quinta-feira, 30 de julho de 2020

Treino Full Body – O que é? Para quem é indicado? Como fazer?

O treino full body é um dos mais conhecidos e reconhecidos do universo fitness. E para ser fitness, na verdade, o que você precisa é de alguns tipos de treinos específicos para o corpo inteiro, o que é exatamente o caso dos treinos full body. Mas, como assim treino para o corpo inteiro?

É isto que também entenderemos no texto de hoje. Mas, além disso, também entenderemos como este tipo de treinamento pode ser usado de forma estratégica no seu dia a dia e também veremos para quem ele é mais indicado. Então, para entender tudo e ficar por dentro do tema, acompanhe a partir de agora.

treino full body
Treinos para o corpo inteiro – Foto: Freepik

Treino Full Body – O que é?

O treino full body nada mais é do que um treino para o corpo inteiro. Ou seja, podemos criar atividades e exercícios voltados para uma série de situações que são benéficas para o corpo, a partir de treinos completos e que fazem todos os músculos sairem da zona de conforto.

Mas, claro, isto tudo é feito de forma ordenada e organizada. Um treino para o corpo inteiro não significa que você fará qualquer tipo de atividade de forma conjunta e aleatória. Pelo contrário! A combinação de exercícios, muitas vezes é o que fará com que determinada atividade tenha ainda mais impacto positivo.

Por exemplo, se você está iniciando na musculação mas busca emagrecer ao mesmo tempo, talvez conjugar treinos focados na musculação com intervalos de treinos aeróbicos possa ser uma boa ideia. Lembre-se que isto não é uma “dica”. Mas sim, uma forma de pensar. Nunca faça nenhum tipo de atividade sem o auxílio de um profissional de educação física ou personal trainer, ok?

Seu corpo é único e suas necessidades também são únicas. O treino que é bom para alguém, pode não ser bom para você, e vice-versa.

Para quem é indicado os treinos full body?

O treino full body é indicado para todos os tipos de pessoas que buscam resultados satisfatórios e de longo prazo na academia. Ou seja, se você já entendeu que treinar é um processo contínuo e regular e que resultados rápidos na academia são improváveis, sabe da importância de ter um conjunto de exercícios que possa fazer sentido para suas necessidades.

Por exemplo, quem busca emagrecer, vai precisar fazer um tipo de atividade. Quem busca crescer a massa muscular, precisará de outra. E quem busca ter mais resistência, ainda outra. E assim por diante, de acordo com cada necessidade ímpar do indivíduo.

O ponto positivo do treino full body, é que ele pode ser aplicado para todas estas ocasiões de maneira pensada e exclusiva. Veja abaixo alguns exemplos de indicação do treino full body:

  • Iniciantes na academia – Musculação ou emagrecimento;
  • Pessoas que buscam diversificar os treinos;
  • Para quem precisa aumentar a força;
  • Para quem busca aumento de massa muscular;

Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora. Acompanhe!

exercício para o corpo inteiro
Treinos para o corpo inteiro – Foto: Freepik

Iniciantes na academia – Musculação ou emagrecimento

A primeira ótima indicação do treino full body, é para quem está iniciando na academia. Seja para treinos de musculação ou emagrecimento, o indivíduo poderá se beneficiar dos treinos montados para o corpo todo. Afinal, quando feito por um profissional, os resultados podem ser maximizados.

Mas, claro, tudo dependerá de perfil para perfil. Conforme você já sabe, aquilo que funciona para um, pode não funcionar para outro. Cada organismo reage de uma forma e quanto mais personalizado seu treino for para seu corpo, melhores resultados poderão ser esperados.

Veja aqui como escolher um bom personal trainer.

Pessoas que buscam diversificar os treinos

O segundo “grupo” de pessoas para quem o treino full body é indicado, é para quem busca diversificar os treinos. Ou seja, se você está sentindo que as repetições constantes do mesmo tipo de treinamento estão deixando você sem vontade de treinar, não há motivo para não trocar. Afinal, não há somente um tipo de treino que poderá fazer efeito no seu corpo. Pelo contrário!

E aqui, novamente, entra a importância de se fazer treinos acompanhados ou montados por profissionais que entendam do assunto. Sem conhecimento do que realmente dá certo e faz bem, não tem como você trocar o treino. Afinal, fazer isso sem conhecimento pode acarretar em problemas, dores, lesões e, claro, falta de performance para seu objetivo.

Veja aqui como evitar lesões no corpo.

treino full body
Treinos para o corpo inteiro – Foto: Freepik

Para quem precisa aumentar a força

Os treinamentos de full body também são altamente indicados para quem precisa aumentar a força do corpo. Ou seja, uma combinação certeira de movimentos e repetições por um longo período de tempo, poderá fazer com que você tenha mais força para seguir adiante e conseguir realizar outros tipos de exercícios mais pesados.

Este passo é fundamental para quem enxerga a academia no longo prazo e sabe que há diferença entre massa muscular e força. Quanto mais força você tiver, mais resistência terá para suportar cargas pesadas de treinos para ganhar mais massa muscular.

Para quem busca aumento de massa muscular

E por fim, o treino full body é ainda indicado para quem busca, então, aumentar a massa muscular. Afinal, a diversificação de movimentos e exercícios pode ser muito benéfica para quem precisa trabalhar em prol da construção de fibras musculares.

E esta diversificação é ótima, pois uma repetição exagerada poderá mais fazer mal do que efetivamente bem para os músculos em questão. Todo exagero não é bem-vindo. Equilíbrio é o primeiro passo para quem busca vida longa na academia. Fazer sempre é melhor do que fazer em excesso. Lembre-se disso!

treino full body
Treinos para o corpo inteiro – Foto: Freepik

Como fazer treinos full body – Ideias de treino

E para partirmos para a prática, separamos uma ideia de treinamento que você poderá colocar efetivamente em prática. A ideia não é “copiar e colar”. Mas sim, fazer você entender o que significa o treino full body, que é uma composição de exercícios para o corpo inteiro, divididos em camadas.

Neste caso, separamos o treino em três dias diferentes da semana, com foco em diversas regiões do corpo. Ficou assim:

  • Treino A: Agachamentos, supino, barra, desenvolvimento e rosca.
  • Treino B: Rosca martelo, tríceps com corda, levantamento terra, remada curvada, supino inclinado, elevação lateral.
  • Treino C: Afundo, tríceps testa, panturrilha, barra fixa, paralela para peito, elevação frontal.

Peça ajuda para seu professor ou instrutor de academia para adequar a quantidade de séries e repetições de acordo com sua necessidade, objetivos e resistência. Estes dados são totalmente individuais e devem ser construídos de acordo com o seu corpo.

Aproveite o treino full body para extrair o melhor dele!

The post Treino Full Body – O que é? Para quem é indicado? Como fazer? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Treino Full Body – O que é? Para quem é indicado? Como fazer? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



sábado, 25 de julho de 2020

Treino ABC iniciante – O que é? Quais as vantagens?

Você já ouviu falar do treino ABC iniciante? Pois bem, este é um dos modelos mais clássicos e básicos que podemos encontrar no “mundo fitness”. E o nome não poderia ser mais lúdico para quem está iniciando, não é mesmo? “Aprender o ABC” para que, assim, você possa desenvolver força e condicionamento para o restante dos métodos.

Mas, o que de fato é o treino ABC iniciante? E como você poderá colocar ele em prática? É isto que entenderemos no texto de hoje. Porém, antes de mais nada, é fundamental que você entenda que este não é um artigo de “receita infalível”, ok?

Treinar de forma intensa e correta, sempre será o melhor caminho para os resultados. E o treino ABC, quando bem estruturado e executado, poderá, sim, te ajudar. E para complementar sua leitura posterior, recomendamos este artigo: Dicas para quem está Iniciando a Musculação.

Assim sendo, acompanhe para entender.

treino ABC iniciante
Mulher treinando na academia – Foto: Freepik

Treino ABC iniciante – O que é?

O treino ABC iniciante, nada mais é do que uma composição de três tipos de treinos, cada um deles focado em um conjunto específico de músculos. Ou seja, o ABC é uma maneira lúdica de organizar um treino com três divisões diferentes e pensado de forma individual.

Com o treino ABC, você poderá treinar em dias diferentes na academia, cada tipo de conjunto muscular de forma específica e focada.

