sábado, 28 de março de 2020

Função do Whey – Qual é? Como o Whey Protein funciona?

Você sabe qual é a função do Whey no seu corpo? Ou melhor, você sabe qual a função que este importante suplemento tem perante a treinos e exercícios constantes no dia a dia? Esta dúvida circunda muito a vida das pessoas, principalmente daquelas que estão iniciando na musculação ou em qualquer outra área esportiva.

A verdade é que muita gente faz o uso do Whey Protein sem nenhum tipo de supervisão ou cuidados nutricionais. Afinal, este suplemento talvez seja o primeiro da vida dos atletas e pessoas que buscam melhores performances na academia. Porém, isto pode ser um erro grave. Principalmente se você não sabe o que está consumindo ou quais os efeitos que determinada substância causa no seu corpo.

Por isso, acompanhe o texto e entenda mais sobre a função do Whey, quando tomar, quando não tomar e o que considerar antes do consumo. Vamos lá?

Para ler depois: Whey Protein provoca acne?

função do whey
Shakeira de Whey – Foto: Freepik

Função do Whey – Qual é?

A função do Whey basicamente é suplementar proteína no seu corpo. Por exemplo, se você pratica musculação ou qualquer outro tipo de exercício, saiba que as intensidades podem desgastar muito todos os seus tecidos musculares. E, caso não haja uma reposição de proteína ao alcance de manter o volume muscular, você poderá perdê-lo.

E como o próprio nome já diz, ele é um suplemento. Ou seja, ele é utilizado para suplementar a sua dieta. E não ser a base principal dela. Afinal de contas, substituir a comida normal (rica em muitos outros nutrientes) por suplementação, nem sempre é uma escolha inteligente. Principalmente se você o fizer sem auxílio profissional adequado.

Porém, ao mesmo tempo, o Whey poderá ajudar a repor a proteína no tempo certo e na quantidade certa. O que é ótimo para quem busca a hipertrofia como objetivo no dia a dia. Neste caso, o treino precisa ser focado em aumentar o volume muscular. Porém, isto só é possível ingerindo quantidades extras de proteína para, ao invés de faltar, sobrar. Assim o corpo começa a ficar definido e com uma carga mais alta de músculos.

Veja aqui algumas dicas para quem está iniciando na musculação.

função do whey
Recipiente de Whey Protein e dois halteres – Foto: Freepik

É melhor tomar Whey Protein antes ou depois do treino?

Agora que você já sabe a função do Whey no seu corpo, deve estar pensando que é uma excelente alternativa para ajudar no seu crescimento muscular. Pois bem, e é mesmo. Desde que você tenha um acompanhamento nutricional para orientar o uso e, inclusive, orientar os períodos.

Há diversas formas de tomar Whey Protein. Depois do treino, ele potencializa a ingestão de proteínas e o corpo absorve muito mais facilmente do que que absorveria caso você ingerisse carne, por exemplo. No entanto, utilizar Whey Protein durante o dia (não só após o treino), pode ajudar a ingerir aquela quantidade de proteína que você precisa naquele momento, de forma rápida (sem ter que parar para cozinhar).

Basicamente, estas são as duas diferenças entre um período e o outro. Mas, como mencionamos durante o texto, somente quem poderá lhe orientar a isso, é um profissional de nutrição, com base em cálculos do seu corpo e necessidades. Cada corpo é único e não existe “receita mágica”.

Leia também: Dietas Radicais: Por que evitar? REAIS malefícios

função do whey
Homem tomando Whey Protein – Foto: Freepik

Como adicionar Whey Protein na dieta de musculação?

Embora a função do Whey seja única, saiba que existem inúmeras formas de adicionar o suplemento na sua dieta. A forma mais clássica de consumir, é tomando-o com água em um recipiente propício para isso ou batendo no liquidificador. Porém, além disso, você pode consumir de algumas formas alternativas, criando muito mais flexibilidade e variando o paladar de sua alimentação.

E esta variação é muito importante. Principalmente para quem precisa manter regularidade entre treinos e dieta. Afinal, manter regularidade é difícil. E quanto mais “enjoativa” for uma rotina, mais cedo você desmotiva. Por isso, alternar medidas, formas e receitas é importante. E o Whey Protein é ótimo para isso. Veja só:

Para ler depois: Motivação na Academia: Como se motivar? Como não desistir?

Consumo puro

O consumo puro do Whey está relacionado a ingestão com água. Ou seja, você prepara a quantidade de scoops necessárias para sua dieta e mexe bem até a mistura ficar homogênea. Assim, você poderá consumir como uma bebida normal.

Ingrediente principal de receitas

Você sabia que pode usar o Whey como ingrediente principal de algumas receitas? Ao invés de somente beber, você pode misturar para fazer brigadeiros, bolos, massas, adicionar no omelete e uma série de outras situações. Ele é extremamente versátil, fácil, prático e maleável. E assim você consegue “inserir” proteína na sua comida de uma forma simples.

Para ler depois: Receitas de doces com Whey Protein

função do whey
Scoop de Whey – Foto: Freepik

Quais os tipos de Whey disponíveis?

Existem muitos tipos de Whey disponíveis no mercado. E você deve consumir somente aquele que seu profissional de nutrição indicar. Afinal, uma simples mudança na composição ou uma simples adição nutricional pode fazer toda a diferença (positiva e negativa) na sua dieta e no seus treinos.

E é justamente neste quesito que podemos entender que cada corpo é único. Se o fulano consome “x” gramas de Whey, não significa que você deve consumir a mesma quantidade. Afinal, é preciso calcular uma série de pesos e medidas para chegar-se a um valor que se faça sentido. O “achismo” pode acabar com toda a sua performance e motivação para treinar.

Por isso, entenda os tipos de Whey antes de simplesmente utilizá-los.

Para ler depois: Regras para Tomar o Whey Protein

Concentrado

A função do Whey concentrado não muda muito para os demais tipos. É apenas um produto, de fato, concentrado. Neste caso, a composição por grama pode chegar a 80% de proteína e 20% de outros nutrientes (carboidratos, por exemplo). É ideal para quem quer ganhar mais massa muscular.

Isolado

O Whey isolado tem um pouco mais de concentração de proteína. Chega-se a 90% de proteínas para cada grama. Ou seja, é um produto muito mais “forte” e indicado a atletas de alta performance e que buscam a hipertrofia em um nível mais alto.

Hidrolisado

Neste caso, há alguns benefícios na absorção. O Whey hidrolisado é ótimo para quem busca uma absorção ainda mais rápida pelo corpo. Pois suas moléculas são quebradas de uma forma que o organismo consiga interpretar e enviar a proteína aos lugares certos em menos tempo.

Basicamente esta é a função do Whey: aumentar proteínas no seu corpo, de acordo com suas necessidades energéticas para o treino e com base na prescrição de seu nutricionista. Lembre-se sempre de respeitar seu corpo e seu organismo. Bons treinos!

Leia agora: Acompanhamento nutricional para musculação: Quais os benefícios?

The post Função do Whey – Qual é? Como o Whey Protein funciona? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Função do Whey – Qual é? Como o Whey Protein funciona? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 25 de março de 2020

Ser Fitness – É difícil? Como conseguir ser fitness?

O que é ser fitness? É difícil ser fitness? Estas e outras perguntas serão respondidas a partir de agora para que você entenda, de uma vez por todas, do que se trata esta expressão e o que de fato ela significa na prática. Afinal, muitas pessoas usam este termo de uma forma errada ou mesmo usam para explicar uma situação que nem sempre é verdade.

Por exemplo, uma pessoa que apenas treina de forma esporádica e sem um foco tão grande, não necessariamente é fitness. Ela apenas treina. E não necessariamente uma pessoa que treina todos os dias também pode ser chamada de fitness, pois se não houver um plano e um conjunto de fatores, também serão somente treinos avulsos.

Para entender melhor, acompanhe o texto!

ser fitness
Mulher fazendo exercícios para ser fitness – Foto: Freepik

Ser Fitness – É difícil?

Para entender o que é ser fitness, você precisa considerar que uma série de fatores estão diretamente relacionados com este estilo de vida. É preciso fazer uma combinação extensa de práticas entre alimentação e exercícios. E por isso, a resposta para este tópico é: sim, é difícil ser fitness. Mas, ninguém falou que algo seria fácil, não é mesmo?

Porém, isto não significa que é impossível. Pelo contrário. Existem algumas formas de você conseguir se adaptar ao estilo fitness e ter, de uma vez por todas, uma vida mais saudável. E o primeiro passo, é descartar qualquer tipo de dieta radical ou receita mágica que prometa resultados do dia para a noite. Isto não existe.

O segundo passo, é estruturar este estilo de vida em passos práticos e que de fato podem trazer resultados para você. Veja nosso guia abaixo.

ser fitness
Prato de comida fitness – Foto: Freepik

Como conseguir ser fitness?

Existem alguns passos que você precisa dar para se tornar fitness. Não há como conseguir isso em apenas uma semana de treinos ou em apenas um mês de dietas. É preciso combinar tudo isso em uma sequência de longo prazo para que os resultados comecem a vir justamente destas ações, que são:

  • Tudo começa pela dieta – Reestrutura alimentar;
  • Os treinos constantes são fundamentais;
  • Não mude sua rotina bruscamente – Comece aos poucos;
  • Ser fitness é um estilo de vida;

Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas a partir de agora.

ser fitness
Mulher medindo o abdômen – Foto: Freepik

Tudo começa pela dieta – Reestrutura alimentar

Ter uma alimentação mais saudável é o primeiro passo. Para isso, você precisa criar esta cultura. Encontre um profissional de nutrição para fazer uma reestrutura e adequar seu cardápio à tão sonhada “vida fitness”.

Os treinos constantes são fundamentais

Treinar em excesso não faz bem. Agora, treinar regularmente, sim. Evite treinar diversas vezes seguidas e depois ficar um tempo parado. Para ser fitness, é muito melhor treinar duas vezes por semana, mas treinar sempre, à treinar sete vezes por semana e somente por um mês.

Não mude sua rotina bruscamente – Comece aos poucos

Mudar a rotina é importante. Mas, faça isso devagar. Quanto mais brusca for esta mudança para a vida fitness, maior será sua desmotivação. Comece aos poucos, com treinos leves e uma alimentação mais adequada. E depois, leia nosso artigo sobre como ter motivação na academia e não desistir.

Ser fitness é um estilo de vida

E, por último, você precisa considerar que ser fitness é um estilo de vida. Você somente será fitness, se considerar o longo prazo para seu projeto. Caso contrário, você será alguém que treina e se alimenta bem esporadicamente. É lógico que entre ser sedentário e treinar as vezes, é melhor treinar as vezes. Mas para ser fitness, de fato, é preciso um pouco mais do que isso.

The post Ser Fitness – É difícil? Como conseguir ser fitness? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Ser Fitness – É difícil? Como conseguir ser fitness? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 18 de março de 2020

O que é Funcional na Academia? Entenda Aqui

Você sabe o que é funcional na academia? Bom, esta é uma pergunta comum entre todas as pessoas que estão buscando uma melhoria na qualidade de vida por meio do esporte e atividades físicas. Por isso, não se preocupe: você não está sozinho! A verdade é que alguns termos técnicos são realmente difíceis de entender. Principalmente quando o assunto é academia.

Para quem já entende, torna-se fácil. Mas, para quem está começando agora, torna-se difícil. Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto e não “passar vergonha” quando for treinar, acompanhe o texto!

Para ler depois: Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

o que é funcional na academia
Treino funcional com pesos – Foto: Freepik

O que é funcional na academia?

Entender o que é funcional na academia é muito simples. Basta associarmos a prática com o nome: funcional é o mesmo que funcionar. Logo, treino funcional significa um treino dedicado a fazer o corpo funcionar para o dia a dia. Nada mais do que isso!

Ou seja, o treino funcional é utilizado principalmente para conseguir manter a rotina em dia e não sofrer fisicamente com ela. Você irá melhorar a resistência do seu corpo, aumentará sua capacidade de fôlego, terá mais energia e terá mais saúde de forma geral.

Interessante, não é mesmo?

o que é funcional na academia
Treino funcional sendo praticado com cordas – Foto: Freepik

Quais os benefícios de fazer funcional na academia?

Agora que você já conseguiu entender o que é funcional, não podemos deixar de te ajudar a entender também os reais benefícios desta prática. Fazer o corpo funcionar nem sempre é fácil. E fazê-lo voltar a funcionar é mais difícil ainda. Ou seja, se por qualquer motivo você está sentindo algum tipo de limitação muscular ou cansaço excessivo, saiba que o problema pode estar associado a fatores como o sedentarismo.

E quanto antes você saber como sair do sedentarismo, melhor! E uma das portas de entrada para isso, é justamente o treino funcional. Ele consistirá em corridas ou caminhadas na esteira, pulos, atividades agachadas, força para puxar e diversas outras práticas relacionadas ao seu bem-estar no médio e longo prazo.

Entenda mais sobre os principais benefícios do treino funcional.

Leia depois: Lutas Associadas com Treinamento Funcional

o que é funcional na academia
Homem descansando após treino funcional – Foto: Freepik

Mais elasticidade nos músculos

Quanto mais elasticidade nossos músculos tiverem, mais eles poderão ser flexíveis e menos eles poderão ser sucetíveis a lesões. E o treino funcional proporciona este tipo de benefício no seu corpo. Pense que apenas a força de subir uma escada pode ser o suficiente para causar uma lesão muscular, caso você não esteja fisicamente preparado para isso.

Mais resistência para a rotina do dia a dia

Todos nós precisamos de resistência. Quanto maior ela for, maiores são as chances conseguirmos manter nosso dia a dia, de fato, em dia. Sem resistência, chegaremos em casa cansados, estressados e dificilmente estaremos prontos para fazer tudo novamente no próximo dia. E o treino funcional, mais uma vez, é ótimo para garantir mais resistência!

Mais energia mental e física

Conquistar energia é difícil. Principalmente mental. E um bom treino cansativo, por mais que possa soar contraditório, pode proporcionar muita energia. Afinal, ele fará você gastar todos os excessos do seu corpo e, em uma noite bem dormida, tudo estará recarregado de uma forma ainda mais positiva e forte.

treino
Mulher em treinamento funcional – Foto: Freepik

Melhoria na saúde de uma forma geral

E, por último, não podemos entender o que é funcional na academia, se não associarmos com a melhoria geral da sua saúde. O treino funcional não só garante tudo que mencionamos anteriormente, mas também, ajuda e muito o seu corpo a contrair anticorpos e fortalecer os sistemas de defesa. Além disso, você evitará doenças como diabetes e demais problemas cardíacos ou gorduras no sangue. Interessante, não é mesmo?

Leia também: Diferença entre musculação e funcional

The post O que é Funcional na Academia? Entenda Aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

O que é Funcional na Academia? Entenda Aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



segunda-feira, 16 de março de 2020

O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui

Você sabe o que é sedentarismo? Ou melhor, você sabe o que é ser sedentário? Bom, esta é uma das expressões mais populares nos dias de hoje quando o assunto é saúde. Afinal, cada vez mais as pessoas estão sendo estimuladas a praticarem exercícios físicos para cuidar de si mesmas e, claro, promover mais qualidade de vida e bem-estar.

Porém, algumas coisas muitas vezes não são devidamente entendidas. E isto acaba gerando confusão e muitas vezes afastando alguém de uma prática saudável ou de uma vida um pouco mais leve. E, o pior disso tudo, é que algumas coisas acabam então se destacando, como as famosas dietas radicais.

Bom, antes de mais nada, é importante saber que sem esforço, não se tem resultados. E os resultados precisam vir acompanhados de uma vida equilibrada e tranquila. Desta forma, acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto.

o que é sedentarismo
Foto: Freepik

O que é sedentarismo?

Mas, o que é sedentarismo? E o que isto tem a ver com ter ou não uma vida mais saudável? Bom, basicamente, sedentarismo ou ser sedentário significa ter uma vida parada, sem nenhum tipo de prática de exercícios. Por isso na introdução deste texto, mencionamos a importância de ter uma vida equilibrada. Este equilíbrio, no caso, significa uma mistura entre descanso, treinos e alimentação.

Quanto mais você conseguir unir estes três itens de uma forma que nenhum deles seja exagerado, mais a sua vida será equilibrada. E para sair do sedentarismo você precisa, antes de mais nada, entendê-lo. De fato, ele é muito ruim para o corpo. Quanto mais parado você ficar, maiores são as chances do corpo “enferrujar”.

Veja abaixo alguns malefícios do sedentarismo.

o que é sedentarismo
Foto: Freepik

Consequências do sedentarismo para a saúde

Infelizmente, o sedentarismo afeta milhões de pessoas. E muitas vezes estas pessoas sequer sabem o que é sedentarismo. Ou seja, estão longe de qualquer tipo de mudança positiva. E as consequências, na grande maioria dos casos, são muito ruins. Veja algumas delas logo abaixo.

Aumento da probabilidade de doenças cardíacas

O sedentarismo é um dos principais contribuintes a se ter doenças cardíacas. Ou seja, ele é um dos principais causadores de qualquer tipo de desordem no coração e nas artérias. Além disso, uma pessoa sedentária tem chances relativamente maiores de ter um acidente vascular cerebral (AVC) ou doença como diabetes. Afinal, o sangue armazena uma série de substâncias ruins. Logo, o que se desencadeia disso não pode ser menos do que algum tipo de doença.

Acúmulo de energia

Acumular energia de forma desnecessária é muito ruim para o corpo. Por exemplo, comer uma quantidade excessiva de comida quando o corpo não precisa faz com que esta comida (energia) fique estocada em forma de gordura. Logo, quanto mais sedentária for uma pessoa, mais gordura estocada ela terá.

o que é sedentarismo
Foto: Freepik

Falta de resistência

Resistência é uma das necessidades mais amplas para se ter qualidade de vida. Uma pessoa sedentária, infelizmente, tem pouquíssima resistência para qualquer tipo de atividade. Muitas vezes, torna-se difícil até mesmo subir alguns lances de escada, onde a respiração fica comprometida.

Por isso, todo cuidado é pouco. Agora que você entendeu o que é sedentarismo e sabe o quão ruim ele é para saúde, compartilhe com seus amigos!

Para ler agora: Saiba como finalmente deixar o sedentarismo

The post O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quinta-feira, 12 de março de 2020

Academia Emagrece? Quais os melhores exercícios? Veja aqui

Será que academia emagrece? Esta é uma das principais perguntas feitas por pessoas que estão querendo iniciar alguma atividade física. Na verdade, este é um “ponto crítico” de qualquer iniciação. Principalmente para quem nunca teve o hábito de praticar exercícios e quer, de uma vez por todas, ter uma vida mais saudável. Entendemos a sua preocupação em encontrar algo que realmente dê resultados.

Afinal, imagine que ruim seria iniciar qualquer tipo de atividade, buscando um objetivo específico e somente depois de alguns meses descobrir que esta não seria a atividade ideal, não é mesmo? Por isso, vamos te ajudar a entender, a partir de agora, se academia emagrece ou se estes locais são apenas mais um negócio criado pelo capitalismo para tirar o dinheiro do seu bolso, como dietas radicais e outras “fórmulas milagrosas”.

Se quiser entender tudo sobre o assunto, acompanhe!

academia emagrece
Foto: Freepik

Academia emagrece?

Academia emagrece? Sim, academia emagrece. Ela é, talvez, uma das ferramentas mais “práticas” para levar você do ponto A até o ponto B. Ou seja, sair de um estilo de vida e entrar em outro. Afinal, em uma academia você poderá encontrar, na grande maioria das vezes, todos os equipamentos que de fato você precisará para emagrecer.

Além disso, na academia você poderá contar com auxílios profissionais de instrutores e profissionais de educação física. O que é ótimo para que você seja guiado ou guiada pelos melhores caminhos. Por isso, sim, academia emagrece! Mas elas ó faz você emagrecer, se alguns critérios forem levados em consideração.

Afinal, somente o ambiente em si não tem este poder. E nem os aparelhos e equipamentos. O poder de emagrecer está em uma combinação de uma série de fatores que podem ser encontrados em uma academia. Por isso, a academia nada mais é do que uma das melhores alternativas para você otimizar tempo, dinheiro e, claro, treinar da forma certa.

Veja o que considerar na hora de buscar um emagrecimento saudável na academia.

academia emagrece
Foto: Freepik

O que faz você emagrecer na academia?

Bm, agora que já entendemos que academia emagrece e é um dos melhores caminhos para você buscar alternativas para exercícios variados, vamos entender um pouco mais sobre o que de fato faz você emagrecer! Como você sabe, existem inúmeros exercícios e estilos de exercícios para praticar. Se você é iniciante e está querendo entender qual o melhor exercício para emagrecer, saiba que existem inúmeros!

O mais importante não é escolher o exercício perfeito (embora seja importante encontrar o certo). Mas sim, entender como funciona o processo de emagrecimento no corpo. E, a partir disso, montar seu treino na academia. Funciona assim: sempre que você ingerir mais calorias do que o corpo precisa, ele vai estocar esse excesso em forma de gordura. No entanto, se você queimar mais calorias do que ingerir durante o dia, aos poucos, esta gordura estocada irá ser queimada. Resultando, assim, no seu emagrecimento.

É simples. Mas não quer dizer que é fácil, ok? Isso pode levar tempo e certamente você precisará se consultar com um médico e com um nutricionista para achar a dieta ideal para você! Falaremos mais sobre isso adiante. Acompanhe.

academia emagrece
Foto: Freepik

Fazer exercícios corretos de acordo com seu objetivo

O primeiro passo para emagrecer na academia, então, é fazer os exercícios corretos. Vale lembrar que não existe o exercício perfeito – conforme mencionamos anteriormente. O que existe, é uma combinação de gasto energético (exercício) com regularidade e alimentação. O processo resultará no seu objetivo.

Assim sendo, vamos entender um pouco mais sobre os tipos de exercícios que você poderá fazer na academia. Falaremos de alguns dos mais conhecidos, embora não sejam os únicos. Acompanhe.

Treinos aeróbicos

Academia emagrece e disso você já sabe. E principalmente se você fizer os exercícios certos! Por exemplo, treinos aeróbicos. Eles são uma excelente opção para quem está querendo perder uns quilinhos, pois trabalha diretamente com este objetivo. Afinal, ele acelera os batimentos e faz o corpo gastar muita energia. O que, na prática, significa queimar as gorduras.

Treinos de musculação

Além do treino aeróbico, existem os treinos de musculação. Musculação também emagrece. Mas, este tipo de treino é dedicado ao crescimento e aumento da massa muscular do seu corpo. Logo, para quem busca emagrecimento, talvez não seja o ideal. Mas, ele é fundamental para conquistar a força necessária para os aeróbicos, por exemplo.

Ou seja: uma etapa depende da outra!

Treinos de hidroginástica

Talvez você já tenha ouvido falar de hidroginástica. Bom, este é um tipo de treino um pouco mais recreativo. O que é ótimo para emagrecer, pois você estará praticando um treino que queima muitas calorias e é excelente para o corpo e, ao mesmo, tempo poderá se divertir.

Entenda mais aqui sobre a hidroginástica.

academia emagrece
Foto: Freepik

Adesão e regularidade é melhor do que excessos e exageros

E, por último talvez um dos pontos mais importantes a serem considerados: regularidade é melhor do que exageros! É muito melhor você treinar regularmente e com adesão, do que treinar e gastar todas as suas energias em uma semana ou um mês e depois entrar no sedentarismo novamente.

A regularidade é o que trará os resultados que você tanto busca. Não existe resultado imediato quando o assunto é academia. Você precisa, necessariamente, trabalhar de uma forma que não comprometa sua saúde. E, desta forma, você conseguirá extrair o máximo de um treino aeróbico e, claro, do seu corpo.

A partir de tudo isso e somado a uma alimentação saudável e dedicada ao seu objetivo, podemos entender que sim, academia emagrece!

Bons treinos!

The post Academia Emagrece? Quais os melhores exercícios? Veja aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Academia Emagrece? Quais os melhores exercícios? Veja aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



terça-feira, 10 de março de 2020

O que é Alongamento? É realmente importante fazer?

Você sabe o que é alongamento? Muito se ouve falar desta prática no dia a dia das academias e de pessoas que buscam a prática de exercícios como rotina. De forma simples, o alongamento é uma forma de alongar os músculos antes de iniciar qualquer atividade e isto é muito tranquilo de ser entendido.

Mas, o que é alongamento dentro de um quadro de treinos em que o músculo recebe altas cargas de impacto? Qual a real importância de fazê-lo da forma certa? Se não alongar, o que pode acontecer?

Estas e outras perguntas iremos responder a partir de agora. Acompanhe o texto!

Para ler depois: Alongamento antes ou depois do treino?

o que é alongamento
Foto: Freepik

O que é alongamento?

Se você é novo na área dos esportes ou atividades físicas, talvez esteja tendo uma série de dúvidas a respeito de uma série de situações da academia ou do local que você treina. E uma destas dúvidas, talvez seja a respeito do alongamento. O que é alongamento, de fato?

O alongamento é uma forma de trabalhar o seu músculo para que ele saia da zona de conforto antes de uma atividade mais rígida. Muita gente simplesmente ignora a ideia de ter que alongar, o que pode ser um erro gravíssimo, uma vez que você estará preparando seu corpo para o treino.

O preparo é tão importante quanto o treino em si. Quer entender o motivo? Então, continue lendo.

Leia também: Aprenda a se alongar no seu cotidiano

o que é alongamento
Foto: Freepik

Qual a real importância de fazer alongamento?

Agora que você já entendeu o que é alongamento, está na hora de entender o que de fato faz o alongamento ser importante e crucial. Assim sendo, podemos ter o alongamento como um preparativo. Ou um aquecimento, se preferir. Você estará aquecendo os músculos para que eles possam “acordar”. Quanto mais acordados os músculos estiverem, melhor será seu rendimento e menos serão as chances de lesões.

Alguns benefícios do alongamento:

  • O músculo sai da zona de conforto;
  • O músculo prepara-se para cargas mais pesadas;
  • As lesões são evitadas de forma muito mais efetiva;
  • O músculo ganha resistência após um bom aquecimento;

Vamos entender cada ponto a partir de agora. Acompanhe.

Leia depois: Saiba como evitar lesões no treino na academia ou fora dela

o que é alongamento
Foto: Freepik

O músculo em estado de repouso precisa sair da zona de conforto

O primeiro quesito que faz do alongamento uma prática essencial, é tirar o músculo da zona de conforto. Isto é imprescindível para qualquer exercício de alta ou baixa intensidade. Quando seu músculo está “descansando”, ele não está preparado para fazer força e podem haver lesões graves a partir disso.

Evita lesões graves como rupturas e estiramentos

Quando você faz um alongamento bem feito, as lesões podem ser evitadas. Afinal, o músculo estará em estado de “alerta”, pois sabe que pode precisar fazer mais esforços em seguida. E isto faz com que estiramentos ou rupturas não aconteçam tão facilmente.

Proporciona mais resistência muscular durante o treino

Mais um benefício do alongamento, é a resistência que ele proporciona para o seus músculos. Quanto mais resistência você tiver, melhores podem ser o seus treinos e cargas. Por isso, preparar o músculo é tão importante quanto exercitá-lo com frequência. Cuide-se e bons treinos!

The post O que é Alongamento? É realmente importante fazer? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

O que é Alongamento? É realmente importante fazer? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quinta-feira, 5 de março de 2020

Hidroginástica Emagrece? Saiba Aqui

Será que hidroginástica emagrece? Esta é uma das perguntas mais feitas por quem está iniciando uma atividade física ou mesmo precisa encontrar um exercício para sair de uma vez por todas do sedentarismo. E a hidroginástica, de alguma forma, pode contribuir para o alcance das metas e objetivos pessoais de quem a pratica.

Entrar na piscina, quente ou fria, geralmente tende a chamar a atenção de quem busca uma prática saudável e divertida. Afinal, há diversos exercícios que uma piscina pode proporcionar para uma pessoa. O que é ótimo para diversos fins, como por exemplo, não deixar o lado ruim da rotina tomar conta.

E o que há de bom nisso tudo? É o que entenderemos a seguir. Por isso, convidamos você a acompanhar o texto e entender tudo sobre hidroginástica!

Para ler depois: Hidroclorotiazida emagrece?

hidroginástica emagrece
Foto: Freepik

Hidroginástica emagrece?

Será que hidroginástica emagrece? Temos uma ótima notícia para você, se está buscando iniciar esta atividade com o objetivo de perder uns quilinhos: sim, hidroginástica emagrece! E pode emagrecer muito, principalmente se você manter uma sequência de treinos dinâmica e regular durante alguns meses!

A hidroginástica é para todos. E isto é muito legal, pois diversos perfis e biotipos de pessoas podem fazer parte de aulas divertidas e diferentes. Afinal, quando o assunto é emagrecimento, sabemos que nem sempre é fácil “chegar lá”. E uma das coisas que impedem a conclusão dos objetivos, é justamente a monotonia, o cansaço e a falta de vontade de praticar um exercício “chato”, por assim dizer.

Na hidroginástica, o aluno poderá desenvolver algumas atividades interessantes e que estão de acordo ao que ele precisa. Muitas vezes com música, danças, movimentos ensaiados (com mais pessoas) e até mesmo jogos, podem fazer parte das aulas. E tudo isso, somado aos resultados de uma prática constante no longo prazo, os resultados são muito positivos.

Veja alguns benefícios da hidroginástica para o corpo.

Quais os principais benefícios da hidroginástica?

Bom, que hidroginástica emagrece, você já sabe. Mas, você sabe o que acontece no corpo para que o emagrecimento de fato ocorra? Pois bem, iremos explanar um pouco mais os benefícios que este exercício pode oferecer ao seu corpo e isto, somado a uma dieta balanceada e saudável, podem render ótimos resultados. Veja só:

  • Melhoria considerável do condicionamento físico;
  • Melhoria do sistema cardiorespiratório;
  • Melhoria na circulação de sangue;
  • Aumento da resistência e da força muscular;
  • Fortalecimentos sem impactos em articulações;
  • Diversão;

Leia também: Coma bem e barato na sua dieta

hidroginástica emagrece
Foto: Freepik

Estes são alguns dos excelentes benefícios proporcionados pela hidroginástica. E, para o processo de emagrecimento acontecer, tudo isso precisa acontecer de forma conjunta no corpo. Ou seja, é uma cadeia de ações que precisa ser devidamente trabalhada para que os resultados sejam alcançados.

Se você tem dificuldade para emagrecer ou mesmo está procurando um exercício que supra esta necessidade, poderá experimentar a hidroginástica. Afinal, o gasto calórico da atividade pode ser muito grande se comparado, por exemplo, à musculação.

A água cansa o corpo. E isto é um bom sinal, pois significa que está havendo um gasto de energia. Pense nisso.

Como aproveitar ao máximo os treinos de hidroginástica

Há alguns critérios que precisam ser considerados na hora de iniciar um novo exercício físico. E o principal deles, obviamente, é seu corpo. Respeitar o seu corpo é um ponto fundamental em qualquer atividade. Pois, caso exceda os limites, consequências podem surgir. Sejam elas físicas ou mentais.

E o primeiro ponto fundamental para entender mais sobre a hidroginástica, é justamente isso: respeito ao seu corpo. Veja abaixo.

Comece devagar e acelere o ritmo aos poucos

Agora que você já sabe que hidroginástica emagrece, é importante considerar alguns aspectos práticos, caso vá fazer sua matrícula em alguma escola ou academia. Primeiramente, é importantíssimo considerar um ritmo lento no início. Começar devagar ajudará você no início e proporcionará boas sensações de amadurecimento e avanço, degrau a degrau.

Leia também: Academia saudável – Como fazer sem exagerar?

hidroginástica emagrece
Foto: Freepik

Respire normalmente – não tranque a respiração

Como trata-se de água, muitas pessoas tem medo ou levam um tempo até aprenderem a respirar. É normal e em treinos de musculação, por exemplo, isto também pode acontecer. Afinal, aprender a respirar certo faz parte do processo!

Não tranque a respiração em nenhum momento para não sobrecarregar o corpo e a mente. Você desenvolverá a aula melhor.

Tenha um acompanhamento profissional

Nem precisamos falar que ter um acompanhamento profissional é importante, não é mesmo? Ter um instrutor do seu lado ajudará muito, pois ele poderá guiar o seu ritmo e diversificar o treino – o que é importante para não enjoar.

Fazer aulas recorrentes é melhor do que esporádicas

Há quem acredite que o excesso no início pode trazer grandes resultados. E até pode, dependendo do exercício. Mas, a verdade é que é muito mais vantajoso você focar na regularidade e na recorrência, do que treinar com todas as energias no primeiro mês e depois desistir.

O médio e longo prazo são seus aliados e você precisará deles para conquistar resultados melhores, mais consistentes, duradouros e saudáveis. Pensei nisso e boa sorte!

Leia também: Exercícios para idosos trazem muitos benefícios

The post Hidroginástica Emagrece? Saiba Aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Hidroginástica Emagrece? Saiba Aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 4 de março de 2020

Música para Malhar – Como ela pode te ajudar? Quais as melhores?

Escolher uma boa música para malhar não é tão simples. Por mais que durante um treino pesado você dificilmente estará concentrado na música, saiba que ela faz diferença de uma forma ou de outra. Alguns estímulos do seu corpo somente são fornecidos caso hajam os gatilhos certos.

E, como você sabe, uma música é repleta de gatilhos. Sejam eles emocionais ou físicos. Quem nunca sentiu uma sensação boa ou ruim ao ouvir uma música? Isto acontece pois a música nos ajuda a criar memórias e, com isso, gerar nostalgias. Logo, quando os gatilhos certos são pressionados, um treino pode ser muito mais proveitoso.

Quer saber como escolher a melhor música para malhar? Então, acompanhe o texto!

música para malhar
Foto: Freepik

Música para malhar – Como a música pode te ajudar?

Se você é praticante de esportes, sabe que a música muitas vezes é parceira de atividades. Ouvir música correndo, andando de bike, caminhando ou malhando na academia é um hobby da maioria das pessoas que buscam uma boa performance no treino. E isto não é apenas um “charme”. Há muitos benefícios em ouvir boas músicas na hora de superar desafios.

Além da emoção gerada, a música pode:

  • Estimular psicologicamente seu treino;
  • Fazer você pegar pesado durante etapas específicas;
  • Potencializar o treino de forma geral;

Vamos entender um pouco mais sobre cada um dos pontos a partir de agora. Acompanhe!

Estímulos psicológicos sempre ajudam

Se você busca algum tipo de motivação para treinar frequentemente, saiba que a música pode ser uma ótima aliada para esta situação. Como você sabe, a música pode fazer com que você relaxe ou sinta-se energizado de uma forma muito positiva para os treinos. Logo, ela muitas vezes é indispensável.

Seja no fone de ouvido ou no som ambiente da academia, uma boa música irá preencher o espaço e fará com que você sinta-se mais a vontade. E isto, psicologicamente, é uma excelente ferramenta para seguir adiante.

música para malhar
Foto: Freepik

O refrão pode ser o momento de pegar pesado

Algumas músicas pedem que nos “forcemos” mais em alguns estágios. E isto ocorre muitas vezes no refrão. Logo, aqui está mais um atributo para que você ouça uma boa música enquanto desenvolve uma atividade física. No momento do refrão, pode ser o momento em que o treino ganha intensidade e eleva os níveis cardíacos. O que pode ser positivo para “demarcar” o momento de acelerar e desacelerar.

Somente com um cronômetro ou um bip o treino pode ficar enjoativo e engessado. E isto, no longo prazo, pode ser muito ruim para seus resultados. Uma vez que você poderá não ter adesão e, claro, desistir.

Depois leia nosso artigo sobre como não desistir da academia.

A letra pode potencializar o treino

Além das questões psicológicas e mentais, ainda há a letra da música. Ela também é uma excelente potencializadora, uma vez que você poderá usá-la para sentir confiança e motivação. Se a letra tocar em assuntos que o deixem motivado ou emocionalmente forte, talvez ela possa ser uma ótima aliada para obter os resultados que você tanto sonha.

música para malhar
Foto: Freepik

Quais as melhores músicas para treinar?

Bom, agora que você já sabe que uma boa música para malhar pode fazer toda diferença, pode surgir a dúvida: mas qual a melhor música ou melhor estilo? Esta é uma reposta complexa e que não dá indícios de uma verdade absoluta. Ou seja, há diversos pontos que precisam ser observados.

Mas, alguns bons critérios para a escolha, são os seguintes:

  • Músicas eletrônicas e com progressão
  • Evite músicas lentas
  • O seu estilo favorito pode ser o melhor de todos

Opte sempre por músicas que sejam boas para você e que te ajudem. Para alguns, pode ser música eletrônica. Para outros, pode ser músicas de uma banda específica. Não há regras. Você precisa sentir-se bem, motivado e confiante com o som.

Bons treinos!

The post Música para Malhar – Como ela pode te ajudar? Quais as melhores? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Música para Malhar – Como ela pode te ajudar? Quais as melhores? publicado primeiro em https://malharbem.com.br