terça-feira, 30 de junho de 2020

Marmita Fitness – Benefícios de Fazer e Cuidados

Fazer marmita fitness pode ser uma das “saídas” mais viáveis para quem busca objetivos de longo prazo na academia. Mas também, pode ser uma excelente alternativa para quem precisa trabalhar o dia inteiro e não tem tempo para preparar a própria comida, comer em casa ou mesmo não quer gastar com restaurantes. A bem da verdade é que preparar as marmitinhas, em ambos os casos, pode ser uma excelente ideia.

Mas, para isso, é fundamental que você também entenda um pouco mais sobre o tema. Afinal, simplesmente colocar uma porção de comida em um recipiente, não faz dele uma marmita fitness. Muito pelo contrário. Para ser fitness, palavra da moda, é importante seguir um cardápio propício e, acima de tudo, indicado para seu perfil e objetivos.

Por mais que fazer uma marmita fitness possa ser uma excelente ideia, nem sempre é fácil de prepará-la da forma certa. Pois, ao contrário do que muita gente pensa, há sim ali uma necessidade muito grande de dedicação para o preparo dos alimentos certos. E isto envolve profissionais de nutrição e, claro, sua vontade de cozinhar (ou pagar alguém para fazer por você).

Para desvendar este mundo, preparamos um texto-guia para você saber exatamente o que e como fazer. Vamos lá?

marmita fitness
Marmitas Fitness – Foto: Freepik

Marmita fitness – O que considerar para fazer?

Para começar a fazer sua marmita fitness de cada dia, separamos um guia para deixar todo este processo mais claro. Não é difícil. Mas, requer sim um pouco de trabalho e dedicação para que tudo saia conforme o planejado. Caso contrário, o processo pode se tornar muito mais incomodativo do que necessariamente útil.

Por exemplo, se você decidir que a partir de hoje você fará marmitas fitness, comece aos poucos. Não corte sua rotina pela raiz e do dia para a noite. Isto não fará bem para o seu psicológico e uma coisa que poderia ser boa, acaba se tornando ruim por conta do estresse que você pode passar. Falaremos mais disso a seguir.

Veja os principais pontos que devem ser considerados na hora de preparar uma marmita fitness:

  • Nunca descarte o auxílio profissional para montagem do cardápio;
  • Marmita fitness possibilita o equilíbrio e pesagem dos alimentos;
  • Variação é importante para não ficar monótono;
  • Escolha recipientes propícios – Cuidado com o plástico;
  • Pense nos alimentos frescos – Eles podem não ficar tão bons;
  • Experimente combinações diferentes de proteína e carboidrato;
  • Mude sua rotina aos poucos – Evite mudanças bruscas;

Entenderemos cada um destes passos de forma detalhada a partir de agora. Então, acompanhe o texto!

marmita fitness
Marmita Fitness – Foto: Freepik

Nunca descarte o auxílio profissional para montagem do cardápio

O primeiro passo para que você possa fazer uma boa marmita fitness é, sem dúvidas, considerar a ajuda de um profissional de nutrição. Somente este profissional poderá indicar quais os melhores meios de obter todas as vitaminas e nutrientes que seu corpo precisa. Principalmente se você está atrás de algum objetivo na academia.

Aliás, esta é uma ótima dica para quem está iniciando na musculação ou na academia de forma geral: cuide da sua alimentação! E não só com o objetivo de calcular milimetricamente quanto você come ou deixa de comer. Mas também, para oferecer ao corpo o que ele realmente precisa para que o treino tenha efetividade.

E para isso, não podemos, de jeito nenhum, abrir mão de alguém que entende do assunto. Principalmente pelo fator “individualidade”. Ou seja, nosso corpo é único, nosso perfil é único e nossos objetivos também são únicos. Por isso, as quantidades e as escolhas precisam ser de acordo com suas necessidades e não de acordo com uma necessidade “coletiva”, ok?

Por isso, suas marmitas fitness precisam ser feitas para você e para mais ninguém. O que contiver nelas ajudará seu corpo de alguma forma muito específica e pensada que, no longo prazo, fará total diferença positiva.

Marmita fitness possibilita o equilíbrio e pesagem dos alimentos

Um excelente benefício da marmita fitness, é pelo fator “dosagem”. Com ela, você pode saber exatamente o que você quer e precisa comer. É possível fazer a pesagem e a adição de alimentos de acordo com aquilo que seu corpo precisa para o dia de treino ou de descanso.

Além das quantidades, você ainda pode controlar o horário das refeições de forma extremamente acessível. Afinal, quem faz musculação ou outro tipo de treino sabe que, muitas vezes, é preciso comer um prato de arroz com ovo no meio da tarde ou da noite. É claro que muitas vezes é incômodo fazer. E as marmitas prontas, então, estarão a sua disposição para que sejam consumidas na hora certa!

Pode parecer ilusão, mas acredite: comer uma hora antes ou depois pode fazer toda diferença no organismo. E comer alguns gramas a mais ou a menos, também. Para quem busca o alto rendimento, principalmente. E, assim, a marmita fitness pode ser uma grande aliada!

marmita fitness
Marmita Fitness – Foto: Freepik

Variação é importante para não ficar monótono

Uma dica importante para montar sua marmita, é: varie! Dificilmente nosso corpo se acostuma com algo da noite para o dia. Ou seja, se você preparar suas marmitas todas iguais, todos os dias, as chances de você enjoar e desistir do projeto são realmente grandes.

Por isso, variar é tão importante. E nós sabemos: muitas vezes vai faltar a criatividade para variar e fazer algo diferente e que você tenha vontade de comer. Faz parte! E por isso, ter uma ajuda profissional é tão importante. Pois desta forma, você conseguirá fazer muitas receitas diferentes, mas nunca abrindo mão do que seu corpo precisa.

Quando estamos no meio de um processo fitness, muitas vezes as opções ficam, de fato, um pouco limitadas dentro de um espectro. Por isso, simplesmente comparar seus cardápios anteriores com as marmitas talvez não seja tão saudável mentalmente. Principalmente se você estiver no começo da jornada.

Nossa dica para vencer isso, é: equilíbrio! Mudar sua rotina bruscamente não fará bem para seu corpo e para sua saúde mental.

Escolha recipientes propícios – Cuidado com o plástico

Outro fator muito importante para que tudo saia conforme o planejado para o longo prazo, é escolher os recipientes certos. Mas, o que isto tem a ver com sua saúde? Tudo! Fazer marmita fitness em recipientes tóxicos pode ser muito maléfico.

Há plásticos que em contato com o calor, soltam diversos tipos de químicos que agridem nosso organismo. Neste caso, você até estaria “comendo certo” e de forma balanceada. Mas, estaria danificando seu corpo de forma indireta, através de um plástico de má qualidade.

Por isso, compre somente recipientes propícios para aquecimento. De preferência, de vidro, que possuem muito menos produtos químicos. Incluir hábitos saudáveis no cotidiano não é tão simples, pois é preciso pensar em tudo. Mas, está longe de ser impossível. Tudo é questão de criar rotina. Com o tempo, tudo ficará mais fácil.

comida saudável
Marmita Fitness – Foto: Freepik

Pense nos alimentos frescos – Eles podem não ficar tão bons

Uma dica muito importante para você que quer fazer marmita fitness, é pensar nos alimentos frescos. Muitas vezes em uma marmita feita muitos dias antes, estes alimentos tendem a perder o gosto e até a concentração nutricional. É o caso de alguns vegetais, por exemplo.

Então, tudo que você puder preparar na hora ou com um dia de antecedência, faça. As saladas principalmente. Elas são muito mais gostosas quando preparadas na hora, o que passa uma sensação de estarem fresquinhas, principalmente as folhas, como alface ou folhas de couve manteiga.

Lembre-se que quanto menos artifícios você der para o seu cérebro entender que esta rotina “não é boa”, melhor para condicioná-la e torná-la frequente. E a comida, obviamente, está diretamente ligada com isso. Se ela não for apetitosa, mesmo com fome, a tendência é haver uma desistência do projeto.

Veja também: Como não desistir da academia

Experimente combinações diferentes de proteína e carboidrato

Esta dica está muito relacionada com a questão da variação. Mas, neste caso, é uma variação de combinação. Por mais que determinado alimento seja repetitivo, o simples fato de combinar ele com outro alimento pode transformá-lo em “novo” para o nosso cérebro.

Por exemplo, se hoje você consumir peixe e arroz, amanhã tente consumir carne com arroz. Depois, peixe com batata. E assim sucessivamente, criando combinações diferentes mas com os mesmos ingredientes. Cada vez que você muda a receita, o mínimo que for, o cérebro recebe uma mensagem com o seguinte tom: “isto é novidade, vou querer”.

Este é um dos fatores mais importantes para levarmos em consideração. Afinal, nosso cérebro é responsável por inúmeros fatores (se não todos) da nossa vida. Agradá-lo nem sempre é fácil. Mas é possível.

Mude sua rotina aos poucos – Evite mudanças bruscas

E por fim, diga não as dietas radicais! Elas não ajudam em nada e você tende a criar dispositivos muito negativos na sua vida. Por exemplo, uma dieta radical que “faria” você emagrecer rapidamente pode falhar e você pode se frustrar, achando que nunca vai emagrecer. E mesmo que ela possa vir a funcionar, seu corpo pode sofrer impactos muito negativos de desequilíbrio nutricional.

Por isso, mudar sua rotina para algo mais saudável é fundamental. Mas, vá com calma. Mude aos poucos e vá se adaptando, com marmitas variadas e pensadas para o seu corpo e organismo.

The post Marmita Fitness – Benefícios de Fazer e Cuidados appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Marmita Fitness – Benefícios de Fazer e Cuidados publicado primeiro em https://malharbem.com.br



terça-feira, 23 de junho de 2020

Pão Low Carb – Benefícios e uma Receita Simples

Certamente você já ouviu falar de pão low carb, certo? Pois bem, este é um dos alimentos mais tradicionais da culinária de “baixo carboidrato”. Afinal, o pão é um alimento considerado essencial na vida do brasileiro. Por mais que o pão tradicional tenha diversos tipos de ingredientes maléficos para a saúde, há sim uma forma de substituí-lo por algo mais saudável.

O pão low carb é uma alternativa para quem está fazendo algum tipo de dieta para emagrecimento ou controle alimentício, em busca de uma rotina mais saudável, mas que não consegue abrir mão do pão tão facilmente. E nós sabemos o quanto isto pode ser difícil, principalmente no início da jornada.

Somos contra qualquer tipo de dieta radical do tipo que simplesmente elimina todos alimentos do cardápio para emagrecer com rapidez. Além de isso não ter efetividade, possui efeito contrário: faz mal!

Por isso, hoje entenderemos alguns dos principais benefícios do pão low carb e como ele pode se encaixar na sua rotina, sempre com acompanhamento de um profissional de nutrição, claro.

Acompanhe.

pão low carb
Pão low carb – Foto: Freepik

Pão low carb – Quais os benefícios?

O pão low carb traz uma série de benefícios para sua saúde, desde que utilizado da forma certa e com indicação de um profissional de saúde. E vale ressaltar justamente este quesito: jamais faça qualquer tipo de dieta por conta própria, ok? Sempre busque auxílio nutricional para que você tenha um cardápio balanceado e equilibrado.

Simplesmente cortar ou substituir alimentos do dia para a noite pode ser um erro muito grave. Principalmente quando isto for feito de forma radical ou sem compensações. Afinal, cada alimento fornece um tipo de nutriente ou vitamina diferente para o corpo. E desequilibrar isso pode deixar seu organismo uma “bagunça”.

Dito isso, podemos entender melhor os benefícios do pão low carb, que são basicamente os seguintes:

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Ajuda a saciar a fome;
  • Previne doenças e proporciona saúde;

Entenderemos cada item de forma detalhada a partir de agora. Vamos lá?

Auxilia no emagrecimento

O primeiro excelente benefício do pão low carb, é o auxílio no emagrecimento. Sim, este tipo de pão é um dos principais aliados neste processo. E não porque ele emagrece. Mas sim, porque ele ajuda a saciar a fome (falaremos disso adiante) e ajuda a saciar sua vontade de pão convencional. Ou seja, comer bem é também sinônimo de emagrecimento.

O low carb, na “tradução”, significa baixo carboidrato. E para quem já possui algum entendimento um pouco mais aprofundado sobre o tema, sabe que os carboidratos em exagero tem apenas uma função no organismo: estocar energia. E leia-se energia como gordura.

Com o passar do tempo, o consumo exagerado de carboidrato faz com que você engorde. Principalmente se não há nenhum tipo de atividade física sendo praticada.

Leia também: Emagrecer rápido é saudável? O que considerar para isso?

pão low carb
Pão low carb sendo preparado – Foto: Freepik

Ajuda a saciar a fome

Conforme já mencionamos anteriormente, o pão low carb ajuda você a saciar sua fome. E isto tem ligação direta com sua saúde e emagrecimento. Alimentos com ingredientes de potencial nutritivo baixo (como as farinhas de forma geral), fazem você sentir fome poucas horas depois de comer. Já alimentos com fibras mais nutritivas, fazem você sentir menos fome. E isto é ótimo, pois no longo prazo, você estará comendo menos, sem abrir mão da qualidade dos alimentos.

Este é um fator “indireto” do emagrecimento. Pois, simplesmente deixar de comer não é o caminho mais indicado para quem quer emagrecer. É preciso comer. Mas é preciso comer certo, nos momentos certos e, principalmente, nas quantidades certas.

Leia também: Como seguir uma dieta? Aprenda aqui

Previne doenças e proporciona saúde

E por fim, um dos melhores benefícios proporcionados pelo pão low carb: prevenção de doenças! Sim, os baixos níveis de carboidrato fazem com que você come somente o suficiente. Eliminando, assim, as chances de ter diabetes, aumentar os triglicerídeos e outros tipos de doenças relacionadas a gordura no sangue.

Receita simples de pão low carb

Até aqui, já entendemos uma série de benefícios deste tipo de pão com carboidratos baixos. Mas, e como você mesmo pode fazer na sua casa? Para te ajudar, separamos uma receita super simples e prática, que não levará mais de 15 minutos para ser feita. Então, papel e caneta na mão para anotar os ingredientes e o modo de fazer. Veja abaixo.

pão low carb
Pão low carb saindo do forno – Foto: Freepik

Os ingredientes são:

  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa (bem rasinha) de fermento químico em pó;
  • 3 colheres (sopa) de água;
  • 1 xícara de farinha de amêndoas;
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro;
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado;

Modo de preparo:

  1. Você vai começar batendo todos os ingredientes no liquidificador. Neste primeiro momento, deixe o fermento fora da mistura;
  2. Depois de bater tudo, acrescente o fermento e bata um pouco para que ele dissolva no restante da massa;
  3. Coloque toda a massa em um recipiente (de preferência, antiaderente) e untado;
  4. Agora basta levar o seu pão low carb para o forno, por cerca de 25 minutos em uma temperatura de 200 graus. Monitore o pão sempre, pois cada forno pode assar de um “jeito” diferente. O importante é tirar quando o pão estiver douradinho, ok?

Lembre-se sempre de manter uma dieta saudável. E isto não significa que você deve radicalizar e fazer loucuras nos alimentos. O pão low carb é uma ótima forma de saciar a fome sem acumular excessos de energia no corpo. Mas tudo isso não tem efeito positivo algum se você não contar com ajuda profissional de um nutricionista.

The post Pão Low Carb – Benefícios e uma Receita Simples appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Pão Low Carb – Benefícios e uma Receita Simples publicado primeiro em https://malharbem.com.br



domingo, 14 de junho de 2020

Emagrecer rápido é saudável? O que considerar para isso?

Muita gente quer emagrecer rápido. Afinal, seria incrível poder ter resultados da noite para o dia para algum projeto que temos em mente, não é mesmo? Porém, isto é muito difícil de acontecer no mundo real. Por mais que existam formas de emagrecer rapidamente, nenhuma delas é indicada por profissionais de saúde, pois é preciso desequilibrar inúmeras outras situações da vida para que os resultados sejam atingidos. O que afeta diretamente na saúde física e mental.

No texto de hoje, não vamos te mostrar o caminho ou a receita milagrosa que faz emagrecer rápido. Pelo contrário! Vamos te mostrar o quanto esta atitude pode ser desastrosa para sua saúde e, ao invés de emagrecer, contrair uma série de outras doenças crônicas ou lesões física pelo corpo.

Por isso, acompanhe o texto e saiba tudo sobre o tema!

emagrecer rápido
Emagrecimento – Foto: Freepik

Emagrecer rápido – Por que isso pode ser maléfico?

Emagrecer rápido pode até parecer possível. E por mais que até seja, saiba que existem muito mais malefícios para isso, do que benefícios. E para fazermos uma analogia simples, basta compararmos o emagrecimento causado por uma doença: ele é rápido, mas não necessariamente algo bom está acontecendo no corpo para que ele aconteça, certo?

Pois bem, com dietas radicas, cortes de alimentos ou de refeições do dia para a noite, podem até fazer você emagrecer. Mas não com saúde. E se o objetivo for ter alguns quilinhos a menos, você até conseguirá. Mas no médio e longo prazo, terá que se preocupar com uma série de outros problemas que esta medida aguda pode ter proporcionado.

Infelizmente, não há receita mágica, conforme mencionamos anteriormente. Emagrecer rápido todos aqueles quilos que você adquiriu durante uma vida inteira, não é um processo que deve ser feito do dia para a noite. O corpo precisa de cuidados e de equilíbrio. E este é o primeiro malefício que um emagrecimento rápido não traz: equilíbrio!

Vejamos alguns outros pontos importantes que devem ser considerados. Acompanhe.

Treinamentos errados e exagerados

Quando queremos algo “pra ontem”, geralmente passamos por cima de qualquer tipo de cuidado ou preparo. Afinal, estamos abrindo mão de uma série de situações que precisariam ser consideradas. No caso do emagrecimento rápido, isto acontece com os treinamentos. Para resultados imediatistas, precisamos pagar um preço. E neste caso, treinar ao extremo e desgastar o corpo além do limite acaba sendo uma opção inevitável.

E isto é terrível. Pois precisamos do nosso corpo em dia e com energia para continuarmos treinando com qualidade e segurança. Logo, uma carga de exercícios além do que podemos suportar, pode não só machucar, mas também, criar resistência mental para continuar treinando.

Veja aqui como evitar lesões na academia.

comidas que engordam
Mesa repleta de comida – Foto: Freepik

Dietas radicais que podem desencadear outros problemas

Para um resultado radical, é preciso também tomar atitudes radicais. E uma das mais comuns atitudes tomadas por pessoas que buscam emagrecimento rápido, é justamente as famosas dietas radicais. Seja cortar a alimentação e comer pouquíssimo ou seja tomar chás ou remédios que “ajudam” neste processo.

O fato é que as dietas radicais são completamente inviáveis para quem busca emagrecer com saúde. Pois o nosso corpo, querendo ou não, também precisa dos alimentos que nos fazem engordar. Quando você abre mão de algum carboidrato ou proteína sem ter conhecimento técnico sobre o assunto, está desequilibrando uma série de funções no corpo e precisa repor, de alguma forma, estes elementos.

Os alimentos não se tratam apenas dos “que engordam” e dos “que não engordam”. Eles são complexos e o nosso organismo trabalha de uma forma a aproveitar o máximo possível de cada item que entrar para o processo digestivo. E os excessos, obviamente, viram estoques de gordura.

Falta de acompanhamento profissional

A falta de acompanhamento profissional está entre os fatores mais determinantes para emagrecer sem saúde. Ou seja, quando você opta pelas famosas dietas radicais, treinos intensos ou qualquer outro tipo de atitude que desequilibre o funcionamento correto do seu corpo. Por isso, nunca abra mão de nutricionistas e profissionais de educação física para guiar e liderar os seus treinos. Eles são fundamentais.

Com estes profissionais, você poderá emagrecer com saúde, segurança e no tempo do seu corpo, sem fazê-lo “se machucar” interna e externamente. E por falar em machucar, este é nosso próximo tópico, onde falaremos sobre as lesões que um treino excessivo pode gerar e o quanto isso vai fazer seu emagrecimento demorar ainda mais.

emagrecer rápido
Medindo a cintura – Foto: Freepik

Lesões constantes e complexas

Quando treinamos sem parâmetros ou sem nenhum tipo de alinhamento, só há um caminho inevitável: as lesões. E quando começamos a nos lesionar, as chances de emagrecer com muito mais dificuldade aumentam e muito! Uma lesão muscular, por exemplo, pode fazer com que você tenha que ficar sem treinar durante muito tempo. Logo, o emagrecimento será comprometido.

E quando voltar a treinar, pode ser que isto aconteça com limitações. Ou seja, se antes você conseguia correr 20 minutos na esteira, uma lesão pode fazer você ter que diminuir o ritmo por um tempo, até que o corpo volte a ter a mesma capacidade de antes. Por isso, mais uma vez: exagerar não é o caminho. É preciso de equilíbrio para que no médio e longo prazo, os resultados apareçam de forma duradoura e saudável.

Saiba como lidar com lesões no treino.

Frustrações e comprometimento da saúde mental

E por fim, as frustrações começam a aparecer. Afinal, se você estimava emagrecer muitos quilos em poucos dias e não conseguiu, certamente haverá sensações negativas. E isto é uma porta de entrada para a desistência. Por isso, lembre-se: quanto mais equilibrado for seu treino e seu objetivo, mais saudável será alcançá-lo. E, claro, mais duradouro ele será!

Bons treinos e boa sorte!

The post Emagrecer rápido é saudável? O que considerar para isso? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Emagrecer rápido é saudável? O que considerar para isso? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



quarta-feira, 3 de junho de 2020

Treinar no Inverno faz bem? É vantajoso?

Será que treinar no inverno faz bem? Está é uma das dúvidas mais importantes de quem se preocupa com a própria saúde. Afinal, o inverno é também ambiente de muitos tipos de acometimentos, como gripes e resfriados. Logo, treinar de forma intensa e sem tomar os devidos cuidados, pode resultar em desgaste físico e também imunológico.

Por isso, nossa primeira dica é: sempre treine com supervisão e aconselhamento de um médico e profissional de educação física. Somente eles serão aptos a indicar os melhores treinos para cada momento da sua vida. Pois, como você sabe, não há “receita mágica” para o melhor treino nem para a melhor dieta. Mas sim, há um estudo sobre o seu corpo e suas necessidades em cada estação do ano.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o texto!

treinar no inverno faz bem
Correndo no inverno – Foto: Freepik

Treinar no Inverno faz bem para saúde?

Entender se treinar no inverno faz bem para saúde ou não é muito mais uma questão de momento, do que qualquer outra coisa. Afinal, sabemos que exercícios físicos fazem bem para saúde de inúmeras maneiras, desde que você respeite o seu corpo e seus limites. No entanto, o inverno muitas vezes traz condições que precisam ser consideradas na hora de fazer uma corrida ou levantar um supino.

Por exemplo, para algumas pessoas, o inverno pode ser um momento em que a respiração fica um pouco mais pesada. Logo, é preciso considerar este aspecto na hora de treinar, nunca descartando o que seu corpo está sentindo. Agora, para outras pessoas, pode ser que não haja sintoma diferente nenhum. Então, nossa dica é: ouça seu corpo nesta época do ano e adapte seu treino de acordo com ela.

O inverno é um período em que os músculos de maneira geral, ficam mais contraídos. Logo, é importante que você faça alongamentos e se aqueça de uma forma que eles esquentem. Isto é fundamental para evitar lesões, ok?

Vejamos agora algumas vantagens de treinar no inverno.

Vantagens de treinar no inverno

Para entender se treinar no inverno faz bem para saúde, precisamos também entender as vantagens e os benefícios desta prática, não é mesmo? Afinal, nós já sabemos que treinar, de fato, é uma prática saudável. Mas cada estação, possui peculiaridades e características próprias, o que faz com que o treino precise mudar de acordo com as condições do tempo, inclusive.

Entre outras situações, o treino no inverno garante algumas vantagens, como:

  • Gasto energético maior;
  • Gasta a energia dos “excessos” do inverno;
  • Se você não gosta de treinar suado, o inverno te ajuda;
  • Melhora seu ânimo e seu sono;
  • O “projeto verão” começa no inverno;

Vejamos cada uma delas a partir de agora. Acompanhe!

correndo no frio
Correndo no inverno – Foto: Freepik

Gasto energético maior

O inverno faz com que seu gasto energético seja maior. Afinal, você pode aumentar sua resistência de uma forma que queime mais calorias. Claro, sempre respeitando os limites do seu corpo. Mas de forma geral, um clima mais ameno faz com que o seu corpo transpire menos e você possa se dedicar por mais tempo em uma atividade. No longo prazo, isto pode representar mais calorias queimadas.

É claro que também vai depender muito do seu estilo de treino e também do dia em si. Afinal, um dia de frio intenso ou mesmo chuvoso, pode impossibilitar uma corrida de rua, se este for o seu caso. Logo, você não treinará e a condição de mais queima não acontecerá.

Gasta a energia dos “excessos” do inverno

No inverno nós costumamos comer mais. Isto é um fato. Logo, treinar neste período ajudará a conter estas colorias em nosso corpo, o que é ótimo, pois não acumularemos gorduras desnecessárias. Esta é uma grande vantagem de treinar no inverno, pois aquele chocolate quente tão amado de uma noite fria não necessariamente precisa ser um peso na consciência. Legal, não é mesmo?

treinar no inverno faz bem
Treino no inverno – Foto: Freepik

Se você não gosta de treinar suado, o inverno te ajuda

O inverno é uma forma de treinar sem suar. Você reparou que seu corpo tende a transpirar menos? Bom, isto a princípio não é algo ligado a benefício ou malefício físico. Mas sim, mental. Há pessoas que sentem-se angustiadas em treinar com excesso de suor pelo corpo. Seja por atrapalhar a concentração ou por deixar o corpo com aspecto de sujo.

Isto acontece e se você se encaixa neste perfil, o inverno será seu melhor período para treinar. Encontre os melhores exercícios para o inverno e pratique-os de uma forma muito mais concentrada e focada, com um suor muito mais “tímido”.

Melhora seu ânimo e seu sono

Exercícios, como já mencionamos, melhoram muitos aspectos da nossa vida. E o ânimo e o sono, são dois aspectos fundamentais. Um, nos dá energia. E o outro, também! Logo, em um clima mais ameno, chuvoso e cinza, a tendência é que criemos sensações de mais “recolhimento” e com menos ânimo. É claro que isto não é regra. Mas, se este for seu caso, saiba que os treinos podem fazer com que seu inverno seja mais animado e mais azul do que cinza.

Com relação ao sono, como você sabe, dormir é parte fundamental de um treino eficiente. Há quem acredite que nunca desacelerar é sinônimo de produtividade, mas não é. Dormir é tão importante quanto treinar pesado. Afinal, é neste momento que nosso corpo exerce diversos tipos de funções e faz com que determinados nutrientes, de fato, entrem em ação.

Entenda mais sobre o hormônio do sono.

treinar no inverno faz bem
Aquecendo no inverno – Foto: Freepik

O “projeto verão” começa no inverno

E por fim, não podemos deixar de falar sobre treinos no inverno e como isso impacta no famoso “projeto verão”. Afinal, todo projeto verão começa justamente no inverno. Então, se você busca um ânimo e uma energia extra para treinar neste período de mais “preguiça”, tente olhar para o futuro e enxergar os benefícios disso lá na frente, no verão!

Então, sim: treinar no inverno faz bem para saúde. Desde que você treine certo e de acordo com seu corpo e objetivos.

Bons treinos!

The post Treinar no Inverno faz bem? É vantajoso? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Treinar no Inverno faz bem? É vantajoso? publicado primeiro em https://malharbem.com.br