Por exemplo, na segunda-feira você poderá treinar pernas ombros, na quarta-feira poderá treinar braços e na sexta-feira, poderá treinar peito. Claro, posto isto de uma forma extremamente superficial.

Afinal, cada organização dependerá do seu objetivo, porte físico e do que o instrutor organizar para você.

Ou seja, não há uma “regra” que diga o que é A, B ou C. Esta é apenas uma forma visual e mental de manter separado cada tipo de treino em dias específicos, de acordo com um planejamento racional, obviamente.

Para ler depois: Como escolher a academia ideal para musculação.

Quais as vantagens do treino ABC iniciante?

O treino ABC iniciante, conforme já entendemos, é um modelo muito prático e simples de ser seguido. Afinal, tudo que você precisa é interpretar cada um dos exercícios postos.

Estes exercícios, no caso, serão confeccionados de forma personalizada para o seu corpo e objetivos, focando cada uma das etapas em um grupo muscular específico.

E com isso, muitas vantagens e benefícios acabam sendo encontrados neste método. Entre alguns deles, são os seguintes:

  • Foco e especificidade no grupo muscular;
  • Ideal para ganhar massa e força;
  • Ideal para criar divisões e equilíbrio;
  • Flexibilidade para tirar e colocar treinos;

Falaremos sobre cada um deles de forma individual a partir de agora. Acompanhe para entender tudo.

treino ABC iniciante
Homem treinando na academia – Foto: Freepik

Foco e especificidade no grupo muscular

A primeira grande vantagem do treino ABC iniciante, é o foco na academia. Pode parecer simples, e até é. Mas, o foco é uma das coisas mais importantes que qualquer tipo de treinamento vai exigir para que os resultados apareçam. Ou seja, de nada adianta treinar de maneira aleatória e “a gosto”. É preciso treinar com especificidades e pequenas conquistas a cada treino.

E partindo deste princípio, claro, o treino ABC se torna uma das formas mais viáveis de conseguir este tão importante foco. Afinal, aqui você treinará cada grupo muscular de maneira individual e dedicada, sem interrupções.

Ideal para ganhar massa e força

A segunda ótima vantagem, é a versatilidade do tipo de treino. Ou seja, o treino ABC não é apenas feito para conquistar um ou outro objetivo. Por mais que ele seja muito focado, ele pode entregar muita força e massa muscular ao seu corpo (afinal, são coisas diferentes).

Ele é dividido de uma forma que cada grupo muscular possa ser treinado para receber o impacto e as cargas necessárias para se desenvolverem. Então, enquanto você descansa de uma série de musculação, pode fazer outra para buscar força. E assim, poderá ir dosando e equilibrando, mas de maneira focada, sempre em um grupo muscular.

Este treino é o ideal para unir o útil ao agradável.

Ideal para criar divisões e equilíbrio

Outra grande vantagem do treino ABC iniciante, é a possibilidade de criar divisões e manter tudo isso equilibrado. Ou seja, para não perder o foco durante um dia na academia, é fundamental que haja uma sequência lógica de treinos.

Por mais que pareça simples organizar um treino, acredite: de nada adianta treinar grupos musculares aleatórios. Afinal, um pode prejudicar o outro quando feito de forma não pensada.

E este tipo de treino serve justamente para aceitar esta mescla e, assim, fazê-la de uma maneira inteligente. Por exemplo, a sobrecarga de um treino em um único músculo, além de criar lesões, poderá mais atrapalhar do que ajudar no desenvolvimento.

E por falar em lesões, recomendamos a leitura deste artigo: Saiba como evitar lesões no treino na academia ou fora dela.

Flexibilidade para tirar e colocar treinos

O treino ABC iniciante é excelente para se ter flexibilidade. Ou seja, seu instrutor poderá facilmente adaptar, acrescentar e tirar alguns tipos de treinos que você possa estar tendo dificuldades e encaixar eles de outra maneira.

Por exemplo, se uma sequência estiver pesada demais, a ponto de coibir os movimentos, talvez a solução seja intercalar o treino com outro exercício. Assim, você ainda continuará fazendo os outros, mas o corpo ganha um respiro.

Não é incrível?

treino ABC iniciante
Mulher treinando na academia – Foto: Freepik

Como um treino ABC iniciante pode ser dividido?

E por fim, vamos para a prática! Como o treino ABC iniciante pode ser montado? Bom, isto dependerá de diversos critérios, como: seu porte físico, seus objetivos, sua vivência em academias, seu sua força, etc. E isto, quem deverá definir, sempre será seu instrutor ou personal trainer.

Mas, para facilitar seu entendimento, vejamos um exemplo prático de como o treino pode ser montado.

  • Treino A: Peito, tríceps, adutores, glúteos.
  • Treino B: Bíceps, dorsal, ombros, isquiotibiais.
  • Treino C: Ombros (áreas não treinadas no B), trapézio, panturrilha, abdômen.

Veja que este é apenas um exemplo de montagem de treino e, portanto, é fundamental que isto seja adaptado de acordo com sua necessidade. Jamais force o seu corpo ao limite a ponto de se lesionar, ok?

Lembre-se: os resultados na academia acontecem no longo prazo e aos poucos. Bons treinos!

The post Treino ABC iniciante – O que é? Quais as vantagens? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Treino ABC iniciante – O que é? Quais as vantagens? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



sexta-feira, 17 de julho de 2020

Pilates para Idosos – Benefícios e Importância da Atividade

A prática de pilates para idosos é uma das alternativas mais incríveis e viáveis para manter a qualidade de vida e, claro, a saúde muscular. Mas, o que exatamente faz deste exercício, algo vantajoso para que os idosos possam tirar proveito?

No texto de hoje, vamos entender os principais benefícios da prática de pilates para idosos. São diversas situações que acabam fortalecendo e, claro, prevenindo lesões que podem vir a acontecer no dia a dia.

Para entender tudo sobre o tema, continue lendo!

pilates para idosos
Idosa descansando depois do treino – Foto: Freepik

Pilates para Idosos – Quais os benefícios?

A partir do momento que você entende o que é pilates, automaticamente começa a imaginar e perceber o quanto esta prática pode ser incrível para o seu dia a dia. Afinal, os benefícios são realmente muito grandes, principalmente para pessoas idosas.

Ou seja, o pilates para idosos é uma realidade que deve ser entendida e, minimamente, estudada por quem busca mais qualidade de vida e um exercício para o corpo todo. Porém, antes de mais nada, recomendamos que você sempre busque uma recomendação profissional antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, ok?

Afinal, seu corpo e organismo são únicos e, claro, o treino também precisará ser montado de acordo com suas necessidades. Respeitar seu corpo e seus limites é tão importante quanto ter hábitos saudáveis para o médio e longo prazo.

A partir disso, vamos entender 4 incríveis benefícios da prática de pilates para idosos, que são:

  • Menos desconfortos de forma geral;
  • Reforço e fortalecimento muscular;
  • Mais flexibilidade para o dia a dia;
  • Tratamento de lesões musculares;

Vejamos cada um dos itens de forma individual a partir de agora. Continue lendo!

Menos desconfortos de forma geral

O primeiro excelente benefício que o pilates para idosos pode oferecer, é a diminuição de desconfortos de forma geral. Ou seja, quando o exercício é colocado em um plano de longo prazo, o corpo começa a se transformar e “suportar” de forma muito mais adequada as situações do dia a dia. E aqueles famosos desconfortos musculares acabam também sendo reduzidos.

Para que este tipo de vantagem seja definitivamente válida, é importante entender que qualquer exercício vai, no início, deixar o corpo dolorido. Seja a prática de musculação ou seja práticas aeróbicas. Afinal, o corpo está em processo adaptativo.

E com o pilates, o mesmo acontece. Então, antes de as dores musculares desaparecerem, elas tendem a aumentar para que, depois, dificilmente reapareçam.

idosos treinando
Idosos treinando – Foto: Freepik

Reforço e fortalecimento muscular

O pilates para idosos é incrível para que os músculos se adaptem e fiquem muito mais fortalecidos. Ou seja, o fortalecimento muscular é uma realidade para quem pratica pilates, principalmente para aquelas atividades constantes e regulares.

Nós sabemos o quão importante é para pessoas idosas buscarem qualidade de vida todos os dias. Porém, para que haja esta qualidade de vida hoje, é preciso agir no “ontem”. Ou seja, é preciso plantar a sementinha da importância do exercício físico o quanto antes para que, na terceira idade, o corpo esteja muito mais forte e resistente.

Como complemento, é importante que você sempre tenha auxílio de um profissional de educação física e, claro, de um médico especialista para indicar as melhores práticas para o seu corpo e sistema muscular. Evite exercícios exagerados, pois eles podem provocar lesões e deixar você parado por muito mais tempo.

Entenda mais aqui sobre exercícios para pessoas idosas.

pilates para idosos
Treino de pilates – Foto: Freepik

Mais flexibilidade para o dia a dia

O pilates para idosos é, sem dúvida nenhuma, um exercício ideal para trazer de volta a flexibilidade da fase jovem. Afinal, as práticas e atividades realizadas podem fazer com que os músculos voltem a ficar fortes e flexíveis. E isto reflete de forma positiva em todos os contextos da vida.

A flexibilidade é, talvez, um dos pilares maias importantes para se ter qualidade de vida no médio e longo prazo. Afinal, imagine o quão ruim pode ser a limitação de movimentos e a falta de elasticidade para realizar tarefas simples do dia a dia, como se abaixar para limpar o chão ou mesmo se esticar para pegar um objeto no alto de uma estante.

Conforme a idade vai avançando, infelizmente, estas simples atitudes acabam sendo “deixadas de lado” por conta da limitação muscular que nosso corpo impõe. Mas, saiba que isso pode ser revertido com a ajuda do pilates. Praticar da forma certa, com os profissionais certos e na medida certa, poderá fazer com que você volte a se sentir jovem novamente.

descanso depois do treino
Idoso preparado para treinar – Foto: Freepik

Tratamento de lesões musculares

E por fim, o pilates além de evitar uma série de situações difíceis na fase idosa, ajuda você a tratar lesões musculares. Elas são comuns quando nós menos esperamos. E ter um tratamento adequado é mais do que importante. Não só para corrigir a lesão, mas para fazer com que ela não evolua.

Neste caso, o pilates pode ser esta ajuda que você tanto precisa para desaparecer com as as dores provocadas por lesões musculares que talvez você nem sabe como adquiriu. Muitas vezes, o simples ato de se abaixar ou fazer um pouco mais de força do que o habitual, pode fazer com que haja o rompimento de ligações do tecido muscular. Isso dói e, claro, impossibilita a sequência normal das atividades.

Para tratar, nada melhor do que contar com ajuda de profissionais para agir no lugar certo e pontual. E não apenas medicar o corpo inteiro, sem saber exatamente o que está acontecendo. O pilates, então, torna-se uma alternativa prática e viável para quem busca por processos “naturais”, menos invasivos e personalizados.

Leia mais aqui sobre como evitar lesões musculares e cuide-se!

The post Pilates para Idosos – Benefícios e Importância da Atividade appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Pilates para Idosos – Benefícios e Importância da Atividade publicado primeiro em https://malharbem.com.br



sábado, 11 de julho de 2020

Quantos Quilos Perder? Veja como analisar

Você sabe quantos quilos perder? Parece uma pergunta com uma resposta lógica. Afinal, muitas pessoas tem a resposta na ponta da língua. Mas a verdade é que muitos critérios precisam ser considerados na hora de ter um dado conclusivo indicando uma perda de peso saudável.

Antes de mais nada, você precisa entender que cada pessoa é única e cada organismo, também. Logo, cada pessoa deverá fazer um tipo de dieta ou exercício que se adeque a realidade e necessidade de momento. E é justamente isso que muitas vezes “afasta” uma pessoa de um processo de emagrecimento.

Afinal, este já é um processo difícil. E quando as informações e o passo a passo são também complicados, as chances de não haver resultados são realmente grandes. E por isso, vamos te ajudar a entender melhor tudo isso no texto de hoje.

Vamos lá?

quantos quilos perder
Perdendo medidas de forma saudável – Foto: Freepik

Quantos quilos perder? Passo a passo para saber

Antes mesmo de entender como emagrecer e quantos quilos perder, precisamos entender o que não fazer para emagrecer! Sim, há muitas formas de “chegar lá” e com certeza a grande maioria delas nem sempre são as mais indicadas para você.

Para começar a entender melhor o processo, claro, você precisa saber quantos quilos perder. Em cima disso, você vai buscar estratégias alimentações adequadas. Porém, esta “quantidade” não pode ser exagerada e muito menos insignificante.

Por exemplo, jamais estipule metas extremamente difíceis. Principalmente no início da sua jornada. Isto poderá afastar você do sucesso, principalmente pelo fator desmotivação. Então, como primeira dica para entender quantos quilos perder, saiba que muitos de uma vez não é interessante!

Mas, claro, há também outros critérios a se considerar, como os seguintes:

  • Faça um acompanhamento nutricional desde cedo;
  • Entenda o seu metabolismo;
  • Entenda o valor do longo prazo;
  • Seu objetivo precisa ser de acordo com sua realidade;
  • Não olhe para os outros – Seu corpo é único;

Entenderemos detalhadamente cada um deles a partir de agora. Vamos lá?

Faça um acompanhamento nutricional desde cedo

O primeiro critério e talvez o mais importante a se considerar para entender quantos quilos perder na sua jornada de emagrecimento, é: procure um profissional nutricionista. Ele (e somente ele) poderá indicar para você um plano passo a passo de emagrecimento saudável.

Esqueça dietas radicais e fórmulas milagrosas de emagrecimento. Esqueça também o simples ato de “parar de comer” para perder alguns quilinhos. Tudo que é feito de forma radical e extrema, tem também resultados extremos e, muitas vezes, mais negativos do que positivos.

Por exemplo, o simples fato de você não se alimentar bem durante o dia com o objetivo de “comer menos” para emagrecer, pode ser tão prejudicial quanto alimentos ruins para a saúde. Afinal, nós precisamos comer. Nosso corpo continua precisando de nutrientes, independente do nosso plano de emagrecimento.

E isto precisa ser considerado. Logo, uma dieta equilibrada com auxílio profissional é o primeiro passo para entender quantos quilos você quer (e pode) perder daqui pra frente. Combinado?

quantos quilos perder
Alimentação saudável para emagrecer – Foto: Freepik

Entenda o seu metabolismo

O segundo passo, então, é entender o seu metabolismo. Você não pode simplesmente estipular quantos quilos perder de uma forma “aleatória”. É preciso fazer isso de forma pensada para que, de fato, você consiga atingir seus objetivos no médio e longo prazo.

O metabolismo é um dos fatores mais importantes neste aspecto. Afinal, é através dele que nosso corpo processa mais ou menos rápido a queima de calorias. Um metabolismo muito acelerado, por exemplo, tende a colaborar para um emagrecimento também mais rápido. Agora, um metabolismo muito lento, certamente dificultará o processo.

Por isso, entender como é seu metabolismo vai ser importante para entender qual o seu número de quilos ideal para emagrecer.

Entenda o valor do longo prazo

O longo prazo é um dos fatores mais importantes para o emagrecimento. Independente de quantos quilos você quiser ou precisa perder, contar com a ajuda do longo prazo certamente fará com que você possa atingir seus objetivos de forma muito mais saudável.

Tudo que você faz “de uma hora para outra”, também pode desaparecer na mesma velocidade. Por isso, vá com calma. Ao estipular um objetivo de emagrecimento, o faça pensando na ação do tempo. Quanto mais você considerar o tempo, melhores serão os resultados e mais motivação você terá.

Leia aqui sobre emagrecimento rápido e entenda como isto pode ser negativo.

quantos quilos perder
Exercícios para emagrecer – Foto: Freepik

Seu objetivo precisa ser de acordo com sua realidade

Entender a sua realidade é fundamental para, então, entender quantos quilos perder. Você não pode simplesmente olhar para os outros e, com base nisso, traçar os objetivos para você. Sua vida é única e sua realidade também. Logo, quanto antes você interpretar tudo isso, melhores serão os resultados físicos e emocionais.

Emagrecer de forma saudável é importante. Conhecer seus limites e objetivos, também. Valorize seu corpo e sua realidade. Isto fará toda diferença no médio e longo prazo.

The post Quantos Quilos Perder? Veja como analisar appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Quantos Quilos Perder? Veja como analisar publicado primeiro em https://malharbem.com.br



domingo, 5 de julho de 2020

Top 15 Receitas de Comidas Saudáveis – Rápidas e Deliciosas

Fazer receitas de comidas saudáveis hoje em dia está cada vez mais “em alta”. Afinal, há uma necessidade enorme em se pensar na própria saúde para que o médio e longo prazo seja muito mais tranquilo e equilibrado. Porém, muitas vezes falta criatividade ou mesmo conhecimento de boas receitas para que a rotina não fique monótona.

E justamente por isso, vamos te ajudar hoje com 15 super receitas de comidas saudáveis que podem entrar no seu cardápio semanal ou mensal de forma a intercalar e, assim, começar a construir hábitos saudáveis para sua vida. Acompanhe!

receitas de comidas saudáveis
Receitas saudáveis – Foto: Freepik

Receitas de Comidas Saudáveis – Como escolher uma boa receita?

Para escolher boas receitas de comidas saudáveis você precisa, antes de mais nada, saber o que você gosta! Isso mesmo. Receitas saudáveis não precisam ser chatas, ruins ou monótonas. E você pode, sim, construir cardápios com aquilo que você gosta de comer, pois sempre há uma forma fitness de montar um prato de comida.

Desde um pão low carb, até uma pizza low carb. Tudo é possível de ser feito para que você possa, assim, ingerir menos ingredientes ruins e mais ingredientes que trazem saúde no médio e longo prazo.

Separamos 15 receitas incríveis que você pode fazer aí na sua casa com um pouco de tempo, os ingredientes certos e, claro, muita vontade de consumir receitas incríveis!

Veja abaixo.

Tilápia assada

A primeira receita, é de tilápia assada. Peixes são um dos alimentos mais incríveis para usar na sua rotina saudável. Eles oferecem uma série de benefícios para o corpo e, assados, ainda mais.

Para o preparo, basta temperar o peixe com alho, suco de limão, algumas ervas da sua preferência e sal. Depois basta garantir que toda a tilápia tenha recebido o tempero de forma linear e, assim, coloque-a em uma forma para levar ao forno por 40 ou 50 minutinhos.

Dica extra: se você quiser, poderá ainda adicionar legumes na forma. Isto torna o prato ainda mais saboroso.

Ovos com batata-doce

Esta é uma receita para ser fitness! Na verdade, estes são dois ingredientes incríveis para fazer parte da sua rotina de comidinhas saudáveis. Afinal, o ovo é uma proteína muito boa e a batata-doce, um carboidrato “leve”.

Os ingredientes são:

  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Meia cebola;
  • Meia batata-doce média e cozida;
  • 1 colher (sobremesa) de extrato de tomate;
  • 2 ovos;
  • Especiarias a gosto (salsinha, pimenta, etc);

Para fazer, basta fritar a cebola no azeite até que ela comece a soar. Depois, acrescente a batata-doce cozida em cubinhos, as especiarias e o extrato de tomate. Assim sendo, deixe tudo cozinhar um pouco. Se preciso for, adicione um pouquinho de água para facilitar o processo.

Depois, basta fazer um espaço na mistura da frigideira e adicionar o ovo para que ele frite. Quando estiver no ponto, basta servir!

receitas de comidas saudáveis
Receitas saudáveis – Foto: Freepik

Salada tipo vinagrete com manga

Esta é muito fácil! Basta cortar os ingredientes em cubinhos (pepino, tomate e manga), adicionar os temperos como coentro, vinagre de maçã, azeite de oliva e suco de limão e misturar tudo!

Couve empanada com ovos

Esta também é uma receita muito simples. Para fazer, separe os seguintes ingredientes:

  • Meia couve-flor;
  • Meia colher de sopa de azeita extra virgem;
  • 3 ovos;
  • Sal;
  • Orégano;

Assim sendo, para fazer, basta colocar o azeite em uma frigideira e adicionar a couve-flor em pedacinhos (não muito pequenos). Depois, adicione o ovo e envolva toda a couve-flor até que o ovo crie consistência ao redor de toda a couve-flor e pronto!

Detalhe: os temperos podem ser adicionados no ovo, antes de misturar na frigideira. E a couve-flor deve ser fervida por alguns minutos antes de ir a frigideira, ok?

Pizza low carb

Aqui, a ideia é preparar uma massa de pizza low carb. Para isso, você vai precisar de couve-flor, 1 ovo e queijo ralado.

Assim sendo, rale a couve-flor até ela virar uma “farinha”. Depois, adicione o queijo na massa e o ovo. Misture tudo, até parecer uma massa de bolo. Para finalizar, basta colocar em uma assadeira e levar ao forno por alguns minutos até que fique dourado. Pronto, você tem uma massa de pizza deliciosa e muito nutritiva!

O recheio fica a seu critério, mas não vale exagerar, ok?

Salmão grelhado com especiarias

O salmão grelhado é uma das receitas mais práticas que você pode fazer na sua casa. Para isso, separe uma peça de salmão que seja suficiente para a sua refeição e tempere com azeite de oliva, tomate, alho e espinafre. Agora, basta grelhar e se deliciar!

Espaguete de abobrinha com molho pesto de hortelã

Para fazer esta receita, basta adicionar os seguintes ingredientes no liquidificador: folhas de hortelã, nozes, alho, azeite, suco de limão, sal e pimenta. Misture tudo e o pesto ficará pronto.

Agora, basta fazer o espaguete de abobrinha e pronto!

receitas de comidas saudáveis
Prato de frango grelhado – Foto: Freepik

Sopinha de abóbora

Outra receita muito simples de fazer. Separe os seguintes ingredientes:

  • Azeite de oliva;
  • Sal;
  • Gengibre;
  • Cúrcuma em pó;
  • Gergelim;
  • Abóbora em pedaços;

Para preparar, basta cozinhar os ingredientes como uma sopinha normal!

Crepioca

Vamos fazer crepioca? É muito simples. Basta adicionar uma porção de tapioca e misturar ela com ovos. A consistência ficará semelhante a uma massinha. Você poderá adicionar os ingredientes que quiser para o recheio!

Arroz vermelho

Para fazer o arroz vermelho, basta deixá-lo de molho por cerca de 2h e fazer o cozimento por meia hora. Tempere a gosto.

Poke vegetariano

Para fazer o poke vegetariano, basta separar os ingredientes certos e misturá-los! Você vai precisar de quinoa, molho tahine com mostarda, cogumelos, alface, tomatinhos tipo cereja e grão-de-bico. Se quiser, poderá ainda adicionar avocado.

Depois, coloque tudo em um pote de vidro com fechamento estilo hermético.

Frango gratinado

O frango gratinado fica delicioso. Para fazê-lo, basta separar fatias de peito de frango e temperar com sal, pimenta a gosto e demais itens da sua preferência. Depois, leve o frango até uma assadeira ou grelha e deixe-o gratinar.

Você pode adicionar batata-doce e legumes na receita, que dará ainda mais consistência ao prato!

prato de arroz
Prato de arroz – Foto: Freepik

Torta de legumes

Aqui, a ideia é preparar uma massa com legumes. Para fazer a massa, basta adicionar ovos, 1/4 de farinha de trigo, 1/4 de farinha de aveia fina e 1 colher (chá) de fermento. Com isto basta bater até virar uma massa e depois adicionar os legumes.

Os legumes, podem ser: brócolis, cenoura ralada, tomate sem semente e outros itens de sua preferência. Agora, misture tudo e leve para assar.

Abobrinha grelhada

Para fazer a abobrinha, basta cortar ela em pedaços grandes e levar até a churrasqueira até dourar/gratinar. Depois, você ainda pode usar tomate, orégano e manjericão como forma de sobreposição.

Macarrão integral

E por fim, uma das receitas de comidas saudáveis mais simples. Para fazê-la, basta cozinhar a massa de macarrão integral e criar um molho fitness com tomates, manjericão e, como complemento, você poderá colocar queijo ralado de búfala. Simples assim!

A gente sabe que nem sempre é fácil ter todos os ingredientes a mão. Fazer receitas de comidas saudáveis ou mesmo dietas sem glúten pode se tornar rotina a partir do momento que você cria um cronograma. Para isso, não queira mudar de vida da noite para o dia.

Assim sendo, vá aos poucos, testes receitas, teste seu paladar e, com o tempo, você já estará comprando ingredientes saudáveis automaticamente no mercado.

Desta forma, se tiver mais alguma receita, compartilhe nos comentários.

The post Top 15 Receitas de Comidas Saudáveis – Rápidas e Deliciosas appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Top 15 Receitas de Comidas Saudáveis – Rápidas e Deliciosas publicado primeiro em https://malharbem.com.br