieta
Foto: Freepik

Como seguir uma dieta?

Para entender como seguir uma dieta você precisa, acima de tudo, ter em mente o que esta dieta representa pra você. Ninguém gosta de fazer dieta e esta que é a verdade. O que as pessoas querem, na verdade, são os objetivos desta dieta, que podem ser inúmeros. Por isso, este é o nosso primeiro passo para conseguir organizar isso mentalmente: tenha um objetivo!

Além disso, você também precisará:

  • Ter equilíbrio no início;
  • Não radicalizar suas dietas;
  • Contratar um profissional para acompanhar seu ritmo;

Quando você consegue unir todos estes pontos, certamente colherá bons resultados. Mas, claro, isto nem sempre é fácil. Principalmente para quem está começando agora! Por isso, continue lendo para entender cada um destes pontos.

Para ler depois: Dieta genômica: a dieta feita especialmente para você

como seguir uma dieta
Foto: Freepik

Tenha um objetivo claro com a dieta

Então, vamos lá! O primeiro ponto a ser considerado para entender como seguir uma dieta, é ter um objetivo claro a sua frente. Fazer uma dieta por fazer não vai levar você a lugar algum. Use isto como exemplo: se você simplesmente sair dirigindo seu carro, sem um destino, não saberá para onde está indo e não chegará a lugar nenhum. Concorda?

Pois bem, com uma dieta, a situação é a mesma. Você precisa saber onde você está e onde você quer chegar! Alguns objetivos podem ser:

como seguir uma dieta
Foto: Freepik

Equilíbrio é o ponto principal

Depois que você descobrir qual o objetivo da sua dieta, deverá considerar o equilíbrio como um dos pontos principais para não desistir! Para entender como seguir uma dieta, muita gente pensa em “gatilhos” para não desistir. Mas na verdade, você precisa pensar nos motivos para continuar, não em formas de não desistir.

Equilíbrio, neste caso, significa:

  • Não radicalizar sua dieta;
  • Começar aos poucos;
  • Encontrar comidas saudáveis que você goste de comer;
como seguir uma dieta
Foto: Freepik

Contrate um profissional para acompanhar seu processo

E, por último, talvez a dica mais importante: contrate um nutricionista para acompanhar seu processo! Jamais faça qualquer tipo de dieta maluca que você encontra por aí. Cada corpo é único e cada pessoa requer cuidados exclusivos. Não existe regra e qualquer tipo de cardápio pronto não necessariamente será bom para você.

Por isso, antes mesmo de dar esse passo, saiba que para seguir uma dieta da forma certa, uma pessoa especializada precisará fazê-la de acordo com o que você realmente precisa!

Cuide-se!

Leia também: Acompanhamento nutricional para musculação

The post Como seguir uma dieta? Aprenda aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Como seguir uma dieta? Aprenda aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Rotina Saudável: Como conseguir mesmo sem ter tempo?

Como conseguir uma rotina saudável mesmo sem ter tempo? Esta é uma das dúvidas da maioria das pessoas que buscam ter uma vida mais saudável e não sabem por onde começar. Bom, se você acredita que para ter um equilíbrio de saúde é preciso fazer academia todo dia e nunca comer aquele hamburguer que você tanto gosta, temos uma boa e uma má notícia.

A má notícia, é que sim, isto é verdade também. A boa notícia, é que esta não é a verdade absoluta. Ou seja, é possível ter uma rotina saudável mesmo que você já não tenha mais tempo pra nada! Quer saber como? Então, acompanhe o texto.

Para ler depois: Encontrar tempo para malhar – Como conseguir?

rotina saudável
Foto: Freepik

Rotina Saudável: Como conseguir mesmo sem ter tempo?

Para ter uma rotina saudável, a primeira coisa que você precisa entender é que o equilíbrio é a base de tudo. Se você não frequenta academias ou nunca fez um cardápio mais saudável, saiba que não será do dia para a noite que você conseguirá implementar isso. Qualquer tipo de mudança brusca na sua rotina pode fazer com que, no começo, tudo pareça ótimo. Mas com o tempo, pode ser que você não consiga manter em dia.

Por isso, se você está começando agora, equilíbrio é a palavra de ordem. É nisto que você deve acreditar e seguir. Afinal, sem isto, você continuará a interpretar que não tem tempo e, de fato, nunca conseguirá ver um futuro mais saudável.

Assim sendo, continue lendo para entender como iniciar os exercícios e, claro, comer melhor.

alimentação equilibrada
Foto: Freepik

Faça um planejamento do seu dia de forma escrita

O primeiro passo, é entender o seu dia. O que mais consome tempo dele e o que menos consome? Entender onde seu tempo é gasto é o que será útil para montar um planejamento logo em seguida. Afinal, você só saberá onde pode ou não otimizar o tempo caso entenda onde ele está sendo gasto!

Por isso, escreva tudo que você faz no dia e comece a pensar onde você poderia encaixar meia hora a quarenta minutos de exercícios. No início, não precisa ser todo dia. Pode começar aos poucos, para não ter uma mudança brusca do dia para a noite.

Leia também: Como não desistir da academia 

rotina saudável
Foto: Freepik

Consulte-se com um profissional de nutrição

O segundo passo, é consultar-se com um profissional de nutrição. A alimentação é tão importante quanto os exercícios. Afinal, de nada adianta você treinar e não dar ao seu corpo uma energia equilibrada para o dia a dia.

E aqui, novamente: se alimentar de forma saudável não é cortar absolutamente tudo e comer somente saladas, ok? Jamais pense isso! Por isso, consultar-se com um nutricionista é o primeiro passo que recomendamos!

Leia também: Equilíbrio de Nutrientes : Açúcar e Gorduras

rotina saudável
Foto: Freepik

Adesão é melhor do que exageros

E, por último, entenda que adesão é melhor do que exageros e mudanças bruscas. Se você está buscando ter uma rotina saudável, saiba que começar aos poucos é fundamental. Você não pode simplesmente cortar tudo que você já consome ou fazer sete dias de academia por semana sendo que você nunca treinou.

Psicologicamente, isto será muito ruim. É muito melhor treinar duas vezes por semana e treinar sempre, do que treinar sete vezes por semana e ficar somente um mês na academia. E o mesmo vale para a alimentação. É muito melhor começar aos poucos a introduzir alimentos de mais valor nutricional e consumi-los sempre, do que mudar bruscamente e enjoar de tudo no primeiro mês.

Nosso corpo precisa de certas adaptações e você precisa respeitar isso. Quanto mais paciência você tiver, melhor. O longo prazo, neste caso, é fundamental.

Viva bem e com saúde!

Leia também: Academia saudável: Como fazer sem exagerar?

The post Rotina Saudável: Como conseguir mesmo sem ter tempo? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Rotina Saudável: Como conseguir mesmo sem ter tempo? publicado primeiro em https://malharbem.com.br