Bem, tudo começa naquela olhada para o espelho e não se sentir muito satisfeito com o que você está vendo. Você finalmente decide que é hora de mudar e já vai direto fazer a matrícula na academia. Vai todos os dias fielmente, cumpre todos os exercícios, muda os hábitos alimentares e pouca coisa muda. Cadê os músculos?
Esse tipo de ansiedade faz muita gente desistir da academia bem antes do tempo. Várias pessoas começam a praticar musculação 1 mês antes do verão e imagina que durante as férias na praia estará tão musculoso quanto um modelo nas passarelas ou então, as mulheres esperam ter o corpo da Jennifer Lopez num passe de mágica. Não adianta ter pressa ou então o resultado vai demorar a chegar cada vez mais.
Ninguém é igual
Você se matricula com um amigo na academia e os dois começam a malhar juntos pegando a mesma quantidade de carga e fazem treino de fortalecimento em um mês. Quando partem para o treino de hipertrofia você nota que o seu amigo consegue pegar quase o dobro de carga que você usa e você se pergunta o motivo disso. Afinal de contas entramos na academia ao mesmo tempo.
Só que você não é igual ao seu amigo ou a qualquer outra pessoa. Seu organismo responde de uma maneira diferente de qualquer outro. Por exemplo, você pode até erguer menos carga, mas, pode ser, que consiga maiores resultados com a hipertrofia muscular do que pessoas que pegam muito mais carga do que você. As particularidades de cada um são muitas e você deve aprender a respeitá-las.
Siga uma rotina
Se você não gosta de seguir rotina então esqueça a musculação. Muitos não gostam de praticar esse tipo de exercício justamente por causa da rotina que é preciso enfrentar para conseguir os resultados. O treino precisa ser realizado todos os dias, em quantidade de tempo estabelecido e ter força de vontade. Não pense muito antes de ir para a academia, simplesmente vá.
Dica: Confira os benefícios de pular corda.
A alimentação tem que mudar
Uma boa alimentação faz parte de quase 90% de todo o processo. Ou seja, se você não está disposto a mudar o seu cardápio vai demorar para ver os resultados. Veja regras básicas para ganhar um corpo escultural que você tanto sonha:
- substitua os carboidratos simples pelo complexo, exceto logo após o treino onde o corpo precisa de carboidrato à disposição de forma rápida;
- as proteínas devem estar sempre presentes, principalmente antes de dormir e logo após os treinos;
- evite doces, frituras e refrigerantes o máximo que puder;
- gorduras apenas as boas como a presente no azeite, óleo de coco e oleaginosas;
- frutas, legumes, hortaliças e verduras são sempre muito bem vindos;
Dica: Leia nosso artigo especial sobre alimentação adequada para quem faz musculação.
Mude o treino sempre
Como foi dito anteriormente cada organismo possui a sua particularidade. Assim, o treino que funciona para o seu amigo pode não funcionar para você. Enquanto você se acaba num treino clássico de hipertrofia (poucas repetições e muita carga) e não ganha quase nada de músculos, o seu amigo parece que já está há anos fazendo musculação.
Provavelmente você ainda não achou o treino adequado para o seu biotipo. Existem diversos treinos focados em hipertrofia muscular como os treinos de pirâmide, que pode ser a crescente ou decrescente, que são as mais comuns. Mudar de treino, pelo meno a cada dois meses é importante. Quando o corpo se habitual a um determinado treino ele trabalha menos e, consequentemente, rende menos. Desse jeito o resultado demorar cada vez mais de aparecer.
Escolha objetivos palpáveis
É preciso planejar e sonhar com grandes conquistas, mas, tome cuidado para não correr atrás de algo impossível. Para quem quer perder peso, fazer o tipo de planejamento no qual você deve perder 10 kg em uma semana será um desperdício de tempo. Você vai ficar praticamente sem comer, vai perder um ou dois quilos e depois de uma semana vai ver que o objetivo não foi alcançado e compensar toda a sua frustração comendo ainda mais.
Talvez você tenha feito tudo como manda o figurino mas, deu um passo maior do que a perna. Se você ganha um salário mínimo por mês como quer comprar uma BMW? O mesmo raciocínio serve para os exercícios físicos. Vá se adaptando as poucos, mude a sua alimentação ao máximo que conseguir e não se cobre tanto. Muita pressão acaba impedindo o sucesso.
O dia de descanso
Os músculos precisam descansar para ganhar mais fibras. Parece contraditório mas, é exatamente assim que funciona. Durante a musculação ocorrem algumas microlesões musculares e é durante a recuperação delas que novas fibras se formam aumentando o diâmetro da fibra original. É dessa forma que a hipertrofia muscular acontece. Mas, para que ocorra reparação o corpo precisa descansar. Escolha um dia da semana, de preferência no meio da semana como numa quarta-feira, para não ir a academia e nem fazer qualquer outro tipo de exercício.
Mas afinal, por quanto tempo?
Tenho todas essas questões acima em mente um estudo concluiu que o tempo médio para um iniciante começar a perceber e sentir os resultados do treino são necessários, em média, pelo menos 30 dias após o começo. É um tempo bastante pequeno, mas que pode variar de pessoa para pessoa. Seguindo todas as regras ao pé da letra você vai, rapidamente, passar a amar o seu reflexo na próxima vez que se olhar no espelho.
The post Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.
Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação publicado primeiro em https://malharbem.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário