Treinar em casa ou na academia? Eis a questão! Esta é uma das dúvidas mais comuns de pessoas que estão iniciando algum tipo de atividade física, uma vez que sair do sedentarismo nem sempre é uma tarefa fácil. E justamente por ser difícil, alguns pontos acabam sendo levados em consideração para o início, como: praticidade para começar a treinar, economia de tempo e dinheiro, etc.
Com isso, surge a possibilidade de treinar em casa, ao invés de ter que se deslocar até uma academia perto da sua casa. Mas, será que vale realmente a pena o esforço de treinar em casa? Ou será que vale mais a pena fazer um esforço extra e ir até a academia?
É isto que vamos entender a partir de agora. Portanto, continue lendo para compreender as vantagens e desvantagens de treinar em casa ou na academia. Vamos lá?
Treinar em casa ou na academia – O que é mais vantajoso para começar uma atividade física?
As duas situações são muito vantajosas. Principalmente para quem não está praticando nada, treinar em casa já é um ótimo passo. E para quem precisa treinar e não tem tempo de sair, claro, a nossa casa é sempre uma excelente opção para montarmos um plano de treinos dedicado.
Porém, não necessariamente os treinos em casa vão trazer os mesmos resultados que um treino em uma academia poderiam oferecer. E por isso, colocar todas as vantagens e desvantagens na balança é o melhor que você pode fazer.
E para isso, separamos uma lista de itens que vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Veja abaixo:
- Treinos em casa podem ser muito mais práticos e eficientes;
- Em casa, você sente menos desconforto e timidez;
- Na sua casa, você treina com seus equipamentos e não precisa dividir ou esperar por ninguém;
- As chances de desenvolver lesões em casa são maiores, caso não tenha um acompanhamento profissional;
- Caso não tenha os equipamentos de uma academia, em casa os treinos vão ser limitados;
- Na academia, você conta com a ajuda de um instrutor em caso de dúvidas e dificuldades;
- O deslocamento até a academia pode ser desconfortável – Você perde tempo;
- A academia pode oferecer um ambiente mais estimulante e enérgico – Você entra no clima mais facilmente;
Abordaremos cada um dos tópicos a partir de agora de forma mais aprofundada. Continue lendo.
Treinar em Casa ou na Academia? – Treinos em casa podem ser muito mais práticos e eficientes
Entre treinar em casa ou na academia, um dos critérios mais importantes para a escolha é o fator praticidade. Treinar em casa é muito mais prático do que treinar na academia. Afinal, você não precisa pegar trânsito e nem esperar na fila para usar determinados equipamentos. E por isso, claro, você acaba ganhando tempo.
Principalmente para quem precisa otimizar o tempo e usá-lo com o máximo de produtividade possível, independente do motivo que for, os treinos em casa podem ser uma ótima opção para manter a forma e não se tornar sedentário.
Treinar em Casa ou na Academia? – Em casa, você sente menos desconforto e timidez
Para as pessoas que são um pouco mais tímidas e ficam desconfortáveis em espaços lotados, as academias nem sempre serão um bom lugar para se estar. Como você sabe, a saúde mental importa muito para que o treino tenha uma efetividade prática. Afinal, de nada adianta fazer um exercício sem estar “presente” de maneira mental. Com isso, as chances de lesão e de pouco ou nenhum resultado, aumentam.
Então, a segunda vantagem de treinar em casa é que você pode focar de forma única e exclusiva para o que realmente importa: treinar e se movimentar! Mas, claro, sempre com algum tipo de auxílio profissional, mesmo que a distância. Afinal, assim você garantirá que os treinos serão bons para o seu corpo.
Treinar em Casa ou na Academia? – Na sua casa, você treina com seus equipamentos e não precisa dividir ou esperar por ninguém
Outro ponto positivo de treinar em casa e não na academia, é a questão da divisão de aparelhos. Na sua casa, os aparelhos são seus. Você não precisa se preocupar com a higienização depois que outra pessoa usou e muito menos fazer fila para esperar liberar determinado equipamento. E isto, na prática, garante que você treine com muito mais foco e efetividade.
Este tipo de benefício é ótimo para quem treina por tempo, por exemplo. Muitas vezes será difícil de fazer um circuito na academia, devido a lotação de aparelhos específicos. Mas se este é o tipo de treino que você quer fazer, na sua casa e com seus aparelhos, não terá nenhum problema.
Veja também: Cuidados ao Treinar em Casa na Quarentena
Treinar em Casa ou na Academia? – As chances de desenvolver lesões em casa são maiores, caso não tenha um acompanhamento profissional
Uma desvantagem de treinar em casa, é a questão das lesões. Será muito mais fácil se lesionar treinando em casa, do que na academia. Afinal, na sua casa você não terá a ajuda de um profissional capacitado para guiar o seu posicionamento em determinados tipos de exercícios. E, como você sabe, uma postura errada ou uma posição equivocada, já pode ser o suficiente para romper um músculo ou dar algum tipo de mau jeito.
Estas situações podem ser evitadas com a contratação de um personal trainer. Para os casos de treinos em casa, recomendamos que você faça isso. Afinal, treinar com força e afinco é tão importante quanto treinar com todos os cuidados possíveis para não se machucar.
Treinar em Casa ou na Academia? – Caso não tenha os equipamentos de uma academia, em casa os treinos vão ser limitados
Outra desvantagem de treinar em casa e não na academia, é o fator equipamentos. A não ser que você monte uma academia na sua casa, será difícil conseguir realizar os mesmos treinamentos que poderia fazer na academia.
É claro que com a ajuda de um simples colchonete e um jogo de halteres, você já consegue reproduzir uma série de movimentos da mesma forma que faria na academia. Porém, há outros tipos de treinos de fortalecimento que somente terão um resultado melhor frequentando um espaço apropriado.
Treinar em Casa ou na Academia? – Na academia, você conta com a ajuda de um instrutor em caso de dúvidas e dificuldades
Treinar em casa ou na academia é um fator de dúvida para várias questões. Inclusive, para as questões de auxílio profissional. É claro que ter um personal trainer pode ajudar a resolver este problema. Porém, em uma academia você sempre terá o acompanhamento próximo, de forma a ajudar em qualquer situação de emergência.
Desta forma, é fundamental colocar na balança este critério. Principalmente se você está começando agora e não sabe muito bem por onde começar e quais são os melhores treinos para o seu corpo e organismo.
Treinar em Casa ou na Academia? – O deslocamento até a academia pode ser desconfortável – Você perde tempo
Uma ótima vantagem de treinar em casa, é o fator deslocamento. Vamos combinar? Perder tempo no trânsito é uma das coisas que mais atrapalham o nosso dia. Afinal, este é um local que, por vezes, você estará ocioso. Efetivamente perdendo tempo.
Os treinos em casa, desta forma, ajudam a otimizar as horas que você perderia dentro de um carro, simplesmente para ir até um local realizar exercícios que poderiam muito bem serem feitos dentro da sua casa.
Treinar em Casa ou na Academia? – A academia pode oferecer um ambiente mais estimulante e enérgico – Você entra no clima mais facilmente
E por fim, há ainda as questões de motivação. Treinar em casa ou na academia: o que é melhor para se manter motivado? A verdade é que dependerá de uma série de estímulos. Os espaços de academia, neste sentido, são pensados para deixar os alunos mais a vontade, desde uma simples música para malhar alta no fundo, até com a socialização e amizades que ajudam a manter o foco.
E então, onde você vai começar a treinar em casa ou na academia?
Treinar em Casa ou na Academia – O que vale mais a pena? Vantagens e Desvantagens publicado primeiro em https://malharbem.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário