terça-feira, 3 de novembro de 2020

Academia e gravidez: 5 dicas de como se exercitar sem prejudicar a saúde

Academia e gravidez: Será que é uma boa ideia? Será que existem contraindicações? Como se exercitar de maneira eficiente, porém, com cautela?

Se você está prestes a se tornar mamãe, especialmente de primeira viagem, muitas dúvidas podem estar vindo à tona. Afinal, nada mais natural. Seu corpo está passando por muitas mudanças, e além de impactar psicologicamente, estas mudanças também impactam na sua rotina.

Você passa a ter que se alimentar de outra forma… Tem que cuidar com as roupas que veste, para não apertar, bem como precisa descansar, dormir e se exercitar de um modo diferente.

Mas como fazer tudo isso garantindo a sua saúde e a do bebê?

Bem, para isso, existem diversos pontos que você pode levar em consideração. E no texto de hoje falaremos sobre como se exercitar e quais são os benefícios entre a relação academia e gravidez.

Para ler mais tarde: Exercícios Físicos Durante a Gravidez: Permitidos e Proibidos

Como conciliar academia e gravidez?

Para conciliar academia e gravidez, é preciso se atentar aos exercícios e práticas mais adequados para esse momento delicado. Além disso, sempre se mantenha atenta a qualquer sinal do corpo, que possa representar algum efeito nocivo.

academia e gravidez
Mulher grávida se alongando em casa. Foto: Freepik

Vale lembrarmos que episódios de enjoos, fraqueza ou tontura podem aparecer naturalmente, mas isso não quer dizer que você deve persistir no exercício. Mas sim, poderá mudar a posição, criar intervalos mais longos, praticar outra possibilidade, dentre outras opções.

Lembre-se ainda que forçar o corpo sem um acompanhamento médico pode ser prejudicial. Portanto, cuidado, ok? Os exercícios abaixo devem ser vistos como dicas, e não como regras.

Academia e gravidez – Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são ótimos aliados no processo de emagrecimento e mantimento da saúde cardíaca. Aqui, você pode apostar em caminhadas, hidroginástica, bicicleta elétrica, dentre outras variedades.

Todavia, comece aos poucos. Não queira apenas “queimar toda a gordura”, da noite para o dia. É preciso cautela, especialmente se você é uma pessoa sedentária. Isso lhe auxiliará de uma maneira mais saudável, e lhe impedirá de desistir dos exercícios.

Leia também: Exercícios para gestantes: Saiba como se exercitar grávida

Academia e gravidez – Musculação

A musculação, diferente do que muitas pessoas pregam, pode muito bem fazer parte da relação academia e gravidez. Isso porque você poderá fazer de maneira menos intensa, sempre considerando os limites do corpo.

Além disso, fortalece os músculos, o que pode ser uma terapia para as mulheres que sofrem com tensões por conta do “peso” da barriga.

Academia e gravidez – Ioga e alongamento

A ioga e o alongamento, além de relaxantes, também são ótimas para manter a saúde em dia. Ativam a circulação, disparam sensação de bem estar, podem diminuir dores musculares e no corpo, além de deixar o dia a dia mais leve.

Você sentirá menos os impactos hormonais no humor, e desfrutará de uma rotina que seja muito mais confortável, saudável e até mesmo feliz.

academia e gravidez
Mulheres grávidas se exercitando juntas. Foto: Freepik

Academia e gravidez – Três dias por semana é uma ótima pedida

Você não precisa simplesmente criar uma rotina de atleta, da noite para o dia. Mas sim, 150 minutos por semana, divididos em três dias, já pode se tratar de uma combinação saudável e interessante.

Leia mais: Mulher grávida pode fazer exercícios físicos?

Além disso, experimente fazer alguns minutinhos de alongamento de manhã, além dos demais exercícios. Isso lhe dará ainda mais bem estar.

Academia e gravidez – Foque no assoalho pélvico

Focar no assoalho pélvico é uma das melhores formas de cuidar da sua saúde e unir a academia e gravidez. Entretanto, neste caso, é preciso que você tenha o acompanhamento de um profissional qualificado, a fim de ter resultados mais adequados às suas necessidades.

Você tem passado mal no treino?

Sabemos que muitas mulheres temem fazer academia durante a gravidez, por medo de passarem mal no treino. De qualquer forma, é preciso ficar atenta.

Você não precisa simplesmente extinguir os exercícios da sua rotina, quando você sentir tontura ou fraqueza. Mas sim, pode diminuir o ritmo e fazer modalidades mais leves.

De qualquer forma, se você costumeiramente está passando mal no treino, busque auxílio médico. Apenas ele poderá lhe dizer se os sintomas são normais ou se podem estar sinalizando algum mal um tanto quanto mais intenso.

academia e gravidez
Mulher grávida praticando exercício físico. Foto: Freepik

Benefícios da academia na gravidez

Além de entender como você pode encaixar uma rotina de exercícios no seu dia a dia, enquanto grávida, é preciso conhecer os benefícios das atividades físicas nesse período. Afinal, como já mencionamos no decorrer deste artigo, muitas mulheres temem que os exercícios possam ser prejudiciais, o que é verdadeiramente um tabu.

Você também pode gostar de: Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Se a mulher não tem nenhum tipo de restrição, apresentada por um médico competente, não há motivo para que ela não pratique atividade física. Pelo contrário, o sedentarismo pode ser muito prejudicial acarretando em efeitos colaterais.

Portanto, conheça agora todas as vantagens de unir o efeito entre academia e gravidez:

Diminui as chances de sobrepeso no bebê e na mãe

Sobrepeso, seja na mãe ou no bebê, pode ser um problema responsável por desencadear comorbidades. Entre elas, pressão alta, colesterol, problemas cardíacos, entre outros.

Por isso os exercícios durante a gravidez são importantes. Com eles você poderá diminuir as chances de problemas neste sentido, além de fazer com que o bebê nasça ainda mais saudável.

O bebê recebe mais nutrientes e oxigênio

Você sabia que a circulação na placenta pode ser ainda mais intensa quando você pratica exercícios físicos? E ainda: este efeito gera muito mais oxigênio para o bebê, além de levar mais nutrientes até ele?

Pois bem. Se você procura manter a sua saúde em dia, e se preocupa com a do bebê, certamente este benefício é um ponto alto. Imagine você melhorar a absorção de nutrientes do pequeno? Certamente os resultados serão ainda mais interessantes.

academia e gravidez
Mulher grávida se alongando ao ar livre. Foto: Freepik

Academia e gravidez – Mais elasticidade, auxiliando no parto

A mulher que pratica exercícios físicos na gravidez apresenta uma maior elasticidade em todo o corpo. Essa elasticidade pode ser uma forte aliada, especialmente para aquelas que desejam fazer um parto normal.

Leia mais: Treino de braço para mulheres

Gravidez menos difícil e mais leve

Gravidezes difíceis podem ser muito traumatizantes na vida de uma mulher. Dessa maneira, uma opção é praticar exercícios físicos para tornar todo o processo mais leve, saudável e menos dolorido.

Assim, você cria uma rotina saudável, inibe as tensões musculares, torna o parto menos dolorido e mantém níveis hormonais mais estáveis. Tudo isso criando um efeito bola de neve positivo em todo o seu organismo.

Toda mulher sem contraindicação médica pode usufruir dos benefícios

Lembre-se que se você não possui nenhuma contraindicação médica, você poderá usufruir dos benefícios da academia na gravidez, sem medo. Entretanto, o papel do educador físico é crucial para que tudo saia sempre dentro dos conformes.

Isto é, apesar de não haver grandes riscos, você ainda pode se acidentar caso pratique exercícios de maneira errônea. Por isso o profissional é de extrema importância. Afinal, de nada adianta treinar e se machucar, tendo que parar logo depois, não é mesmo? Portanto, cuide-se!

Leia mais: Crossfit Emagrece? Vale a pena? Entenda tudo aqui

Academia e gravidez: 5 dicas de como se exercitar sem prejudicar a saúde publicado primeiro em https://malharbem.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário