A dieta não é fundamental para os atletas só por causa dos macronutrientes – os micronutrientes também desempenham papeis fundamentais no organismo!
E acredite: entre essas funções está a possibilidade de melhorar o desempenho físico.
É isso mesmo: escolhendo os alimentos certos para a sua dieta, você pode fazer sua performance melhorar consideravelmente durante a prática de esportes.
Quer conhecer alguns alimentos que têm esse poder? Então se liga na lista abaixo:
5 alimentos funcionais capazes de melhorar o seu desempenho físico
TCM
Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) são ácidos graxos que vem ganhando espaço na alimentação de atletas porque fornecem energia durante exercícios de intensidades leve à moderada e de longa duração.
Os TCM são rapidamente absorvidos e transportados pelo organismo, com uma velocidade de oxidação similar à do carboidrato, e ainda fornece mais energia (9 kcal/g) que os carboidratos (4 kcal/g).
Dessa forma, a utilização de TCM visa manter os estoques de glicogênio (carboidrato estocado), que são poupados para o final da competição. Portanto, sua utilização pode proporcionar mais benefícios em provas e treinos de longa duração.
Os dois alimentos mais comuns para encontrar TCM são o óleo de coco e o azeite de dendê (óleo de palma).
A substância também está na fórmula de Kimera Extreme, o potente termogênico da Iridium Labs que garante ganhos extremos de energia e queima de gordura.
Para saber mais sobre o suplemento, é só clicar aqui.
Chá verde
O aumento do gasto energético, da termogênese e da oxidação lipídica já são efeitos muito conhecidos do Chá verde. Por outro lado, seu benefício para o aumento de desempenho físico não é muito comentado.
Estudos com humanos e animais demonstram que o chá verde pode sim melhorar o desempenho físico e trazer benefícios para quem treina. Um estudo feito com 36 mulheres, por exemplo, mostrou que o consumo de chá verde combinado com treinamento de resistência aumentou significativamente a massa e a força musculares.
Outro estudo aponta que o consumo a longo prazo do extrato de chá verde em associação a exercício pode estimular a utilização de ácidos graxos como fonte de energia no músculo esquelético e melhorar a capacidade de resistência (endurance).
Café
O café é uma das fontes alimentares de cafeína, substância capaz de melhorar o desempenho.
Vários estudos demonstram os benefícios da cafeína para o aumento do desempenho físico por mecanismos diferentes.
Por exemplo, um estudo realizado em 2011 para avaliar o efeito agudo da cafeína no desempenho da força muscular concluiu que apesar do aumento registrado na força muscular no grupo que recebeu suplementação de cafeína e no grupo placebo, pode-se atribuir efeito ergogênico à cafeína durante uma sessão de testes de força muscular.
Outro estudo mostrou que a cafeína reduz a percepção de esforço durante o exercício e isso pode explicar os efeitos ergogênicos da cafeína sobre o desempenho.
Alguns estudos também mostram outros efeitos da cafeína sobre o desempenho físico, como a redução da fadiga, efeito estimulante, e muitos outros.
Para garantir um alto consumo de cafeína, você deve apostar nos suplementos à base dessa substância – não, não dá para ter todos esses benefícios tomando cafezinho (a não ser que você tome litros e litros por dia).
A melhor maneira de consumir as quantidades corretas de cafeína para ter esses benefícios é com suplementos alimentares como Kimera Extreme, o termogênico mais potente e avançado que existe.
Além da alta concentração de cafeína por dose (420 mg), Kimera Extreme contém TCM e tecnologia time-release, que permite a rápida liberação de TCM e uma liberação gradual de cafeína, para um efeito prolongado desta substância.
Alimentos fontes de Ômega-3
Exercícios de alta intensidade provocam uma excessiva formação de radicais livres e estimulam um estado inflamatório.
O consumo de ômega-3 auxilia na prevenção e redução dos efeitos inflamatórios causados pelo exercício, podendo amenizar lesões musculares.
Além disso, o consumo de ômega-3 também traz benefícios para a saúde porque auxilia na melhora do metabolismo lipídico e na prevenção de doenças cardiovasculares.
As fontes alimentares do ômega-3 são, principalmente, os peixes (cavala, arenque, sardinha, salmão, atum e bacalhau são os principais), semente de linhaça, castanhas, algas e nozes.
O Ômega-3 também pode ser obtido através da suplementação.
Os suplementos à base de Ômega 3 mais comuns são os suplementos de óleo de peixe, como o Poseidon, da Iridium Labs, que possui alta concentração de Ômega 3.
Linhaça
A semente de linhaça contém vitaminas (B, C, E) e minerais (ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio), ácidos graxos ômega-3, lignana e fibras totais.
Estes nutrientes desempenham diversas funções no organismo, algumas muito importantes para quem treina, como por exemplo a contratilidade muscular, a condutividade neural e o equilíbrio ácido básico do organismo.
Além disso, melhora o processo metabólico de forma geral, melhorando a eficácia na produção de energia e diminuindo a fadiga dos músculos após o exercício.
Esses alimentos já fazem parte da sua dieta? Não os deixe de fora!
https://a.optmstr.com/app/js/api.min.js
LEIA MAIS: Efeitos do álcool: como a bebida pode influenciar nos seus ganhos
LEIA MAIS: 5 ‘truques’ para otimizar os resultados do treino de braços
O post 5 alimentos funcionais capazes de melhorar o seu desempenho físico apareceu primeiro em Feito de Iridium.
5 alimentos funcionais capazes de melhorar o seu desempenho físico publicado primeiro em https://www.feitodeiridium.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário