quarta-feira, 29 de abril de 2020

Treino em Casa – O que fazer e o que evitar

Muita gente tem optado pelo treino em casa como uma forma de se manter seguro das adversidades do mundo externo. Este é um cenário cada vez mais comum no Brasil, uma vez que as pessoas tem demonstrado mais importância para as atividades físicas. Afinal, elas são extremamente importantes para nosso corpo.

Acabar com o sedentarismo não é fácil. Porém, é preciso. E para quem não quer começar em uma academia por sentir vergonha ou qualquer outra reação negativa do corpo, começar com treinos em casa pode ser uma boa ideia. Mas, saiba que não é simplesmente começar a fazer qualquer atividade e de qualquer jeito.

É preciso tomar todos os cuidados para não se machucar, para realizar as atividades corretamente e para não forçar o corpo a limites desnecessários. Então, o intuito deste texto não é mostrar os melhores treinos para fazer em casa. Mas sim, fazer você entender que existe um processo anterior a simplesmente se apoiar em móveis.

Vamos entender a partir de agora. Acompanhe!

academia caseira
Rapaz treinando em casa – Foto: Freepik

Treino em casa – O que fazer?

Ao realizar um treino em casa, é preciso considerar algumas situações. Antes de mais nada, você precisa entender que a sua casa não é sua academia. Embora hajam exercícios fáceis para fazer em casa, é importante saber diferenciar os ambientes. E justamente por este motivo, algumas pessoas acabam desmotivando da ideia de treinar em suas próprias casas.

Seja por achar que “não vale à pena” ou seja por considerar muito difícil. O que também é negativo, pois o corpo precisa de movimento. Ele não pode ficar parado a ponto de ser sedentário. Porém, ele também não pode sofrer impactos causados por falta de informações, erros de postura ou excesso de peso.

Basicamente, para fazer um treino em casa você deve seguir o seguinte:

  1. Não invente moda – Fazer o básico é melhor do que não fazer nada;
  2. Siga indicações de seu instrutor da academia;
  3. Respeite os limites do seu corpo – Não queira “compensar”;
  4. Use tênis e evite lesões no joelho;
  5. O seu corpo será o peso principal;

Falaremos detalhadamente sobre cada um dos tópicos acima. Acompanhe.

Não invente moda – Fazer o básico é melhor do que não fazer nada

O primeiro critério a se considerar para fazer um bom treino em casa, é simples: não invente moda! Não é preciso querer reinventar a roda para ter bons resultados com seus treinos. Tudo que você precisa fazer, é construir um ritmo de acordo com suas necessidades e possibilidades.

E o que isto significa na prática? Significa que não há problema de você começar devagar. E, se você já treina pesado em alguma academia e agora precisa treinar em casa, você também não precisa “simular” a academia na sua casa. Afinal, você não terá equipamentos, ergonomia e a segurança que uma academia oferece para treinar de forma mais intensa.

E para quem sente-se desmotivo para treinar em casa, achando que os resultados não virão, saiba que isto não é verdade. Por isso, treine em casa com o princípio inicial de movimentar o corpo e não deixá-lo sedentário. Depois almeje objetivos maiores. Um passo de cada vez, ok?

treino em casa
Rapaz treinando em casa – Foto: Freepik

Siga indicações de seu instrutor da academia

Se você já treina em alguma academia e agora, por algum motivo, precisa treinar em casa, não deixe de seguir as recomendações de seu instrutor. A motivação para treinar torna-se maior quando você tem alguém acompanhando sua evolução. Além de que você tende a fazer treinos de forma mais ordenada e menos “imaginativa”.

Lembre-se que, antes de fazer um treino de qualquer jeito, é preciso fazê-lo certo. Ou seja, um movimento que você fazia de uma forma, pode ter um efeito extremamente melhor com poucos ajustes, se for o caso. Então, se você já treina em uma academia, peça instruções para seu tutor de como treinar em casa. E, se você não treina em academias, não deixe de consultar um instrutor para também lhe auxiliar com treinos em casa.

Respeite os limites do seu corpo – Não queira “compensar”

Esta frase muitas vezes soa como negativa na cabeça das pessoas. Mas, respeitar os limites do seu corpo é fundamental para ter bons resultados no médio e longo prazo, que é o que realmente traz saúde para nosso corpo. Há quem queira perder a gordura acumulada de 20 anos no corpo, em 1 mês de treinos. E há quem queira “compensar” uma semana sem treinos em um treino ultra pesado e corrido.

Isso não funciona. Na verdade, isso atrapalha. Pelo simples fato de que quando você vai ao extremo de uma única vez, a mente tende a criar empecilhos para os próximos treinos. Então, vá aos poucos. Se faltou ao treino na academia, não queria compensar 100% em casa. Treine em casa sim caso tenha faltado. Mas como uma forma de movimentar o corpo, não de recuperar o treino perdido.

treino em casa
Mãe e filha treinando em casa – Foto: Freepik

Use tênis e evite lesões no joelho

Usar tênis é fundamental. E isto é algo que talvez passe despercebido ou soe como desnecessário por quem está em casa. Mas a verdade é que o tênis possui uma função extremamente importante no corpo, que é proteger o joelho e os músculos dos impactos sofridos durante uma prática física.

Então, mesmo que você esteja fazendo treinamentos caseiros, use tênis. Isto ajudará a amortecer impactos de pulos, de corridas e também oferecerá conforto para o treino ficar mais prático. Treinar descalço, por exemplo, é extremamente difícil. Nós não temos uma boa estrutura na sola do pé para aguentar impactos. E o tênis ajuda muito a tornar as coisas minimamente mais fáceis.

Veja aqui os melhores tênis para corrida.

O seu corpo será o peso principal

Quando treinamos em casa, a não ser que tenhamos halteres ou outros equipamentos básicos, nosso corpo torna-se o peso principal. E o que isto quer dizer? Que, se você treinava em academias anteriormente com pesos avulsos, treinar em casa pode exigir mais do seu corpo. Afinal, muitas vezes o peso avulso pode não chegar perto do peso do corpo em si.

Então, se você ainda é iniciante, sempre considere este aspecto: o peso do corpo precisa ser respeitado! Forçar demais alguma posição, movimento ou exercício em si pode causar lesões sérias em regiões complicadas, como por exemplo, a coluna.

treino em casa
Mulher fazendo um treino em casa – Foto: Freepik

O que evitar em um treino em casa?

Já entendemos que um bom treino em casa pode fazer a diferença positiva no seu dia a dia. Ou seja, pelo simples fato de evitar o sedentarismo e movimentar o corpo, você já pode sentir resultados positivos.

Mas, é preciso evitar situações que possam ser perigosas. Como você já sabe, sua casa não é sua academia. É claro que em alguns casos pode ser (você pode ter comprado equipamentos e montado). Mas, na grande maioria das vezes, não temos suporte técnico para realizar alguns treinos que na academia tornam-se simples.

Você até pode improvisar halteres ou até mesmo um supino. Mas a ergonomia dos equipamentos da academia é feita pensada no peso que determinado corpo pode levantar. Já a poltrona ou estofado da sua casa, não.

Entenda a seguir alguns critérios para evitar durante treinos caseiros.

  1. Cuidado ao usar móveis como suporte ou estrutura;
  2. Cuidado ao forçar sua coluna – Os aparelhos da academia possuem ergonomia;
  3. Evite treinar próximo de móveis;
  4. Treine em casa para movimentar o corpo;

Cuidado ao usar móveis como suporte ou estrutura

O primeiro ponto, então, é cuidar com o uso de móveis da sua casa. Muitas vezes eles acabam virando suporte ou estrutura para realizarmos uma posição ou um treino em si. A criatividade, neste caso, pode ter um preço. Afinal, basta pensarmos que o móvel em si não foi feito para ser suporte de treino.

Por mais que ele seja prático neste momento para esta função, sempre redobre a atenção e não deposite 100% da sua confiança de que uma cadeira ou mesa possam suportar seu peso ou toda sua força, ok?

academia caseira
Menina treinando em casa – Foto: Freepik

Cuidado ao forçar sua coluna – Os aparelhos da academia possuem ergonomia

Conforme já mencionamos durante boa parte do texto, é importantíssimo que você nunca esqueça que os aparelhos da academia possuem ergonomia. Ou seja, eles são feitos não só para se adaptarem ao seu corpo, mas são feitos para se adaptarem ao seu corpo em movimentos de força!

Então, simplesmente fazer o mesmo exercício, com os mesmos pesos da academia em um estofado convencional ou uma poltrona, pode não ser positivo. Uma simples torção ou estiramento muscular pode fazer com que você tenha que deixar os treinos de lado por um bom tempo. Por isso, cuidado!

Veja aqui o que é alongamento e como isso é importante para seu corpo.

Evite treinar próximo de móveis

Esta dica está relacionada aos cuidados básicos com a dica anterior. Além de tomar todos os cuidados ao subir ou se pendurar em móveis, evitar o treino ao lado deles é tão importante quanto. Afinal, imagine que você esteja pulando cordas e, de repente, a corda engata na televisão que está pendurada na parede. Bom, o estrago está feito.

Por isso, antes mesmo de simplesmente sair fazendo qualquer movimento mais abrupto dentro de casa, é preciso também analisar o local e fazer as medições (nem que sejam mentais).

Treine em casa para movimentar o corpo

E por último, talvez a dica mais importante: se você busca treinar em casa como forma de se tornar extremamente musculoso em poucos dias ou emagrecer 20 quilos em 1 semana, cuidado. Estes extremos podem fazer não só você desistir logo no início, mas também, podem causar lesões desnecessárias.

Então, faça um bom treino em casa sim. Mas, faça-o para movimentar o corpo. Não para fazer performances incríveis.

The post Treino em Casa – O que fazer e o que evitar appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Treino em Casa – O que fazer e o que evitar publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 22 de abril de 2020

Academia na Quarentena – O que considerar?

Ir na academia na quarentena não é a melhor das recomendações. Por mais que elas estejam abertas e funcionando, não significa que você deva ir. E, ao mesmo tempo, não significa que se você for, não deve se cuidar.

O problema que estamos enfrentando neste momento, é grave. Simplesmente pelo fato de ser invisível, não significa que não existe. E justamente por isso, você precisa não só se cuidar, como também, cuidar dos outros.

Já escrevemos aqui como fazer exercícios na quarentena. Você pode usar sua própria casa para isso. Basta um tapete no chão, uma musiquinha para motivação e um espaço para que você possa fazer seus treinos.

Esta ainda é a melhor das recomendações. Mas, se mesmo assim você decidir ir até sua academia, daremos algumas dicas práticas e úteis para manter a segurança e saúde. Vamos lá?

academia na quarentena
Mulher fazendo treino protegida durante a quarentena – Foto: Freepik

Academia na quarentena – Ir ou não ir?

Esta é a dúvida que circunda muita gente. A verdade é que cada um é dono do seu próprio destino. Porém, muitas vezes isto pode interferir diretamente na saúde e segurança do próximo.

Neste caso específico que estamos vivendo, o vírus não escolhe a quem irá infectar. E uma pessoa saudável pode estar infectada e não saber. O que é um perigo, pois ela poderá sentir-se bem, sair de casa e, mesmo assim, infectar outras pessoas.

E como você bem sabe, as academias são ambientes em que fluídos corporais mais são exalados. Seja pelo suor, seja pela respiração acelerada ou mesmo pela fala. Então, tomar os cuidados devidos para poder se exercitar é muito importante. Veja abaixo algumas dicas.

O bom senso é o que conta – Vá em horários alternativos

O primeiro passo, obviamente, é ter bom senso. O vírus existe. E você precisa aceitar isso, se cuidar e cuidar do próximo. Por isso, evite horários “nobres”. Se possível, vá treinar em horários alternativos. Quanto menos pessoas na academia, melhor.

É muito provável, inclusive, que o próprio estabelecimento crie regras de entrada e saída de alunos. Quanto mais controlado o ambiente for, melhor. Veja aqui algumas dicas de motivação na academia para não perder o foco durante a quarentena.

academia na quarentena
Garota treinando durante a quarentena – Foto: Freepik

Cuide-se e cuide dos outros: utilize máscara e luvas

Usar luvas e máscaras é essencial. Este tipo de equipamento de proteção não é 100% seguro, mas ajuda a conter uma boa parte da propagação do vírus. Ou seja, tudo que você puder fazer para evitar o contágio e a proliferação, faça. Mesmo que isso signifique um resultado pequeno na prática.

Exija álcool gel para limpeza dos equipamentos – ou leve o seu próprio

A academia precisa ter álcool em gel. Caso contrário, este não é um ambiente propício para você estar. Então, antes dos treinos, exija uma garrafinha para poder passar nas mãos após cada exercício. E também, é fundamental a academia ter álcool para poder limpar os equipamentos após cada uso. Manter a higiene é importante.

Se a academia não tiver, uma dica é levar o seu próprio frasco de álcool gel. Quanto mais protegido e precavido você estiver, melhor.

academia na quarentena
Garota treinando durante a quarentena – Foto: Freepik

Mantenha distância de outros alunos e não compartilhe equipamentos simultaneamente

E por último, mantenha distância das pessoas. Caso você não possa ir em um horário alternativo, em que não há muita gente, evite o contato próximo e a divisão de aparelhos simultaneamente.

Isto não só dificultará a propagação do vírus, como criará um ambiente psicologicamente mais tranquilo.

Mas, novamente: se possível, treine em casa. Evite ir para academia na quarentena e encontrar multidões. Uma boa dica de treino, é o treino HIIT. Ele é curto e pode ser feito sem muita estrutura profissional.

Cuide-se!

The post Academia na Quarentena – O que considerar? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Academia na Quarentena – O que considerar? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 15 de abril de 2020

Treino Abdominal – Emagrece? Qual a função no corpo?

Um bom treino abdominal não é aquele que você faz sem parar até se esgotar. Porém, ao mesmo tempo, também não é aquele que você faz uma série hoje, outra daqui a dois dias, e espera ter resultado. O treino abdominal deve ser levado a sério tanto quanto qualquer outro exercício de musculação.

Muitas vezes estes treinos acabam ficando para o fim da sessão. E isto causa uma falsa impressão de que ele são menos importantes. O que não é verdade. Afinal, além de ajudar a definir a barriga e a cintura, este tipo de treinamento ajuda o corpo a ficar muito mais fortalecido para aguentar outros tipos de cargas e treinos.

É tudo uma questão de processos: um treino precisa do outro para que no fim, você possa colher os resultados que tanto busca. E por isso, falaremos mais sobre os exercícios abdominais e como você deve enxergá-los no dia a dia.

treino abdominal
Treino de abdominal. Foto: Freepik

Treino Abdominal – Ele realmente emagrece?

Esta é uma das perguntas mais recorrentes de praticantes de academia. Será que o treino abdominal realmente emagrece? Algumas pessoas se perguntam se treinos de musculação emagrecem ou até mesmo se academia emagrece, o que nos faz entender que há uma falsa impressão de que somente treinos aeróbicos (corridas, caminhadas, bike) emagrecem.

E não é verdade. O abdominal pode sim ajudar na perda de peso. Ele só não é o exercício mais indicado para isso. Existem outros que vão te ajudar muito mais. Mas, como forma de complemento e fortalecimento da região, o seu professor de educação física ou instrutor da academia podem sugerir que você faça algumas boas sessões durante os treinos.

treino abdominal
Mulher fazendo abdominais. Foto: Freepik

Qual a função do abdominal no corpo?

O abdominal é um exercício extremamente fortalecedor. Ou seja, os efeitos no corpo são muito positivos, desde que feitos da forma certa. E quando falamos em “forma certa”, é importante entender que não existe fórmula nem segredo. Tudo vai depender do seu corpo, de seu preparo físico e estágio na academia.

O professor de educação física irá coordenar e orientar o seu treino de acordo com o seu corpo. Por isso, nunca hesite em pedir ajuda e orientação. Treinar sozinho pode ser prejudicial para sua saúde, caso você não entenda do assunto.

Além de ajudar a definir sua cintura e criar aquele famoso “tanquinho”, o abdominal também fortalece a região abdominal. E isto é ótimo para que você consiga superar cargas e desafios maiores durante sua sessão de treinos.

Quais os tipos de abdominais que você pode fazer?

Existem muitos tipos de abdominais. E todos eles tem relação direta com o seu corpo. Vamos falar de três tipos, que são:

  • Supra: Deitado com a barriga para cima, pernas elevadas, joelhos flexionados, pés junto.
  • Oblíqua: Deitado com a barriga para cima, mãos atrás da cabeça, joelhos flexionados.
  • Profunda: Barria para baixo com os ombros e cotovelos flexionados (prancha).
treino abdominal
Mulher treinando abdominal prancha. Foto: Freepik

A alimentação é fator fundamental para um bom treino

E por último, a alimentação. Você poderá fazer o treino que for, mais pesado que for. Mas, se não houver uma combinação de alimentação, dificilmente você terá resultados positivos. Por isso, procure ajuda nutricional para elaboração de um cardápio de acordo com suas necessidades de vitaminas, proteínas, carboidratos e treinos.

Lembre-se sempre que não existe “receita pronta” quando o assunto é treinamentos. Esta é uma metáfora que se encaixa inclusive na alimentação. Desta forma, não compre receitas prontas ou faça dietas radicais que não tenham nenhum tipo de apoio nutricional. O seu corpo é uma máquina que precisa estar com todas as peças, fluídos e combustíveis em dia!

The post Treino Abdominal – Emagrece? Qual a função no corpo? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Treino Abdominal – Emagrece? Qual a função no corpo? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



domingo, 12 de abril de 2020

O que é Pilates? Vale à pena fazer?

Você sabe o que é Pilates? Certamente já ouviu falar desta expressão em algum momento da sua vida. Principalmente se você é iniciante ou está iniciando agora a sua caminhada em direção a uma vida mais saudável e menos sedentária.

A verdade é que o Pilates é um exercício que está vinculado a diversos fatores de melhorias no nosso corpo. Desde o condicionamento físico, até situações de equilíbrio mental. Mas, não é somente isso. E para entender tudo sobre o assunto, elaboramos um guia básico para que você se informe antes de começar o seu projeto.

Acompanhe!

o que é pilates
Prática de pilates – Foto: Freepik

O que é pilates?

Para entender o que é pilates é muito simples. Basta que que você associe a atividade com outra atividade física qualquer. Mas, é importante dizer: não existe qualquer semelhança entre o pilates e outras atividades. O ponto que queremos chegar, é que o pilates nada mais é do que uma forma de movimentar o corpo e, de fato, praticar exercícios!

Ou seja, é um exercício leve, prático, que pode ser feito por diversos perfis de pessoas (desde idosos, até atletas profissionais). E isto é realmente incrível!

O pilates em si é uma ferramenta fantástica e que pode colaborar com muitas situações da nossa vida. Principalmente situações relacionadas ao aumento da qualidade de vida e da saúde física e mental. Sim, a saúde mental é uma das mais privilegiadas quando a prática de pilates está em um nível de boa intensidade e regularidade!

Mas, além disso, outros pontos também podem e devem ser considerados a respeito da atividade. Continue lendo para entender.

Leia depois: O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui

moça se exercitando
Treino de pilates – Foto: Freepik

Pilates pode ser usado para emagrecimento?

Sim. O pilates ajuda emagrecer. Afinal, ele é uma atividade física como qualquer outra. E isto, por si só, já garante muita qualidade e equilíbrio no seu processo de emagrecimento. Porém, não espere que os resultados apareçam do dia para a noite, ok? O pilates é incrível, mas assim como qualquer outra atividade, é fundamental considerar o longo prazo para colher os melhores frutos.

o que é pilates
Mulher treinando pilates – Foto: Freepik

Quais tipos de pessoas podem praticar pilates?

Diversos tipos de pessoas podem praticar o pilates. E este é um dos fatores mais incríveis da atividade, pois garante que muitas pessoas possam aderir um exercício físico no dia a dia. E, como você sabe, a importância de sair do sedentarismo e praticar uma atividade é muito grande. Faz bem para tudo e mantém a sua saúde em dia!

Quais os principais benefícios do pilates?

Agora que você já sabe o que é pilates, vamos entender um pouco melhor os seus benefícios? Separamos uma lista com alguns dos principais. Veja só.

o que é pilates
Treinando pilates – Foto: Freepik
  • Aumento da resistência do corpo e da mente;
  • Mais flexibilidade;
  • Melhor condicionamento respiratório;
  • Melhora a postura e a musculatura;

Muito legal, não é mesmo? O pilates é de fato um dos exercícios mais incríveis que um ser humano pode praticar, pois ele possui adesão, flexibilidade e praticidade! Pratique pilates com orientação de seu médico ou profissional de educação física e cuide-se!

Leia também: Como emagrecer com posturas de yoga em casa

The post O que é Pilates? Vale à pena fazer? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

O que é Pilates? Vale à pena fazer? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pilates Emagrece? Saiba mais sobre esta atividade

Será que pilates emagrece? Bom, esta é uma dúvida que ronda a maioria das pessoas que busca uma atividade física para o dia a dia. E, como você sabe, nem sempre esta busca é fácil, pois nem todas as pessoas são iguais. Ou seja, nem todos os exercícios são para todas as pessoas.

E o pilates entra justamente neste meio termo. Pois com o profissional certo e um acompanhamento adequado, pode-se fazer adaptações que o corpo precisa. E, assim, o pilates acaba atraindo muitas pessoas.

E, se o seu objetivo é emagrecer com saúde e com um exercício que você realmente goste, fique aqui que iremos entender tudo sobre o potencial que o pilates pode oferecer para você atingir suas metas.

Acompanhe!

pilates emagrece
Foto: Freepik

Pilates emagrece? Vamos entender um pouco mais sobre a atividade

Pilates emagrece? A resposta é simples e direta: sim, pilates emagrece. E emagrece muito! E isto, por si só, já é uma excelente notícia para quem está buscando uma atividade física que possa trabalhar diversas partes do corpo e mente.

O pilates emagrece justamente pelos excelentes benefícios que ele traz para o corpo. Afinal, como você sabe, emagrecimento é um processo. E este processo é, na verdade, uma junção de diversas fases e diversas áreas do corpo.

Veja alguns motivos pelos quais o pilates faz você emagrecer:

  • Melhora seu condicionamento físico;
  • Melhora a saúde mental;
  • Melhora os desvios de postura;
  • A coordenação motora é aprimorada;
  • Dores musculares são aliviadas;
  • Melhora a drenagem linfática;
  • Previne lesões de forma geral;

Interessante, não é mesmo? Pois bem, todos estes benefícios possuem uma ligação direta com o emagrecimento saudável. Afinal, sabemos que não basta simplesmente “parar de comer”, como algumas dietas radicais indicam por aí.

Assim sendo, falaremos um pouco mais sobre alguns dos pontos acima a partir de agora para que você entenda mais como o pilates pode ajudar a emagrecer.

Acompanhe!

pilates emagrece
Foto: Freepik

Como o pilates ajuda a emagrecer?

Bom, que pilates emagrece, você já sabe. E esta é uma boa notícia para quem está buscando uma atividade prazerosa, diferente e diversificada. Afinal, emagrecer com saúde, além de essencial, faz muito bem para nossa mente. Pois estaremos condicionados a entender que estamos semeando saúde para colher no médio e longo prazo.

Lembre-se: tudo que vem rápido, pode ir rápido. Por isso, para perder gordura localizada com saúde ou emagrecer de forma geral, entenda que há um processo. E este processo envolve os seguintes tópicos que, de alguma forma, você poderá encontrar no pilates. Acompanhe.

O trabalho de diversos grupos musculares

O pilates trabalha diversos grupos musculares. E isto, por si só, já é uma vantagem competitiva com alguma outra atividade que trabalha regiões específicas, como a musculação, por exemplo. Veja bem: não estamos dizendo que musculação é ruim, ok? Ela apenas é diferente e trabalha regiões específicas do corpo.

Quando você trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo, o corpo tende a gastar uma energia maior para manter estes músculos ativos. E isto, consequentemente, faz com que você emagreça dentro de um determinado período de tempo.

pilates emagrece
Foto: Freepik

Ajuda no sistema respiratório e aumento da flexibilidade

O pilates ajuda o sistema respiratório a ser mais leve e limpo. O que facilita muito alguns aspectos do seu corpo, uma vez que quanto mais regulado for seu sistema respiratório, mais você poderá praticar exercícios. E, claro, pode ir aumentando a intensidade aos poucos.

Além disso, sua flexibilidade também é melhorada de forma exponencial. O pilates ajuda muito neste aspecto, pois trabalha os músculos de forma que seu corpo tenha cada vez mais poderio prático. O que no longo prazo também significa mais intensidade, mais exercícios e mais resultados.

Consegue perceber como é uma cadeia de elementos que faz você emagrecer?

Fortalecimento muscular de forma geral

O fortalecimento muscular é outro aspecto importante que o pilates pode oferecer. E isto também está completamente ligado ao emagrecimento. Afinal, quanto mais forte forem os seus músculos, mais poder de treino você terá. Uma coisa leva a outra e, desta forma, você tem mais possibilidades de alcançar seu objetivo de emagrecimento saudável.

Por exemplo, os exercícios aeróbicos são os mais indicados para perder gordura, certo? Bom, o que é preciso para conseguir render em exercícios aeróbicos? Exatamente: resistência, força e condicionamento. E tudo isso, você encontra no pilates.

pilates emagrece
Foto: Freepik

Melhoria do condicionamento físico

O pilates emagrece e isto é um fato. Mas, ele não emagrece por si só. E sim, através de uma cadeia de acontecimentos e situações que o corpo é proporcionado. E, conforme falamos anteriormente, é justamente esta cadeia de eventos que faz com que o corpo possa desempenhar seu papel de acordo com seu metabolismo, resistência e saúde.

E o condicionamento físico faz parte de tudo isso. Quanto mais condicionado for seu corpo, mais ele poderá render em exercícios. Por isso, nunca descarte as atividades que são a ponte para você chegar nos seus resultados. Para emagrecer, você não pode simplesmente deixar de comer e praticar exercícios extremos. É preciso construir tudo isso.

E o pilates pode ser seu maior aliado neste aspecto!

Cuide-se.

The post Pilates Emagrece? Saiba mais sobre esta atividade appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Pilates Emagrece? Saiba mais sobre esta atividade publicado primeiro em https://malharbem.com.br



terça-feira, 7 de abril de 2020

Exercícios na quarentena: Como fazer com segurança

Fazer exercícios na quarentena é muito importante para manter o corpo em movimento e a saúde física e mental. Afinal, em meio às pressões que as questões sociais envolvidas com a pandemia podem estar desencadeando, muitas angústias podem surgir. E para driblar algumas delas, os exercícios físicos podem ser uma ótima pedida.

Dessa maneira, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto para assim aproveitar o seu tempo de uma forma mais saudável e eficiente. Acompanhe a seguir:

exercícios na quarentena
Mulher em posição de prancha alta treinando em casa. Foto: Freepik

Como fazer exercícios na quarentena com segurança?

Abaixo apontamos 7 dicas de como fazer exercícios na quarentena com segurança, evitando que haja lesões e que você fique “parado” demais durante o isolamento social.

1- Converse com um profissional de confiança

Antes de qualquer coisa, é muito importante que se você já ia à alguma academia, ou se já tinha contato com algum profissional, você mantenha este vínculo. Tendo em vista que praticar exercícios em demasia, e por si só, pode ser perigoso, conversar com um profissional da área é muito importante.

Para isso, aposte em vídeos chamadas, por exemplo, caso tenha dúvidas sobre alguns movimentos que possa fazer em casa. E sempre que tiver qualquer questionamento, procure o profissional para sanar os mesmos e assim garantir uma prática saudável.

Leia também: Hidroginástica Emagrece? Saiba Aqui

2- Prepare um espaço adequado

O segundo ponto que deve ser levado em conta durante os exercícios na quarentena é com relação ao espaço que você utilizará para tal atividade. É imprescindível que haja uma amplitude adequada, que permita os movimentos sem o risco de acidente, como bater em móveis, por exemplo.

Além disso, procure utilizar colchonetes para exercícios no chão, garantindo o conforto durante a prática e, inclusive, a sua segurança.

3- Não se aventure em novas modalidades

Uma coisa é certa: quando estamos longe de um profissional da Educação Física, fica inviável se aventurar em novas modalidades. Isso porque você poderá estar expondo o seu corpo a novos movimentos que, caso você não tenha prática, poderá executar de modo errôneo, desencadeando lesões.

exercícios na quarentena
Pai e filha fazendo exercícios em casa. Foto: Freepik

Portanto, neste momento, aposte em exercícios que você já conhece e já praticou na academia. Assim, os riscos de lesões são menores.

Leia também: Corpo todo: Exercícios rápidos pra fazer em casa

4- A intensidade deve ser adequada à sua rotina

Outro cuidado importante e que não pode ser deixado de lado durante este período, é com relação à intensidade que você irá dispor em cada exercício. Afinal, não dá para simplesmente aumentar a carga ou o número de séries de uma atividade, da noite para o dia, apenas porque você tem mais tempo para praticar, não é mesmo?

Além disso, se você não costumava praticar muitos exercícios com regularidade, é interessante começar devagar. Não tente, apenas por ter tempo, investir em exercícios muito intensos, longos e pesados. Visto que isso poderá desencadear apenas muitas dores no seu corpo, além de possíveis lesões.

5- Prepare-se como se fosse até à academia

Quanto ao emocional, não podemos deixar de citar a importância de condicionar, de certo modo, a sua mente. Não estamos falando de manipular o que você vai pensar, ou não. Mas sim, sabemos que exercícios em casa podem não ser tão estimulantes e atraentes, não é mesmo?

Por isso, uma via que costuma gerar bons resultados é a de você se preparar e se arrumar como se fosse ir na sua academia. Isto é, vista a roupa adequada, amarre o cabelo, coloque o seu tênis, prepare sua garrafinha de água, etc. Assim você estará condicionando a sua mente de que é o momento do exercício.

exercícios na quarentena
Mulher em posição de prancha fazendo exercício em casa. Foto: Freepik

E ao ter este condicionamento, você eleva a motivação para a prática.

Leia mais: Motivação na Academia – Como se motivar? Como não desistir?

6- Mantenha um bom suporte emocional

Manter um suporte emocional é igualmente importante a motivação gerada por preparar-se para o treino. Para isso, é imprescindível que você mantenha um contato social, mesmo que seja sem sair de casa.

Perder o contato com os seus colegas de academia pode ser um tanto frustrante. Até mesmo a perda de contato com o seu professor pode gerar certa frustração. Por isso, conversar com as pessoas, por chamadas de áudio ou vídeo, ou até mesmo mensagens no WhatsApp é essencial.

Visto que a sua rotina pode ter mudado da noite para o dia, é preciso contornar a situação com medidas que minimizem os impactos sociais e psicológicos gerados por esse episódio. E o suporte emocional se dá por manter o contato com as pessoas queridas, de uma forma ou de outra.

Afinal, sem este suporte, a depressão pode aparecer mais tarde. E com ela desmotivações diante dos exercícios e dos cuidados com a saúde no geral também podem surgir.

Mulher fazendo agachamento ao treinar em casa. Foto: Freepik

7- Crie um grupo com amigos para se motivarem

Por fim, procure apostar na criação de um grupo de amigos que se motivem para a prática de atividades físicas. Pois sabemos que os exercícios na quarentena podem ser vistos como um bom passatempo para quem gosta de se movimentar. Em contrapartida, quem busca sempre “fugir” da academia, pode ser um tanto desmotivante e desgastante.

Por isso, uma medida que pode ser interessante para o seu caso é a criação de um grupo de amigos focado nos exercícios. Você pode, inclusive, montar um grupo com toda a sua turma da academia. Ou então, pelo menos com as pessoas que você já tinha mais afinidade.

Vale ainda criar um horário para a prática de exercícios, com as pessoas que você mais tem vínculo. E assim, criar chamadas de vídeo para, todos juntos, praticarem as suas atividades.

É claro que você não precisa tornar o treino tão metódico, mas, momentos em grupo, pelo menos uma vez por semana, é capaz de manter a sua motivação em dia. Pois lembre-se: quando estamos com quem gostamos, desenvolvendo uma atividade que talvez não seja a mais legal para nós, tudo se torna mais leve, ok?

Mulher treinando na sala de casa. Foto: Freepik

Leia mais: O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui

Lembre-se que todos estão passando por isso

Diante da prática de exercícios na quarentena, muita gente que gostava de caminhar e correr na rua pode estar se sentindo “sufocado” e sobrecarregado de ficar dentro de casa. Entretanto, é adequado pensar que todos estão passando pela mesma situação.

Quando temos este senso de comunidade, a ansiedade diminui de certo modo. Afinal, ninguém gosta de se sentir sozinho, não é mesmo? Mas ao perceber que esta realidade está acontecendo com todos que gostamos e até com todos que nem se quer conhecemos, torna-se mais fácil seguir adiante.

Visto que, mesmo que estejamos cada um em uma casa, estamos todos juntos na mesma situação! Por isso, pratique seus exercícios, mantenha seus contatos sociais dentro do possível e garanta assim a sua saúde física e mental. Todos juntos venceremos este período difícil!

The post Exercícios na quarentena: Como fazer com segurança appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Exercícios na quarentena: Como fazer com segurança publicado primeiro em https://malharbem.com.br