sábado, 26 de setembro de 2020

Benefícios do Boxe – Quais são? Por que Praticar?

Os benefícios do boxe são inúmeros. Afinal, quando pensamos em uma atividade tão agitada, é difícil faltar benefícios. Mas, quais são eles? Ou melhor, será que todos os benefícios são verdadeiramente importantes para o seu corpo? Entenda tudo aqui, a partir de agora.

benefícios do boxe
Luvas de boxe no chão – Foto: Freepik.

Benefícios do Boxe – Quais são?

Começar uma atividade física é sempre uma aventura. Afinal, muitas vezes não sabemos o que esperar. Principalmente se estamos iniciando um processo de saída do sedentarismo ou se nunca praticamos alguma coisa. E o mais comum, claro, é iniciar em uma academia ou mesmo em alguma atividade aeróbica, como corrida de rua ou caminhadas.

Mas, e quando a atividade é um pouco mais “alternativa”, como o caso do boxe, quais são os benefícios práticos disso? Bom, são muitos. E não só físicos, como mentais também. Afinal, como você sabe, a prática de uma atividade física é, na grande maioria das vezes, um estímulo também mental – há liberação de endorfina e demais situações que proporcionam bem-estar e saciedade.

Para te ajudar a entender um pouco mais, separamos uma lista de benefícios do boxe, para que você possa começar a prática o quanto antes. Recomendamos que, antes de qualquer início, você se consulte com um médico e com um nutricionista, ok? Você precisa saber como anda o seu corpo e, claro, precisará se alimentar direito para que a atividade seja, de fato, benéfica.

Veja os benefícios:

  1. Redução do estresse com mais gasto energético;
  2. Mais autoestima no dia a dia;
  3. Mais força muscular e tonificação;
  4. Evita doenças cardíacas, diabetes e colesterol;
  5. Agilidade e flexibilidade para os membros inferiores e superiores;

Falaremos sobre cada um dos itens acima de maneira individual a partir de agora. Assim, você poderá complementar seu estudo. Acompanhe.

Redução do estresse com mais gasto energético

A redução do estresse é um dos pontos mais incríveis da prática do boxe. Afinal, não há nada mais incrível do que se sentir leve no dia a dia, não é mesmo? Por mais que o estresse faça parte da nossa vida, é importante saber que existem alternativas para que ele seja canalizado.

Ao mesmo tempo, é importante entender que a saúde mental precisa ser acompanhada por um profissional especialista. Ou seja, o boxe pode ser uma forma de eliminar o estresse. Mas, você precisa identificar o que está gerando este estresse para poder controlar e, quem sabe, até eliminar.

Gastar energia de maneira adequada é uma das melhores maneiras de combater o estresse e, acredite se quiser, o cansaço. Muitas vezes a gente sente um cansaço mental e não entende muito bem o porquê. Bom, o motivo pode ser um: falta de exercícios físicos.

benefícios do boxe
Homens lutando boxe – Foto: Freepik.

Mais autoestima no dia a dia

A autoestima faz parte do nosso dia a dia. A gente gosta de se sentir bem com a gente mesmo e isto é importantíssimo. A prática de uma atividade física regular é uma das melhores maneiras de conseguir que a autoestima, então, fique em dia. Afinal, após uma sessão de treinos, podemos nos sentir leves, realizados, com a sensação de dever cumprido, etc.

E um dos benefícios do boxe é justamente esta melhoria da autoestima, uma vez que ele proporciona uma sensação incrível de bem-estar. A gente se sente bem com a gente mesmo. E isto é algo fundamental para que a tão sonhada autoestima, comece a se desenvolver no nosso corpo e na nossa vida.

Mais força muscular e tonificação

Um dos benefícios mais evidentes do boxe, é a questão física muscular. Na prática, o boxe aumenta a tonificação muscular e deixa você muito mais forte. E não é para menos, não é mesmo? Afinal, os movimentos de força são muito grandes e potentes. Você vai desenvolver os membros superiores e inferiores de uma forma equilibrada e muito orgânica.

Treinar boxe da maneira certa, com um profissional capacitado e de acordo com o seu próprio tempo, pode fazer com que você evolua muito em diversos quesitos. O boxe é uma atividade aeróbica, ótima para emagrecer e que, ao mesmo tempo, proporciona muita força muscular.

Veja também: Diferentes forças para diferentes treinos

Evita doenças cardíacas, diabetes e colesterol

Aquela frase, “é melhor prevenir do que remediar”, tem total sentido, não é mesmo? E o boxe acaba, então, entrando na lista de atividades que você poderá praticar para evitar doenças cardíacas e aquelas famosas, como diabetes e colesterol. Afinal, a queima de calorias e a aceleração cardíaca, permitem um melhor desenvolvimento do organismo. Tudo trabalhará melhor e com mais fluidez.

Porém, é importante que seja dito: por mais que o boxe proporcione muitos benefícios cardíacos e é ótimo na prevenção de doenças, você não pode esquecer de algo importantíssimo, que são as consultas médicas. Jamais comece uma atividade física de intensidade, sem antes verificar o seu coração, ok?

benefícios do boxe
Mulher treinando boxe – Foto: Freepik.

Agilidade e flexibilidade para os membros inferiores e superiores

E por fim, um dos benefícios mais interessantes e que são percebidos logo nos primeiros dias de treino: agilidade e flexibilidade. É claro que se você nunca treinou boxe, as primeiras semanas você somente se sentirá dolorido ou dolorida. Mas com o tempo, vai perceber que o seu corpo está muito mais flexível e atividades simples do dia a dia se tornam muito mais tranquilas, como o ato de subir uma escada.

O boxe é uma das atividades mais incríveis para o corpo. Portanto, pratique com sabedoria e equilíbrio. Cuide-se!

The post Benefícios do Boxe – Quais são? Por que Praticar? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Benefícios do Boxe – Quais são? Por que Praticar? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



terça-feira, 22 de setembro de 2020

Crossfit Emagrece? Vale a pena? Entenda tudo aqui

Crossfit emagrece? Será que vale a pena praticar? Esta é uma das dúvidas mais comuns das pessoas que estão iniciando uma atividade física ou mesmo aquelas que buscam mudar um pouco a rotina dos treinos. E, claro, o Crossfit acaba sendo uma alternativa viável, uma vez que a prática está em alta no Brasil e no mundo.

Porém, somente por estar em alta, não significa que ela deve ser praticada ou que ela é a melhor opção para você. Afinal, somente quem poderá dizer isso, é o seu objetivo, sua necessidade ou mesmo sua vontade e motivação para começar algo novo. Fazer só por fazer, não adianta. É preciso fazer da maneira certa.

A partir do momento que você começa a praticar uma atividade dentro daquilo que você precisa e quer, os resultados podem começar a aparecer com o passar do tempo. E no caso do Crossfit, claro, também. Por isso, acompanhe o texto de hoje, para entender tudo sobre esta categoria de exercícios.

Crossfit emagrece
Homem com cordas navais – Foto: Freepik

Crossfit Emagrece?

Sim. E muito. Crossfit emagrece em diversos níveis e de diversas maneiras. Porém, ele somente agirá no seu corpo como uma forma de emagrecimento, se você o fizer da maneira correta. E isto, claro, se aplica a qualquer exercício aeróbico ou mesmo de musculação: fazendo-os da forma errada, os resultados não vão aparecer. E você ainda poderá se machucar!

Mas, o que seria fazer Crossfit da forma certa? O primeiro passo, é conhecer a atividade. Ou seja, procure uma academia perto da sua casa que ofereça a modalidade, e observe os treinos dos alunos já matriculados. No primeiro dia, você não precisa se matricular. Apenas assistir a uma aula. Ou até mesmo participar dela, caso a academia ofereça um teste grátis.

Mas, isto não é tudo. Você não pode se esquecer de se consultar com um profissional de educação física e um médico, para que eles deem o aval para o seu início. Um médico, será responsável por analisar o seu corpo e o seu organismo de maneira focada a entender se a prática não poderá ser nociva.

E o profissional de educação física (ou instrutor da academia), poderá montar um treino adequado de acordo com aquilo que você tem como objetivo e possibilidades.

O Crossfit é uma modalidade totalmente diferente de muitas outras. Por mais que hajam treinos populares na modalidade (como levantar peso ou correr na esteira), no Crossfit isto muitas vezes é feito de maneira alternativa. Ou seja, o peso será um pneu, a corrida na esteira pode ser na rua, o treino de braços pode ser com uma corda naval, e por aí vai.

E tudo isso em conjunto, claro, fará você chegar nos seus objetivos. Então, sim: Crossfit emagrece. Mas, não só emagrece, como oferece muitas outras possibilidades. Falaremos disso a seguir.

Vamos lá?

Benefícios da prática de Crossfit para além do emagrecimento

O Crossfit emagrece. Disso, nós já sabemos. Porém, além disso, a prática poderá oferecer muitas outras possibilidades para que seu corpo receba o máximo possível de estímulos benéficos ao organismo.

Por exemplo, a musculação faz os músculos crescer. Isto é óbvio. Porém, você também gasta muita energia, trabalha a elasticidade e muitas outras coisas. Ou seja, um exercício sempre agrega valor em várias frentes.

E é o caso também do Crossfit, uma vez que ele é acaba sendo uma junção entre exercícios de força, aeróbicos, resistência, etc. E para te ajudar a entender melhor os principais benefícios do Crossfit, separamos uma lista com alguns pontos importantes, que são os seguintes:

  • Mais saúde cardíaca para o praticante;
  • Ativação do metabolismo para melhor funcionamento do organismo;
  • Aumento da resistência do corpo de maneira geral (força, respiração, fôlego);
  • Ajuda efetivamente na definição muscular – Caso este seja o seu objetivo primário;
  • Há muita diversificação de exercícios – O que é bom para não cair na rotina;

Falaremos sobre cada item de maneira individual a partir de agora. Acompanhe para entender tudo.

Crossfit emagrece
Homem fazendo barra – Foto: Freepik

Mais saúde cardíaca para o praticante

O Crossfit emagrece e, ao mesmo tempo, é um ótimo exercício para ajudar na saúde cardíaca dos participantes. Afinal de contas, a maioria das atividades do Crossfit, envolvem força, velocidade e resistência. E isto faz com que os batimentos aumentem, o que é bom para fazer com que o coração trabalhe de uma melhor maneira no longo prazo.

Mas, é preciso tomar cuidado para nunca começar um exercício sem uma consulta a um cardiologista, ok? Se houver qualquer problema no seu coração e ele for levado ao limite, alguns problemas repentinos podem surgir. E isto, claro, é muito ruim para a continuação do exercício, podendo levar até a impossibilidade de continuar.

Ativação do metabolismo para melhor funcionamento do organismo

O metabolismo possui uma função muito importante no nosso corpo. É o metabolismo o responsável por, obviamente, metabolizar nutrientes, vitaminas e alimentos de uma maneira geral. Um metabolismo lento, fará com que a sua tendência a manter energia e gordura estocada, aumente. E um metabolismo rápido, fará com que você perca massa com mais velocidade (massa gorda e massa magra!).

Portanto, tentar equilibrar o metabolismo é a melhor maneira de fazer ele funcionar “normalmente”. No caso de pessoas que estão buscando emagrecer e possuem um metabolismo lento, a prática do Crossfit pode ser uma ótima alternativa, uma vez que ele ajuda a aumentar a velocidade dos processos metabólicos. E, consequentemente, haverá ali mais chances de emagrecer com saúde.

Aumento da resistência do corpo de maneira geral (força, respiração, fôlego)

O aumento da resistência é um dos benefícios mais incríveis do Crossfit. Afinal, a gente usa resistência para tudo (ou quase tudo) na vida. Seja para correr para pegar um táxi, seja para caminhar rapidamente até a porta do metrô ou simplesmente subir uma escada. Tudo é resistência. E praticar um exercício que possa oferecer isso ao seu corpo é, sem dúvidas, uma ótima alternativa.

No Crossfit, você tem a chance de aprender a controlar melhor a respiração, construir força muscular e aprender a ter fôlego em momentos necessários (em que seu corpo está cansado e fadigado, por exemplo). Tudo isso ajuda você, no longo prazo, a ter mais qualidade de vida.

Entenda melhor aqui como aumentar a resistência do corpo.

Crossfit emagrece
Mulher levantando peso no Crossfit – Foto: Freepik

Ajuda efetivamente na definição muscular – Caso este seja o seu objetivo primário

Para quem está praticando musculação mas não consegue definir o corpo da maneira que gostaria, uma prática aeróbica (pensada para seu corpo) é um caminho viável. Afinal, você precisa queimar as gorduras que estão em cima do tecido muscular para que o músculo fique desenhado na pele. E isto se faz com exercícios e alimentação.

E o Crossfit é uma excelente alternativa para chegar no objetivo da definição. Porém, é fundamental que você faça isso de uma maneira pensada. Pois pode ser que seu corpo, antes de queimar a gordura, queime o músculo que você batalhou para conquistar. E isto seria muito ruim, não é mesmo?

Entenda mais aqui sobre definição muscular.

Há muita diversificação de exercícios – O que é bom para não cair na rotina

E por fim, um dos benefícios da prática de Crossfit é, sem dúvida nenhuma, a diversificação! Por mais que você seja experiente e já treina há muito tempo, saiba que a diversificação ajuda a manter a saúde mental em dia.

Esta é uma forma de fazer com que você não caia na rotina (embora a rotina seja fundamental para o desempenho e desenvolvimento do seu treino). Mas o Crossfit, consegue unir o útil ao agradável. O que é muito legal!

Leia mais sobre Motivação na Academia.

levantando pneu
Homem levantando pneu no Crossfit – Foto: Freepik

Não esqueça da alimentação – O Crossfit exige uma dieta balanceada e equilibrada

Como uma dica final, não podemos deixar de mencionar a importância da alimentação. O Crossfit emagrece, sim. É benéfico, sim.

Mas, você somente terá tudo isso em suas mãos, caso contrate um nutricionista para preparar uma dieta de acordo com seu corpo, necessidades e objetivos.

Bons treinos!

The post Crossfit Emagrece? Vale a pena? Entenda tudo aqui appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Crossfit Emagrece? Vale a pena? Entenda tudo aqui publicado primeiro em https://malharbem.com.br



segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Falta de disposição – Da onde vem? Como ter mais disposição?

Sofrer de falta de disposição é algo realmente muito ruim. Afinal, é isto que faz com que você deixe de praticar as atividades que gosta ou sequer tenha vontade de continuar fazendo-as. Mas, o que faz a gente sentir a falta de disposição? De onde surge esta sensação e porque ela pode ser “domada”?

É isto que vamos entender no texto de hoje. Afinal, um dos problemas mais recorrentes de pessoas que estão iniciando uma atividade física ou mesmo se sentem culpadas por não praticar um hobby em momentos de lazer, é justamente a indisposição – que muitas vezes podemos até mesmo associar a preguiça.

Infelizmente, a preguiça é uma sensação comum e que todos nós vamos sentir algum dia. Afinal, esta é uma forma que o nosso cérebro usa para nos manter “seguros”. Pois, para ele, quanto menos atividades ou estresse gerarmos, mais ficaremos bem. É uma forma de proteção que ele encontrou durante o processo evolutivo.

E para entender melhor sobre tudo isso, continue lendo.

Falta de disposição
Mulher cantando na cozinha – Foto: Freepik

Falta de disposição – Da onde ela vem?

Vencer a preguiça ou a falta de disposição é um verdadeiro desafio. Em alguns momentos, as duas situações até podem se tornar sinônimas. Pois uma está ligada na outra. Na verdade, o excesso de preguiça, no longo prazo, poderá fazer com que você tenha cada vez mais indisposição. Pois você estaria acumulando energias que precisam, de alguma forma, ter um válvula de escape.

E esta válvula de escape pode ser um exercício físico ou uma atividade qualquer. E para realizar elas, você precisa do que? Exatamente: disposição! E quando a disposição não estiver presente, o que fazer?

Muitas pessoas acabam entrando neste paradoxo e firmando cada vez mais o problema do sedentarismo. E isto, no médio e longo prazo, é algo extremamente desfavorável para o corpo humano – prejudica a saúde de todas as maneiras.

Porém, antes mesmo de tentar fazer qualquer coisa para vencer a falta de disposição, é preciso entender o motivo de ela existir no seu corpo. E para isso, separamos uma lista com alguns itens importantes. Veja:

  • Sono irregular e sem equilíbrio;
  • Alimentação desequilibrada e sem um acompanhamento profissional adequado;
  • Estresse excessivo nas atividades do dia a dia;
  • Algum problema familiar que esteja sem resolução;
  • Sensação de improdutividade nas diversas áreas da vida;

Falaremos sobre cada item abaixo. Acompanhe.

Sono irregular e sem equilíbrio

O primeiro motivo que faz você ter uma falta de disposição em excesso, é o sono. Para quem já treina ou pratica atividades físicas há mais tempo, sabe muito bem que dormir bem é o que trará os melhores resultados para o corpo. Pois é durante o sono que muitos processos metabólicos e de desenvolvimento acontecem no corpo.

Se o seu sono estiver desregulado, isto é, se você está dormindo demais ou de menos, saiba que a sua disposição para as coisas poderão reduzir a pó. Portanto, durma bem. Durma o tempo necessário para conseguir ter uma vida mais equilibrada em todos os outros aspectos.

Veja também: Dormir bem melhora seu desempenho na academia.

Falta de disposição
Felicidade ao treinar – Foto: Freepik

Alimentação desequilibrada e sem um acompanhamento profissional adequado

A gente é o que a gente come. Certamente você já ouviu falar desta frase, não é mesmo? E ela é verdade. Afinal, tudo aquilo que a gente ingere, é o que dará vida e saúde ao nosso corpo. Logo, comer bem e de forma equilibrada, é uma das melhores formas de se manter motivado, saudável e com disposição para realizar as atividades.

Nunca hesite a busca por um profissional de nutrição que poderá ajudar a montar um cardápio balanceado e rico em vitaminas e nutrientes que seu corpo precisa. Nunca faça dietas radicais e baseadas em achismo. Seu corpo é único e precisa de cuidados também únicos.

Quer um exemplo prático? Se você comer um prato enorme de feijão e, logo após, precisar realizar uma atividade física (como jogar futebol), é muito provável que se sinta indisposto. Logo, quando comemos “errado” por muito tempo, a tendência é que percamos a libido de realizar alguns tipos de atividades.

Estresse excessivo nas atividades do dia a dia

O estresse é um vilão na nossa vida. Quando andamos muito estressados, seja pelo motivo que for, parece que nada funciona direito. E neste paradoxo de achar que as coisas não estão funcionando e fluindo, acabamos no buraco da falta de disposição.

Isto é muito parecido com a sensação de improdutividade: quanto mais improdutivos nos sentimos, menos produtivos nós de fato ficamos. Pois para produzir, precisamos fazer. E para fazer, precisamos ter disposição. E a disposição somente aparece quando outras áreas da vida estão em equilíbrio (vide tópicos mencionados anteriormente).

Veja aqui: Exercícios Para Aliviar o Estresse.

Algum problema familiar que esteja sem resolução

Esta situação está muito ligada ao tópico anterior (estresse). Afinal, quando há uma situação complicada na família, dificilmente teremos vontade de fazer outra coisa, se não nos concentrar naquele problema em si.

Então, se você está buscando ter mais disposição para treinar, para jogar futebol, para caminhar ou para correr na rua, saiba que a falta pode estar relacionada a alguma situação na família. Tente entender e analisar a sua vida para chegar aquilo que está lhe fazendo mal.

Consultar-se com um profissional de psicologia é fundamental para que a sua saúde mental esteja em dia. E uma saúde mental em dia, claro, tem muito poder!

mulher motivada
Mulher motivada – Foto: Freepik

Sensação de improdutividade nas diversas áreas da vida

E por fim, não podemos deixar me citar a sensação de improdutividade. Quanto mais produtivo você se sentir, mais vontade de seguir em frente você terá. Afinal, é incrível perceber que estamos caminhando pra frente, não é mesmo?

Mas, e quando esta sensação não acontecer, mesmo que na prática você esteja sendo produtivo? Isto é muito complicado e poderá desencadear muitos sintomas de falta de disposição.

Afinal, pior do que se sentir improdutivo, é saber que você está sendo produtivo, mas não está sentindo a sensação de produtividade. É até um pouco frustrante, pois a sensação de produzir nos dá prazer.

Por isso, quanto antes você entender que sensações de improdutividade mesmo sendo produtivo são normais, melhor.

Como ter mais disposição para treinar ou praticar exercícios físicos?

Até aqui, já entendemos o que faz com que a gente se sinta com menos disposição no dia a dia. E, como você pôde perceber, não é apenas uma ou outra situação. Mas sim, uma combinação de várias delas. É assim que a vida funciona – tudo influencia em tudo.

E para resolver o problema da indisposição, claro, não é diferente. Você precisará executar algumas ações de maneira regular e constante. E, não só isso. Você precisará, ainda, praticar uma série de atividades para, de fato, ter algum tipo de resultado positivo.

Não existe fórmula mágica. O que existe, é processo. E alguns passos que você pode dar, são estes:

  • A gente é o que a gente come – Alimente-se adequadamente;
  • Pratique atividades que lhe proporcionem prazer;
  • Coloque pequenas metas no seu dia a dia de trabalho para ter a sensação de produtividade;
  • Faça mais aquilo que você gosta de fazer;

Explicaremos a seguir.

Falta de disposição
Felicidade ao treinar – Foto: Freepik

A gente é o que a gente come – Alimente-se adequadamente

Coma direito. Esta é uma dica simples e curta, mas que é muito complexa. Afinal, simplesmente dizer para alguém “comer direito” é muito fácil. O que mais a gente vê por aí, são gurus dizendo para você comer isto ou aquilo. Quando na verdade, é tudo muito mais complexo.

Porém, não entenda “complexo” como “difícil”, ok? O que estamos querendo dizer é que você deve dar valor ao seu corpo e ao seu organismo, preparando receitas e alimentos adequados para você. E para isso, conte com a ajuda de um profissional de nutrição. Quanto mais alinhada for a dieta para o seu corpo, estilo de vida e organismo, melhor.

O importante é não deixar faltar e nem sobrar alimentos. Equilíbrio é que dará mais disposição para você no fim do dia. Veja aqui como seguir uma dieta.

Pratique atividades que lhe proporcionem prazer

Praticar atividades que você gosta é o que dará mais energia e fará com que você deixe de sentir a falta de disposição. Afinal, quando você espera para que um momento chegue, é realmente incrível.

Você gosta de correr? Consulte um médico e corra. Se você gosta de jogar tênis, contrate uma quadra, e jogue. Ou, se você adora dançar, escolha sua música favorita e mãos a obra!

praticando atividade
Aumentando a disposição – Foto: Freepik

Coloque pequenas metas no seu dia a dia de trabalho para ter a sensação de produtividade

Lembra que a sensação de produtividade está diretamente ligada a sensação de disposição? Pois é. Uma das maneiras de você se sentir produtivo ou produtiva, é colocando metas e objetivos todos os dias. Escolha coisas pequenas para que você tenha a sensação de dever cumprido.

Por exemplo, se o seu objetivo for correr 5km no primeiro dia de corrida e conseguir correr apenas 3km, poderá se sentir frustrado. No entanto, se você colocasse uma meta de correr 2km e conseguisse correr os mesmos 3km, a sensação seria de superação.

Consegue entender a diferença e o quanto colocar as metas certas, pode fazer toda diferença?

Faça mais aquilo que você gosta de fazer

E por fim, nunca deixe de fazer aquilo que você gosta de fazer. Aquilo que o seu coração “bate mais forte” só de ouvir falar. Pode ser qualquer atividade: hobby ou trabalho. Não importa. O importante, é gostar! Isto fará que você se sinta menos indisposto e com as energias mais equilibradas.

The post Falta de disposição – Da onde vem? Como ter mais disposição? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Falta de disposição – Da onde vem? Como ter mais disposição? publicado primeiro em https://malharbem.com.br



sábado, 5 de setembro de 2020

Como Começar a Treinar na Academia – Cuidados, Motivação e Resultados

Para começar a treinar na academia, você precisa seguir alguns critérios importantes para manter seus treinos em dia, com qualidade e, claro, extrair os melhores resultados possíveis. Porém, estes critérios nem sempre são respeitados pela grande parte das pessoas. O que faz com que os treinamentos seja nivelados por baixo, com objetivos errados e pouca (ou quase nenhuma) segurança.

No entanto, sempre que nos deparamos com dezenas de coisas para fazer antes de poder colocar a mão na massa em algum projeto, tendemos a desanimar ou desmotivar de forma muito instantânea. Mas, acredite: isto é normal. É do ser humano buscar sempre a sua posição mais confortável e a zona de conforto. Em algumas situações, isto é fundamental. Em outras, nem tanto.

E justamente por isso, no texto de hoje, vamos entender melhor quais são os passos iniciais para que você possa começar a treinar na academia de maneira consciente e inteligente.

Vamos lá?

Começar a Treinar na Academia
Amigos na academia – Foto: Freepik

Começar a treinar na academia – O que você precisa fazer antes de começar?

Iniciar os exercícios nem sempre é fácil. Muito menos quando não entendemos nada sobre o assunto ou mesmo não temos nenhum tipo de proximidade com academias ou centros de treinamento. É sempre muito difícil conquistar um espaço em um local totalmente desconhecido e fora do nosso domínio. Afinal, a nossa mente está sempre em busca de segurança e conforto físico e psicológico. E isto é normal.

Portanto, entender alguns passos iniciais para que você possa começar a treinar na academia de maneira segura e inteligente será fundamental. Mas, e quais são estes critérios? É difícil? Será que você terá ainda mais trabalho para poder sair do sedentarismo?

A verdade é que tudo faz parte de um plano maior. Ou seja, de nada adianta você começar a correr, nadar ou malhar de um dia para o outro e, em seguida, ter uma lesão que o afastará por meses da atividade, não é mesmo? Este é um dos objetivos dos critérios aqui listados, que são os seguintes:

  • Uma consulta médica será essencial – Você precisa entender o seu corpo;
  • Alimentação para treinar melhor – A importância de um acompanhamento nutricional;
  • Academia perto de casa – É melhor ou pior?;
  • Defina o seu objetivo de treinos – Não queira abraçar o mundo logo no início;

Falaremos sobre cada um dos tópicos a partir de agora. Acompanhe.

Começar a Treinar na Academia
Mulher treinando – Foto: Freepik

Uma consulta médica será essencial – Você precisa entender o seu corpo

Para começar qualquer tipo de projeto, sempre precisamos avaliar os fundamentos e pilares que irão sustentar aquilo para o médio e longo prazo. É assim com uma trilha de aprendizado, com a construção de uma empresa e, claro, com o seu início na academia. Ou seja, você não poderá simplesmente sair fazendo o que bem entender, de forma aleatória e alternativa. É preciso entender o seu corpo.

E para entender o seu corpo, nada melhor do que uma consulta médica voltada para uma avaliação física, não é mesmo? Ou seja, será importantíssimo que você tenha um aval clínico de como anda o seu coração, a sua circulação sanguínea, a sua estrutura óssea e os seus músculos.

Imagine que qualquer tipo de exercício físico, vai tirar você da sua zona de conforto. Ou seja, fará seu corpo fazer muito mais força do que o habitual. E isto, claro, trará consequências no curto, médio e longo prazo. Estas consequências podem ser boas ou ruins. Tudo vai depender de como serão os seus fundamentos para treinar de maneira mais segura.

Alimentação para treinar melhor – A importância de um acompanhamento nutricional

Seja uma alimentação orgânica, vegana, a base de proteínas ou vegetariana, saiba que você precisará de um acompanhamento nutricional profissional para que, desta forma, possa oferecer o que o seu corpo precisa antes, durante e depois do treino.

Se você pretende começar a treinar na academia, saiba que o seu corpo precisará acompanhar a sua evolução. Ou seja, se você busca ganhar massa muscular mas não ingere a quantidade certa de proteínas, pode ser que nunca chegue no seu objetivo. Ou, se você está buscando emagrecer com saúde mas não possui um equilíbrio de carboidratos, pode ser que também não conseguirá chegar ao objetivo.

Porém, mais importante do que se alimentar direito, é se alimentar direito de acordo com o seu corpo. Ou seja, fazer uma dieta radical ou assumir qualquer tipo de plano alimentar que você encontra na internet, poderá ser muito negativo. E, claro, você só tem a perder com isso.

Portanto, não hesite: se começar a treinar na academia, procure um profissional de nutrição para elaborar um cardápio.

Começar a Treinar na Academia
Mulher treinando – Foto: Freepik

Academia perto de casa – É melhor ou pior?

Outro ponto que você precisa considerar na hora de começar a fazer academia, é: onde será o seu centro de treinamentos? Saiba que o fator “distância” vai influenciar diretamente na sua adesão ou não aos treinos. Principalmente no início da sua jornada.

Então, nossa dica é: busque uma academia que seja perto da sua casa ou que você não tenha que fazer um grande esforço para poder ir aos treinos. Pense que no primeiro dia que a preguiça bater (e ela vai bater!), você não pode ter ainda mais empecilhos que fazem sua mente entender que vale mais a pena ficar em casa.

Tire da frente o máximo de obstáculos que você puder. Isto fará com que você treine com muito mais foco e terá muito menos chances de desistir da academia. A escolha da academia precisa ser simples, prática e de uma maneira que você tenha fácil acesso. Lembre-se sempre disso, ok?

Defina o seu objetivo de treinos – Não queira abraçar o mundo logo no início

Objetivos. Esta é uma palavra extremamente poderosa e que deverá fazer parte da sua jornada de treinos, a partir do primeiro dia que você pisar na academia. Afinal, é somente isto que poderá guiar todo o processo de treinos, saúde e bem-estar. Sem objetivos, você estará treinando de maneira aleatória e sem propósito. E este é o caminho para a desistência precoce.

Mas, o que é um bom objetivo para a academia? Isto dependerá de uma série de fatores. Afinal, você precisa saber o motivo de estar começando um projeto, não é mesmo? Uma dica poderosa para que os objetivos funcionem da forma certa para você, é: não queira abraçar o mundo. Não queira colocar objetivos completamente fora do seu alcance.

Se você começar a treinar hoje e daqui a um mês quiser ter o corpo totalmente definido, isto pode ser um erro. Afinal, será muito difícil de conseguir chegar “lá”. E, se eventualmente você não conseguir, poderá erroneamente achar que você fracassou. Quando na verdade, apenas não ajustou o seus objetivos da forma certa.

malhando em dupla
Treinando em dupla – Foto: Freepik

Motivação para continuar treinando – Como se manter motivado?

Começar a treinar na academia pode ser um desafio para muitas pessoas. Seja por timidez, falta de motivação ou mesmo por desconhecimento da necessidade deste processo. E justamente por isso, quando aquele ânimo que você tinha antes sumir, é preciso saber o que fazer. Ou, saber o que fazer para continuar motivado de uma maneira saudável.

Entenda melhor com os tópicos abaixo.

  • Entenda a importância do longo prazo para os resultados;
  • Comece por você – Não pelos outros;
  • Supere pequenos objetivos para chegar ao maior de todos;

Falaremos sobre cada um dos tópicos. Continue lendo.

Entenda a importância do longo prazo para os resultados

Longo prazo. É isto que você precisa ter em mente quando iniciar seus treinos na academia. É fundamental entender que nada acontecerá da noite para o dia e, quanto antes você trouxer isto para a realidade, melhor será sua adesão e, consequentemente, seus resultados.

Entenda mais aqui: Por que exercícios moderados podem ser melhores a longo prazo?

pulando corda
Mulher pulando corda – Foto: Freepik

Comece por você – Não pelos outros

Qualquer projeto que resolvemos tirar do papel precisa partir de um princípio muito básico: comece por você, não pelos outros. Ou seja, entenda o seu corpo e suas necessidades para elaborar um treino focado em você, e não no que está na moda ou é tendência do momento.

Supere pequenos objetivos para chegar ao maior de todos

E por fim, uma ótima maneira de continuar motivado e não parar de treinar, é: tenha objetivos pequenos, capazes de serem vencidos a cada treino. Ao invés de pensar em colocar o dobro de peso no supino até o fim do mês, pense em colocar mais um quilo até o fim da semana. Estas pequenas conquistas serão fundamentais para você entender que está, de fato, no caminho certo.

Bons treinos!

The post Como Começar a Treinar na Academia – Cuidados, Motivação e Resultados appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Como Começar a Treinar na Academia – Cuidados, Motivação e Resultados publicado primeiro em https://malharbem.com.br