Sofrer de falta de disposição é algo realmente muito ruim. Afinal, é isto que faz com que você deixe de praticar as atividades que gosta ou sequer tenha vontade de continuar fazendo-as. Mas, o que faz a gente sentir a falta de disposição? De onde surge esta sensação e porque ela pode ser “domada”?
É isto que vamos entender no texto de hoje. Afinal, um dos problemas mais recorrentes de pessoas que estão iniciando uma atividade física ou mesmo se sentem culpadas por não praticar um hobby em momentos de lazer, é justamente a indisposição – que muitas vezes podemos até mesmo associar a preguiça.
Infelizmente, a preguiça é uma sensação comum e que todos nós vamos sentir algum dia. Afinal, esta é uma forma que o nosso cérebro usa para nos manter “seguros”. Pois, para ele, quanto menos atividades ou estresse gerarmos, mais ficaremos bem. É uma forma de proteção que ele encontrou durante o processo evolutivo.
E para entender melhor sobre tudo isso, continue lendo.
Falta de disposição – Da onde ela vem?
Vencer a preguiça ou a falta de disposição é um verdadeiro desafio. Em alguns momentos, as duas situações até podem se tornar sinônimas. Pois uma está ligada na outra. Na verdade, o excesso de preguiça, no longo prazo, poderá fazer com que você tenha cada vez mais indisposição. Pois você estaria acumulando energias que precisam, de alguma forma, ter um válvula de escape.
E esta válvula de escape pode ser um exercício físico ou uma atividade qualquer. E para realizar elas, você precisa do que? Exatamente: disposição! E quando a disposição não estiver presente, o que fazer?
Muitas pessoas acabam entrando neste paradoxo e firmando cada vez mais o problema do sedentarismo. E isto, no médio e longo prazo, é algo extremamente desfavorável para o corpo humano – prejudica a saúde de todas as maneiras.
Porém, antes mesmo de tentar fazer qualquer coisa para vencer a falta de disposição, é preciso entender o motivo de ela existir no seu corpo. E para isso, separamos uma lista com alguns itens importantes. Veja:
- Sono irregular e sem equilíbrio;
- Alimentação desequilibrada e sem um acompanhamento profissional adequado;
- Estresse excessivo nas atividades do dia a dia;
- Algum problema familiar que esteja sem resolução;
- Sensação de improdutividade nas diversas áreas da vida;
Falaremos sobre cada item abaixo. Acompanhe.
Sono irregular e sem equilíbrio
O primeiro motivo que faz você ter uma falta de disposição em excesso, é o sono. Para quem já treina ou pratica atividades físicas há mais tempo, sabe muito bem que dormir bem é o que trará os melhores resultados para o corpo. Pois é durante o sono que muitos processos metabólicos e de desenvolvimento acontecem no corpo.
Se o seu sono estiver desregulado, isto é, se você está dormindo demais ou de menos, saiba que a sua disposição para as coisas poderão reduzir a pó. Portanto, durma bem. Durma o tempo necessário para conseguir ter uma vida mais equilibrada em todos os outros aspectos.
Veja também: Dormir bem melhora seu desempenho na academia.
Alimentação desequilibrada e sem um acompanhamento profissional adequado
A gente é o que a gente come. Certamente você já ouviu falar desta frase, não é mesmo? E ela é verdade. Afinal, tudo aquilo que a gente ingere, é o que dará vida e saúde ao nosso corpo. Logo, comer bem e de forma equilibrada, é uma das melhores formas de se manter motivado, saudável e com disposição para realizar as atividades.
Nunca hesite a busca por um profissional de nutrição que poderá ajudar a montar um cardápio balanceado e rico em vitaminas e nutrientes que seu corpo precisa. Nunca faça dietas radicais e baseadas em achismo. Seu corpo é único e precisa de cuidados também únicos.
Quer um exemplo prático? Se você comer um prato enorme de feijão e, logo após, precisar realizar uma atividade física (como jogar futebol), é muito provável que se sinta indisposto. Logo, quando comemos “errado” por muito tempo, a tendência é que percamos a libido de realizar alguns tipos de atividades.
Estresse excessivo nas atividades do dia a dia
O estresse é um vilão na nossa vida. Quando andamos muito estressados, seja pelo motivo que for, parece que nada funciona direito. E neste paradoxo de achar que as coisas não estão funcionando e fluindo, acabamos no buraco da falta de disposição.
Isto é muito parecido com a sensação de improdutividade: quanto mais improdutivos nos sentimos, menos produtivos nós de fato ficamos. Pois para produzir, precisamos fazer. E para fazer, precisamos ter disposição. E a disposição somente aparece quando outras áreas da vida estão em equilíbrio (vide tópicos mencionados anteriormente).
Veja aqui: Exercícios Para Aliviar o Estresse.
Algum problema familiar que esteja sem resolução
Esta situação está muito ligada ao tópico anterior (estresse). Afinal, quando há uma situação complicada na família, dificilmente teremos vontade de fazer outra coisa, se não nos concentrar naquele problema em si.
Então, se você está buscando ter mais disposição para treinar, para jogar futebol, para caminhar ou para correr na rua, saiba que a falta pode estar relacionada a alguma situação na família. Tente entender e analisar a sua vida para chegar aquilo que está lhe fazendo mal.
Consultar-se com um profissional de psicologia é fundamental para que a sua saúde mental esteja em dia. E uma saúde mental em dia, claro, tem muito poder!
Sensação de improdutividade nas diversas áreas da vida
E por fim, não podemos deixar me citar a sensação de improdutividade. Quanto mais produtivo você se sentir, mais vontade de seguir em frente você terá. Afinal, é incrível perceber que estamos caminhando pra frente, não é mesmo?
Mas, e quando esta sensação não acontecer, mesmo que na prática você esteja sendo produtivo? Isto é muito complicado e poderá desencadear muitos sintomas de falta de disposição.
Afinal, pior do que se sentir improdutivo, é saber que você está sendo produtivo, mas não está sentindo a sensação de produtividade. É até um pouco frustrante, pois a sensação de produzir nos dá prazer.
Por isso, quanto antes você entender que sensações de improdutividade mesmo sendo produtivo são normais, melhor.
Como ter mais disposição para treinar ou praticar exercícios físicos?
Até aqui, já entendemos o que faz com que a gente se sinta com menos disposição no dia a dia. E, como você pôde perceber, não é apenas uma ou outra situação. Mas sim, uma combinação de várias delas. É assim que a vida funciona – tudo influencia em tudo.
E para resolver o problema da indisposição, claro, não é diferente. Você precisará executar algumas ações de maneira regular e constante. E, não só isso. Você precisará, ainda, praticar uma série de atividades para, de fato, ter algum tipo de resultado positivo.
Não existe fórmula mágica. O que existe, é processo. E alguns passos que você pode dar, são estes:
- A gente é o que a gente come – Alimente-se adequadamente;
- Pratique atividades que lhe proporcionem prazer;
- Coloque pequenas metas no seu dia a dia de trabalho para ter a sensação de produtividade;
- Faça mais aquilo que você gosta de fazer;
Explicaremos a seguir.
A gente é o que a gente come – Alimente-se adequadamente
Coma direito. Esta é uma dica simples e curta, mas que é muito complexa. Afinal, simplesmente dizer para alguém “comer direito” é muito fácil. O que mais a gente vê por aí, são gurus dizendo para você comer isto ou aquilo. Quando na verdade, é tudo muito mais complexo.
Porém, não entenda “complexo” como “difícil”, ok? O que estamos querendo dizer é que você deve dar valor ao seu corpo e ao seu organismo, preparando receitas e alimentos adequados para você. E para isso, conte com a ajuda de um profissional de nutrição. Quanto mais alinhada for a dieta para o seu corpo, estilo de vida e organismo, melhor.
O importante é não deixar faltar e nem sobrar alimentos. Equilíbrio é que dará mais disposição para você no fim do dia. Veja aqui como seguir uma dieta.
Pratique atividades que lhe proporcionem prazer
Praticar atividades que você gosta é o que dará mais energia e fará com que você deixe de sentir a falta de disposição. Afinal, quando você espera para que um momento chegue, é realmente incrível.
Você gosta de correr? Consulte um médico e corra. Se você gosta de jogar tênis, contrate uma quadra, e jogue. Ou, se você adora dançar, escolha sua música favorita e mãos a obra!
Coloque pequenas metas no seu dia a dia de trabalho para ter a sensação de produtividade
Lembra que a sensação de produtividade está diretamente ligada a sensação de disposição? Pois é. Uma das maneiras de você se sentir produtivo ou produtiva, é colocando metas e objetivos todos os dias. Escolha coisas pequenas para que você tenha a sensação de dever cumprido.
Por exemplo, se o seu objetivo for correr 5km no primeiro dia de corrida e conseguir correr apenas 3km, poderá se sentir frustrado. No entanto, se você colocasse uma meta de correr 2km e conseguisse correr os mesmos 3km, a sensação seria de superação.
Consegue entender a diferença e o quanto colocar as metas certas, pode fazer toda diferença?
Faça mais aquilo que você gosta de fazer
E por fim, nunca deixe de fazer aquilo que você gosta de fazer. Aquilo que o seu coração “bate mais forte” só de ouvir falar. Pode ser qualquer atividade: hobby ou trabalho. Não importa. O importante, é gostar! Isto fará que você se sinta menos indisposto e com as energias mais equilibradas.
The post Falta de disposição – Da onde vem? Como ter mais disposição? appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.
Falta de disposição – Da onde vem? Como ter mais disposição? publicado primeiro em https://malharbem.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário